É triste, mas inevitável: assim como os humanos, os gatinhos também envelhecem. Esses felinos, que podem ultrapassar os 14 anos de idade, chegam na velhice com problemas de saúde e necessitados de cuidados especiais.
A ração para gato idoso certa é fundamental para gatinhos velhinhos e contribui diretamente para uma melhor qualidade de vida para o bichano.
Nesse momento, é fundamental acertar na raça ideal, de acordo com a idade e condições de saúde do pet. Você sabe como fazer isso? Leia o nosso post!
Com que idade um gato é considerado idoso?
A expectativa de vida de um gato, geralmente, pode variar entre 7 e 14 anos. Durante esse período, é natural que, assim como os humanos, os bichanos passem por fases de acordo com a faixa etária.
Um gato pode ser considerado idoso a partir dos 11 anos de idade, momento em que o felino acaba de entrar na fase sênior. No entanto, a depender da raça e da condição de saúde do animal, os primeiros sinais da velhice podem aparecer entre os 7 e 9 anos.
- 1ª fase: filhote | 0 a 12 meses
- 2ª fase: adolescência | 1 a 2 anos
- 3ª fase: adulto | 3 a 6 anos
- 4ª fase: maduro | 7 a 10 anos
- 5ª fase: sênior | 11 a 14 anos
- 6ª fase: super sênior | 15+
Sinais do envelhecimento em gatos
Pensando em oferecer mais qualidade de vida aos bichanos, é importante saber identificar os primeiros sinais de envelhecimento desses animais, que podem ser mais sutis ou mais agressivos.
Pelos brancos
Um forte sinal de que o gatinho está ficando velhinho é o aparecimento de pelos brancos pelo corpo. Em alguns casos, esses pelinhos ficam quase imperceptíveis. Em outros, é possível notar a mudança nos pelos próximos à boca, sobrancelha e nariz.
Inatividade
Aquela correria pela casa quando o gatinho ainda é filhote vai diminuir. Isso porque felinos idosos têm uma tendência ao ócio e preferem tirar boas sonecas ao invés de brincar e explorar o espaço.
Sendo assim, aquele pet arteiro e cheio de energia, naturalmente, ficará mais quieto, uma vez que o seu metabolismo desacelera e a sua musculatura enfraquece.
Deficiência auditiva
Alguns felinos, quando chegam na fase sênior, costumam perder parcial ou totalmente a audição. É por essa razão que ele demora para ouvir e entender que está sendo chamado.
Às vezes, a deficiência auditiva pode ser decorrente de outro problema mais grave, o que exige ir ao médico-veterinário para fazer exames mais profundos.
Alteração no peso
Muito acima ou muito abaixo do peso: gatinhos sênior podem engordar ou emagrecer drasticamente nessa fase da vida. Alterações hormonais, queda no metabolismo e lentidão no sistema digestivo são alguns dos motivos.
A chance de obesidade é mais comum para gatinhos castrados, gerando um alerta, já que a doença pode desencadear inúmeras outras enfermidades.
Problemas dentais
Com o passar dos anos, problemas dentais costumam aparecer nos gatos. Gengivite, periodontite e, principalmente, o tártaro são doenças comuns na fase idosa dos bichanos.
Ração para gato idoso: nutrientes necessários
No momento de considerar a ração ideal para o seu gato castrado, se preocupe em identificar se ela conta com os nutrientes necessários para a velhice saudável dos felinos.
Composições benéficas ✔️ | Composições para evitar ❌ |
Fósforo Fibras Ômega 3 e 6 Taurina Prebióticos Vitaminas C e E |
Transgênicos Corantes Aromas artificiais Antioxidante sintético Alto teor de fósforo |
Ração para gato idoso: classificações
Há diversas classificações para as rações aos gatos. Cada uma é produzida de uma forma e oferece benefícios diferentes.
Standard
É possível encontrar rações standard na maioria dos estabelecimentos, principalmente pelo seu custo baixo e facilidade de produção.
Geralmente, são inferiores em nutrientes e proteínas às rações premium, mas podem suprir as carências alimentares do pet.
A vantagem é que há muitas marcas e rações diferentes dentro dessa categoria, o que pode facilitar no momento da escolha, considerando o custo de cada tipo e melhor custo-benefício.
Premium
São mais nutritivas e saborosas aos gatinhos. A composição de ingredientes é superior às rações standard, além da variedade de opções. Boa parte dos grãos são de alta qualidade, com fontes diretas de proteína animal.
Rações premium contam com pouquíssimas composições danosas à saúde dos pets, como corantes, transgênicos e corantes artificiais. Por isso, é necessário ter um olhar atento à lista de ingredientes na parte de trás das embalagens.
No quesito sabor, modelos premium saem na frente das standard. Com alimentos mais agradáveis e apetitosos, pode ajudar e incentivar gatinhos a comerem mais e melhor.
Super Premium
São superiores às demais, feitas especialmente para contemplar todas as vitaminas, minerais e proteínas necessárias para uma boa velhice dos felinos.
Além de serem composições nutricionalmente equilibradas, outra vantagem está na digestão do alimento no organismo dos bichanos, tornando o processo mais fluido e agradável.
Rações super premium fortalecem o sistema imunológico, colaboram com o ganho muscular, absorvem melhor os nutrientes no corpo e são capazes de fortalecer as articulações.
Natural
É a opção mais saudável para a alimentação de gatinhos sênior e super sênior. Livre de transgênicos, corantes e conservantes, a ração natural é composta somente de alimentos orgânicos, garantindo mais nutrição ao pet.
Com ingredientes naturais, fibras e prebióticos, os grãos são feitos em um misto de alimentos orgânicos, como origem animal, cereais integrais e frutas.
As rações super premium contribuem com a função intestinal regular, que favorece o bom trânsito intestinal e colabora para uma adequada formação das fezes.
Tipos de ração para gatos idosos
Se você está em dúvida sobre qual é a melhor ração para gatos idosos, vale a pena considerar outro aspecto importante: o tipo.
Rações secas
Como o próprio nome diz, são rações com grãos secos, sem qualquer adição de elementos úmidos. Para gatinhos que ainda têm dentes saudáveis, elas podem ser boas opções.
Rações úmidas
Molinhas e saudáveis, são rações macias para gatos idosos indicadas principalmente para felinos com dentes moles e aqueles com problemas de digestão. Podem ser em sachês ou com variações de grãos secos.
Rações medicamentosas
São rações que auxiliam no controle, combate e tratamento de doenças nos gatos. Na prática, elas devem ser oferecidas em paralelo aos medicamentos recomendados pelo médico-veterinário, e não como soluções preventivas.
Conheça mais opções de rações para gatinhos idosos no pet shop online da Tudo de Bicho. Para isso, basta clicar no banner abaixo e conferir tudo. Nos vemos lá!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.