Pular para o conteúdo

Areia para gatos: como escolher a melhor?

  • por

Cuidar da higiene dos bichanos é dar mais qualidade de vida aos gatinhos. Pensando nisso, você sabe como escolher o melhor tipo de areia para gatos? 

Cada areia tem características diferentes para absorver os excrementos e inibir o odor das fezes e urina dos felinos. Além disso, a familiaridade do gatinho com o produto deve ser levada em consideração no momento da escolha. 

Vamos entender melhor sobre o assunto? Boa leitura! 

Por que a areia para gatos é tão importante? 

Tutores de felinos estão acostumados com as escapadas dos bichinhos pela casa. Na maioria das vezes, esses animais vão às suas caixas de areia para fazer suas necessidades fisiológicas. 

É uma prática instintiva do bichano, que, ao longo da evolução da espécie, entendeu que era mais seguro deixar o xixi e o cocô enterrados, fora do campo de visão de predadores e outros da espécie. 

Os gatos têm uma característica peculiar: só fazem suas necessidades fisiológicas na areia.

Dentro de casa, os gatinhos levam essa prática a sério. Se a caixa estiver fedida, bagunçada ou mal cuidada, eles podem decidir urinar ou defecar fora desse espaço, sinalizando que o local precisa de higienização. 

A areia, além de evitar a sujeira espalhada pela casa, é fundamental para que os felinos se sintam mais confortáveis e menos estressados. 

4 tipos de areia para gatos

Chegou o momento de saber quais são os tipos de areia para gatos e escolher a que deixa o seu peludinho mais confortável. 

1. Areia comum 

É a opção mais comum e tradicional no mercado, podendo apresentar formatos e consistências diferentes. Apesar de ser mais barata e de fácil aplicação, ela costuma não ser tão efetiva na inibição dos odores e absorção dos resíduos, o que exige a troca diária. 

No entanto, caso seja feita a manutenção frequente, pode funcionar efetivamente para o dia a dia dos gatinhos da casa. 

Manutenção: Diária
Inibição de odor:  Baixa
Formação de torrões:  Sim

2. Areia granulada biodegradável

Amiga do meio ambiente, a areia granulada é biodegradável e pode ser descartada direto no vaso sanitário, contribuindo com a sustentabilidade. 

Geralmente, areias granuladas podem ser à base de madeira reflorestada, cereais, mandioca ou milho. A consistência será diferente dos modelos tradicionais, com grãos mais grossos capazes de absorver melhor os resíduos. 

Na prática, assim que o gatinho faz xixi, os grãos incham para absorver o líquido. Sendo assim, não há a formação de torrões, e a troca vai depender do esfarelamento da areia. 

Troca:  Semanal 
Inibição de odor:  Média
Formação de torrões:  Não

3. Areia sílica para gatos

É uma opção muito recomendada pelos especialistas, principalmente pela alta capacidade de absorção dos resíduos e por ser uma areia para gato que não deixa cheiro. 

Geralmente, é feita à base de de uma areia em esfera, que funciona como um absorvente muito prático e eficaz. Além disso, alguns modelos de areia sílica mudam de cor quando há sujeiras em excesso, facilitando a limpeza e manutenção da caixa. 

Pela tecnologia e funcionalidade, a areia sílica pode ser encontrada facilmente, mas vai exigir um investimento maior. A depender da sujeira, a troca pode ser feita a cada 15 ou 20 dias. 

Troca:  Quinzenal
Inibição de odor:  Alta
Formação de torrões:  Não

4. Areia de argila

Os modelos de areia em argila são bem comuns no mercado e podem funcionar perfeitamente na rotina do felino. 

No entanto, seu poder de neutralização de odores é baixo, o que exige que a caixa seja instalada em ambientes mais ventilados e afastados de locais onde há circulação de pessoas. 

A areia pode formar torrões e precisa de que eles sejam retirados imediatamente após as necessidades do bichano. Por não serem biodegradáveis, não podem ser descartados no vaso sanitário

Troca:  Diária
Inibição de odor:  Baixa
Formação de torrões:  Sim

Como escolher a areia ideal? 

São vários tipos de areia para gatos no mercado, e saber qual o melhor para o seu peludinho pode ser um desafio. Então, quais fatores considerar? 

Familiaridade do bichano 

Não basta escolher o tipo de areia mais caro ou aquele que promete a solução mais efetiva: se o gatinho não se acostumar com o modelo, você deve trocar e testar outras variações. 

Por isso, note se o animalzinho consegue fazer todas as necessidades de maneira agradável. Um bom sinal de que ele não gostou da areia é fazer xixi ou cocô fora da caixa, sinalizando seu incômodo. 

Custo-benefício

Nem sempre a areia mais cara será a que vai funcionar melhor para a realidade do seu gatinho. Esses bichanos são seres instintivos e, por vezes, imprevisíveis, então vale a pena testar tanto os modelos mais caros quanto os mais em conta. 

Leve em consideração, principalmente, o preço, pois há muitas variações de marcas e tipos. Por ser um produto de alta rotatividade, você precisa analisar seu orçamento antes de escolher a areia perfeita. 

No momento de escolher a areia ideal, vale a pena testar os tipos e considerar o melhor custo-benefício.

Composição 

Repare na composição da areia e verifique se ela tem produtos tóxicos ou alérgicos ao bichano, como resíduos de tinta, cola, verniz ou cupinicida. 

Para isso, leia com bastante atenção a embalagem dos produtos e, caso esteja comprando em uma loja física, tire dúvidas com os vendedores do local para saber mais informações sobre a areia. 

Onde comprar areia para gatos?

No momento de comprar a areia ideal para os peludinhos de quatro patas é fundamental escolher locais confiáveis e que ofereçam produtos de qualidade para o dia a dia dos gatinhos. 

No pet shop online da Tudo de Bicho, você encontra inúmeras opções de areia para gatos. Que tal escolher o modelinho perfeito para o conforto do seu bichano? Basta clicar no banner abaixo e conferir tudo!


0.00 avg. rating (0% score) – 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *