Tempo de leitura: 4 minutos
Algumas raças de cães surgiram para ajudar os humanos a realizarem tarefas difíceis. Hoje, essas características ainda prevalecem, mas têm objetivos mais divertidos e ativos! Por isso, separamos uma lista com quatro raças de cachorro de corrida para você ter companhia ao correr contra o vento.
Antes de listarmos quem são esses animais, que tal saber uma curiosidade? Inicialmente, a maioria dos cachorros de corrida foram cruzados para se tornarem grandes caçadores. Assim, eles conseguiam chegar mais rápido às presas, ajudando os humanos.
Inclusive, há quem diga que o motivo da velocidade do cachorro de corrida ser tão alta é que, ao incentivarem a cruza, os criadores procuraram raças com mais força nas pernas e até aerodinâmica diferente nos corpinhos. Continue a leitura e conheça quatro desses animaizinhos.
Greyhound
Ao falar de corrida, é impossível não mencionar o Greyhound! Considerado o cachorro mais veloz do mundo, ele consegue chegar a cerca de 72 km/h em uma arrancada, mesmo com os incríveis 72 cm e 33 kg.
Ainda que o Greyhound também seja conhecido como “galgo inglês”, não se sabe ao certo qual é a origem dele. Porém, há algumas teorias. Elas apontam que esse animal surgiu há milênios no Egito.
Porém, mesmo com as teorias, uma coisa é certa sobre esse cachorro de corrida: ele se estabeleceu no Reino Unido. Desde então, ele conquista o mundo inteiro, seja pelas competições, seja pela popularidade entre os amantes da raça.
Apesar de ser um cachorro de corrida aerodinâmico e ativo, esse pet é muito dócil e fácil de lidar. Inclusive, é comum que Greyhounds sejam colocados para adoção após anos de participação em competições. Assim, caso você queira, é possível tornar esse pet seu mais novo companheiro.
Saluki
O que você acha de conhecer mais um cachorro? Além de ser um cãozinho rápido, o Saluki carrega o possível posto de raça mais antiga do mundo. Muito interessante, não é mesmo?
Originário do Oriente Médio, do Egito e da Ásia, o corpinho aerodinâmico conquistou o coração de pessoas com nomes de peso durante a história, como Alexandre, o Grande.
Com cerca de 68 cm de altura e 25 kg de peso corporal, esse pet é muito resistente e veloz, é claro. Ele gosta muito de se exercitar, além de ser extremamente ativo. Por isso, caso você esteja interessado em ter esse amiguinho, é importante dar atenção para esse lado atleta e levar o Saluki para passeios constantes.
Além disso, você precisa ter cuidado com algumas predisposições que essa raça de cachorro pode apresentar. Uma delas é a torção gástrica, que ocorre quando o bichinho se alimenta e vai fazer atividades físicas pesadas em seguida. Por isso, sempre fique atento aos comportamentos do seu amigo.
Husky Siberiano
Para provar que um corredor não vive só de aerodinâmica, o Husky Siberiano também faz parte desta lista. Apesar de não ser conhecido por essa característica atualmente, esse pet é um ótimo corredor, especialmente em temperaturas frias.
Esse divertido cãozinho pode chegar até 60 cm de altura e 28 kg. Como o nome sugere, ele é originário da Sibéria, ajudando os humanos locais com transporte em trenós. Por isso, ele é um animal naturalmente ativo. Devido à pelagem grossa, as corridas de trenó se tornaram especialidade da raça.
Apesar dos olhos claros e penetrantes e da aparência fechada, o Husky é um pet muito dócil e brincalhão. Um fato curioso é a vocalidade do cão. Por isso, caso você queira ter um amigo como ele, se prepare para muitas cantorias nos momentos mais inesperados!
Whippet
Outro cãozinho com origem de caçador é o Whippet, que surgiu do cruzamento entre Greyhounds e Terriers. Com média de 47 cm de altura e 11 kg, esse pequeno atleta pode chegar à marca de 60 km/h!
Apesar de ser ativo, o Whippet não costuma dar muito trabalho. Por isso, ele costuma ser ideal para a convivência em apartamento. O pet não late muito, além de ser um companheiro para todas as horas.
No entanto, caso você esteja interessado em ser tutor dele, é preciso se lembrar de incentivar exercícios físicos constantes, pois isso faz parte da natureza desse bichinho.
Além disso, você também consegue discipliná-lo rápido, já que ele é muito inteligente, respondendo rapidamente a comandos. Assim, com o treinamento adequado, é possível ensinar diversos truques para o pet.
Inclusive, lá vai uma dica: se você tiver outros animais em casa, é importante treiná-lo. Isso porque, devido ao instinto caçador, o Whippet não se sente confortável com outros companheiros, principalmente se eles forem pequenos, como pássaros e coelhos.
Gostou de conhecer alguns cachorros de corrida? Aqui, no blog da Petz, sempre postamos dicas e curiosidades para você saber mais sobre todos os tipos de amigos de quatro patas!
Agora, caso você já tenha o seu cachorro de corrida e procure um lugar com produtos de qualidade, o site da Petz é o local certo. Acesse e veja os milhares de produtos que selecionamos para os nossos clientes, desde coleiras e roupas até camas, biscoitos e rações para deixar o seu companheiro saudável e confortável.