Na próxima sexta-feira (03) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Única. A data traz a reflexão sobre a interconexão fundamental entre a saúde dos animais, a humana e o meio ambiente, ou seja, como o cuidado com um setor reflete nos outros.
Neste contexto, as empresas do mercado, como a de saúde animal, possuem uma grande responsabilidade para que esses três segmentos caminhem juntos. A MSD Saúde Animal, por exemplo, desempenha um papel crucial na promoção da saúde única e na integração desses elementos essenciais para uma sociedade saudável e sustentável por meio de iniciativas, produtos e soluções tecnológicas.
Os nossos cães e gatos contribuem para manter as pessoas saudáveis, seja em saúde física ou mental.
Muitas doenças podem ser transmitidas entre animais de companhia e seres humanos. A saúde dos animais de estimação é fundamental para evitar a disseminação de zoonoses, que são doenças infecciosas que podem passar de animais para humanos, como a leishmaniose, a raiva e a febre maculosa.
Para combater essas enfermidades, por exemplo, a MSD Saúde Animal disponibiliza ao mercado produtos como a coleira Scalibor, que repele os mosquitos responsáveis pela transmissão da leishmaniose; a vacina Nobivac Raiva, que previne o pet da doença; e o Bravecto, único antipulgas e carrapatos com até doze semanas de proteção, inclusive no combate ao carrapato-marrom, que também pode transmitir a doença para os pets.
A chegada da tecnologia também tem contribuído com a Saúde Única, isso porque a “petnologia” tem trazido produtos inovadores que auxiliam os tutores a cuidarem dos seus pets, fornecendo dados e informações de forma fácil, simples e intuitiva, além de compartilhar informações com o médico-veterinário para que ele tenha mais dados sobre o diagnóstico e o comportamento do pet.
Um exemplo é o Animo, monitor de comportamento e rastreador para cães da Sure PetCare que, aplicado à coleira do seu melhor amigo, fornece informações personalizadas sobre a rotina do bichinho 24 horas por dia, como dados sobre queima calórica, qualidade do sono, aumento de latidos, coceiras e chacoalhamentos, o que ajuda a identificar possíveis distúrbios e doenças com antecedência.
Com isso, a tecnologia, além de facilitar o cuidado com o nosso pet, permite o fornecimento de cuidados individualizados, de acordo com o Bolis. “Cada animal é único, com personalidade, estilo de vida e necessidades específicas de saúde. Ao adotar uma abordagem individualizada, os veterinários podem recomendar aos tutores tratamentos e produtos que levam em consideração essas particularidades, oferecendo resultados mais eficazes e duradouros, e a petnologia chega para contribuir com tudo isso”, explica.
O Dia Mundial da Saúde Única é uma oportunidade para reconhecer a importância da colaboração e conscientizar sobre como as ações em todos os setores estão interconectadas. A MSD Saúde Animal convida a todos, sejam produtores, empresas ou tutores de pets, a se unirem a essa causa e a compreenderem o papel fundamental que a Saúde Única desempenha em nossa sociedade.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Gatões: conheça seis raças que encantam devido ao tamanho
Novas autorizações para graduação à distância são suspensas
Medicina de Precisão permite tratamento individualizado na Oncologia Veterinária