Muitas pessoas acreditam que os pets podem comer animais pequenos ou insetos. Contudo, será que isso é realmente verdade? Será que gato pode comer sapo, por exemplo?
Os sapos não são animais inofensivos. Quando atacados, eles soltam um veneno absorvido rapidamente no corpo do agressor, causando uma intoxicação que pode ser muito grave. Sendo assim, confira se o gato pode comer sapo.
Gato pode comer sapo?
No período de chuvas, é comum que os sapos apareçam com mais frequência nas casas das pessoas. Além de incomodarem os moradores, esses anfíbios representam um grande risco para os animais domésticos.
Os sapos possuem duas glândulas de veneno localizadas na parte posterior da cabeça. Quando um gato morde o anfíbio nessa região, as glândulas são acionadas e liberam um veneno, também conhecido como bufotoxina.
O veneno dos sapos é absorvido de maneira muito rápida pela mucosa e pelo trato gastrointestinal dos animais que entram em contato com essa substância, causando uma intoxicação por veneno de sapo
Essa intoxicação pode ser muito grave. Além disso, a maioria desses casos costuma ser letal. Sendo assim, se você se perguntava se gato pode comer sapo, precisa saber que isso pode ser extremamente perigoso para o bichano.
Quais são os sintomas de intoxicação por veneno de sapo?
Quem tinha dúvidas se gato pode comer sapo já sabe que a resposta para essa pergunta é não. Contudo, como os felinos são animais curiosos e ágeis, podem comer um anfíbio sem que ninguém perceba.
Caso isso aconteça, possivelmente o bichano vai desenvolver rapidamente uma intoxicação por veneno de sapo. Nesse caso, é preciso agir rápido para o problema não se tornar ainda mais grave. Por isso, é importante saber exatamente quais são os sinais que os gatos costumam apresentar nessa ocasião:
- frequência respiratória acelerada;
- batimentos cardíacos acelerados;
- incontinência urinária;
- incontinência fecal;
- salivação excessiva;
- convulsão;
- mucosa avermelhada;
- vômito;
- andar em círculos.
O que fazer caso o gato coma um sapo?
Caso você veja o felino comendo um sapo, lave imediatamente a boca do amigo de quatro patas com água corrente. Em seguida, leve-o o quanto antes a uma clínica veterinária para ele receber o tratamento adequado para esse caso.
Como os casos de intoxicação por veneno de sapo são muito graves, possivelmente o amigo de quatro patas vai ter que passar alguns dias internado na clínica. Agora que você já sabe que os sapos são perigosos para os gatos, é importante tomar algumas precauções para deixar os anfíbios bem longe da sua casa.
Como prevenir o aparecimento de sapos?
Se você tem um felino em casa, precisa saber como prevenir o aparecimento dos anfíbios na sua casa, já que o sapo é tóxico para o gato. Existem algumas maneiras muito eficientes de fazer isso. Confira quais são elas, a seguir.
Desligue todas as luzes quando for dormir
Os gatos são animais de hábitos noturnos, ou seja, ficam acordados quando os demais moradores da casa dormem. Já os sapos são muito atraídos pelas luzes, principalmente as dos ambientes externos.
Esses tipos de comportamentos fazem com que esses animais se encontrem durante a noite, o que pode aumentar muito as chances do gato comer um sapo. Uma forma de evitar que isso aconteça é apagando todas as luzes dos ambientes internos e externos. Dessa forma, os sapos não se sentem tão atraídos para a residência.
Faça a poda das plantas
Arbustos altos e plantas muito folhosas podem servir de esconderijo para os sapos. Sendo assim, ao fazer a poda da vegetação, você deixa os anfíbios expostos, o que não é agradável para eles.
Quando os sapos perdem o esconderijo, tendem a abandonar aquele lugar para procurar outro mais seguro. Portanto, uma forma eficaz de evitar que o gato coma um anfíbio é fazendo a poda das plantas regularmente.
Elimine os entulhos
Sacos de lixo, caixas de papelão e demais tipos de entulhos também podem servir como esconderijos para os sapos. Por isso, outra maneira efetiva de manter os anfíbios longe da sua casa é eliminando todos.
Tire todas as fontes de água do quintal
Qualquer fonte de água, até poças rasas, podem atrair os sapos, principalmente se eles estiverem na época de reprodução. Isso porque esses animais costumam depositar os ovos na água. Sendo assim, para evitar que os anfíbios apareçam na sua casa, não deixe nenhum recipiente com água no quintal.
Gato pode comer insetos?
Agora que você já sabe que gatos não podem comer sapos, pode estar se perguntando se os felinos podem comer outros insetos. Sendo assim, saiba que pequenas moscas não fazem mal para os bichanos.
Contudo, caso o pet coma insetos, como ratos e baratas, pode ter sérios problemas, podendo, até apresentar infecções gastrointestinais. Por isso, é muito importante manter esses tipos de animais longe da residência.
Gostou de saber se gato pode comer sapo ou não? Na Petz, você encontra tudo o que é necessário para garantir o bem-estar e a saúde do felino, como rações, suplementos e remédios.