Você sabia que os cães adoram ser adestrados e aprender truques novos? O adestramento vai além de obrigar o pet a fazer coisas que não gosta: é uma forma de estimular a sua inteligência e fazê-lo se comportar de maneira mais saudável e tranquila.
O adestramento inteligente melhora o relacionamento entre o pet e o tutor. A atividade pode estreitar a relação, criando uma comunicação entre a família e o cachorro.
Confira alguns truques de adestramento e tenha bons momentos com seu cãozinho!
O que é e como funciona o adestramento de cães?
O processo de adestramento de um cão nada mais é que desenvolver habilidades no pet para situações específicas no cotidiano, que, por meio de métodos e sistemas contínuos, o animal possa entender o que precisa ser feito dali para frente.
Geralmente, o adestramento é realizado por algum profissional da área, conhecido como adestrador. Esse profissional é responsável por criar e elaborar todo o processo de educação ao cão, entendendo a natureza desse animal e como fazê-lo reprocessar hábitos.
Não pense que é uma tarefa fácil! Cada processo de adestramento depende da natureza, criação e socialização do cão.
A raça do animal também pode influenciar na dificuldade da atividade, uma vez que algumas delas são mais relutantes em aprender comandos, como os casos do Husky Siberiano, Dachshund (Salsicha) e o Buldogue Francês.
Meu cão pode começar a ser adestrado com quanto tempo de vida?
O ideal é que o adestramento comece logo no início da vida dos cães, período em que esses animais estão mais abertos e perceptíveis a entender e imitar ações que os ajudem a sobreviver e socializar melhor com humanos e outros pets.
O cérebro de um cachorro filhote também colabora para o rápido aprendizado e processamento de informações. É um período bem parecido com crianças humanas, que aproveitam o desenvolvimento cerebral intenso para observar e entender o mundo.
Por isso, quanto antes o processo de adestramento começar, mais fácil será o aprendizado do cãozinho, gerando inúmeros benefícios para a sua socialização.
Quais os benefícios do adestramento para o cachorro?
São vários os benefícios do adestramento para os peludos! A começar pela ajuda na socialização do animal com outros pets, já que o cachorro entende desde cedo códigos e sinais que auxiliam no compartilhamento do ambiente e na divisão de atenção com os tutores.
Comportamentos nocivos, como mordidas, agitação excessiva, demonstração de raiva e latidos exagerados, também podem ser contidos com um adestramento bem feito. Da mesma forma, ensinamentos sobre o xixi e o cocô no lugar correto são atos controláveis com o adestramento.
Boa parte do processo de adestramento tem a ver com limites. Dessa forma, o cão entende até que ponto pode ir e o que deve ser evitado e aprende uma habilidade muito importante para a sua sobrevivência: o autocontrole.
Lembre-se que esses peludinhos amam saber como conquistar a atenção, o interesse e o carinho dos seus tutores, logo, adestrá-los é uma forma de dar significado para a sua existência, além de exercitar sua capacidade neurológica.
Quanto custa adestrar o cachorro?
O valor para adestrar um cachorro pode variar bastante para cada cidade e pela demanda daquela região. De acordo com o Cronoshare, uma plataforma de contratação de serviços online, o preço para aulas de adestramento fica entre R$ 100 e R$ 200.
Esses valores são a nível nacional e podem sofrer variações a cada ano. Portanto, o ideal é fazer uma pesquisa na sua cidade e região para ter uma conclusão mais realista.
É possível adestrar o cachorro sozinho?
Depende. O ideal é que todo o processo de adestramento fique a cargo de um profissional habilitado, já que um comando ensinado de maneira incorreta pode acarretar em diversos problemas futuros.
No entanto, alguns comandos básicos, como “sentar”, “deitar” e o famoso “Não!”, podem ser passados pelo(a) tutor(a) no dia a dia.
Mas todo cuidado é pouco. Para cães muito violentos ou com comportamentos destrutivos, fazer o adestramento por conta própria pode ser imprudente e perigoso.
Dicas de adestramento em casa para cachorros
1. Mostre que você é o líder
Os cães, por mais domésticos que sejam, apresentam instintos primitivos. Diversos comportamentos estão relacionados à sobrevivência, e um deles é viver em matilha.
Eles possuem organização social e necessitam de um líder para seguir. O tutor deve definir as regras da casa e mostrar a liderança de território. Isso reflete na disciplina do doguinho.
Os cães enxergam os membros da família como cachorros que fazem parte da matilha. No adestramento, mostre aos cães que você é o líder.
2. Repita os comandos
Para os cães respeitarem seus tutores, é necessário que o processo de aprendizagem seja feito através da repetição e associação. Os movimentos devem ser feitos várias vezes até que o cachorro associe que a atitude é positiva.
É importante que o cão aprenda desde cedo os comandos básicos, como sentar, ficar parado, deitar, dar a patinha e não latir. O animal filhote aprende mais rápido em comparação ao mais velho. Porém, cães podem aprender a vida toda – não existe idade para educá-los.
3. Tenha paciência
Adestrar cães é um processo demorado que exige repetições, recompensas e muito carinho. É necessário ter paciência nos momentos em que o pet está disperso e teimoso. Acredite que seu amiguinho é capaz de aprender e quando menos esperar ele estará fazendo diversos truques!
4. Crie uma rotina
Para treinar cães é necessário repetir diversas vezes o mesmo movimento até que ele aprenda. Reserve um tempinho para adicionar truques na rotina do animal.
Além da atividade ser divertida para ambos, quando o cachorro aprende um comando ele se torna mais disciplinado e hábil para aprender novos truques.
5. Jamais bata no animal
Jamais adote comportamentos violentos para treinar cães. A violência, além de machucar e prejudicar o animal, faz com que ele se torne agressivo. Lembre-se, os cachorros seguem o líder da matilha e se você adota agressão como forma de ensinar o cão se tornará medroso e violento.
6. Use utensílios adequados para corrigir os cães
Alguns acessórios podem auxiliar na correção de comportamentos, como o kit de adestramento para xixi, que remove odores e faz com que o cão não faça mais as necessidades no local indicado.
Também existem objetos e brinquedos que você pode fazer em casa, como garrafinhas pet com petiscos dentro.
7. Ofereça recompensas
Oferecer petiscos que o cão mais gosta quando ele obedece! Esta é a maneira mais assertiva para fixar os comandos básicos de adestramento. Qualquer reforço positivo, como: carinho, ração ou brinquedo acelera o processo de aprendizagem.
No pet shop online da Tudo de Bicho, você encontra inúmeras opções de petiscos nutritivos e saborosos para agradar e recompensar seu peludinho como reforço positivo no adestramento.
Para conhecer, basta clicar no banner aqui embaixo e escolher os petiscos para o seu melhor aumigo!
Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀