Com a chegada das férias de fim de ano, muitos tutores decidem viajar acompanhados dos pets. Afinal, eles são parte da família. No entanto, o deslocamento pode ser um momento desagradável para os animais – especialmente para os gatos.
“Uma das peculiaridades dos felinos reside em sua forte tendência territorialista. Eles apreciam o conforto e ao se encontrarem fora do ambiente familiar podem se incomodar. Eles ficam agitados e podem enjoar. Para minimizar os efeitos negativos, a recomendação é oferecer alimentação até 2 horas antes de viajar”, explica a médica-veterinária e analista Técnica de Marketing da Pearson Saúde Animal, Suzana Melo.
Antes de iniciar qualquer jornada com o seu gato, consulte o médico-veterinário para garantir que todas as vacinações, vermífugos e antiparasitários estejam em ordem. Solicite certificado de saúde e mantenha a caderneta de vacinação atualizada. Opte por uma caixa de transporte confortável, segura e bem ventilada para o deslocamento.
Durante o percurso, realize paradas estratégicas para fornecer água e alimento ao felino. Não negligencie a identificação: utilize coleira com plaquinha contendo seu nome e o número de telefone. Para criar um ambiente mais familiar e aconchegante, leve consigo alguns objetos dos felinos, como brinquedos, cobertores e caminha. Esses itens ajudam a mitigar o estresse e a ansiedade do gato diante do ambiente desconhecido.
Há formas de auxiliá-los a atravessar esse processo de maneira menos penosa. A suplementação nutricional apresenta resultados positivos, pois as vitaminas favorecem a síntese de melatonina e serotonina. “Fórmulas que incluem L-Triptofano, vitaminas e minerais desempenham importante papel na produção desses hormônios. A serotonina, por sua vez, regula processos fisiológicos, tais como funções cognitivas, estados emocionais e comportamentais. Enquanto isso, a melatonina atua em sinalizações cronobiológicas, exercendo controle sobre distúrbios do sono, fobias e ansiedade”, detalha Suzana Melo.
Assim como os humanos, gatos têm personalidades diferentes e características individuais. Com o intuito de promover o conforto dos amigos de quatro patas, a Pearson Saúde Animal oferece Nutricore Zen. Destinado a pets que se mostram agitados em circunstâncias que fogem à rotina, como viagens e até mesmo visitas ao veterinário. O produto é reconhecido por seu papel coadjuvante na redução dos sintomas de ansiedade e estresse.
“Recomenda-se a administração de Nutricore Zen até 15 dias antes da viagem, garantindo que, na data programada, os animais estejam com o sono regulado e adaptados a situações desafiadoras. Além disso, paradas durante a viagem são benéficas para relaxamento e essenciais para o pet se esticar e fazer as necessidades”, enfatiza a médica-veterinária.
“Apesar de Nutricore Zen não ser medicamento, é necessário sempre consultar profissionais da veterinária para adaptar os cuidados com cada animal, de acordo com suas necessidades e histórico de saúde e comportamento”, orienta Suzana Melo.
LEIA TAMBÉM:
Por que cachorros abanam a cauda?
Ansiedade Canina: veterinário explica como lidar com a condição
Influenza aviária no Brasil: o que sabemos até agora?