Com porte imponente e elegância, algumas raças de gatos se destacam por seu tamanho. Assim como os menores, eles são uma fonte infinita de encanto e fascinação.
Conheça um pouco sobre as características dos maiores bichanos do mundo:
Maine coon
Originário dos Estados Unidos, o maine coon é uma das raças mais antigas da América do Norte. É um gato de pelagem longa, orelhas pontiagudas e cauda comprida. É amigável, sociável e conhecido por seus olhos grandes e expressivos. Pode atingir até 40 cm de altura e pesar entre 4,5 e 9 kg.
Siberiano
Originário da Rússia, o gato siberiano era considerado guardião de casas e celeiros na Sibéria. Ele tem pelagem densa, orelhas pontudas e olhos grandes. É forte e musculoso, com patas grandes e robustas. Pode ter até 30 cm de altura e pesar entre 4,5 e 9 kg.
Ragdoll
Originado nos Estados Unidos, o ragdoll é um gato relativamente recente, criado a partir de cruzamentos entre outras raças. Ele tem pelagem semilonga, olhos azuis e corpo grande e musculoso. Tende a relaxar completamente quando é pego no colo, daí o nome “boneca de pano”. Pode atingir até 30 cm de altura e pesar entre 4,5 e 9 kg.
Chausie
Originário do Egito, o chausie tem suas raízes ligadas aos gatos selvagens da África. Ele apresenta pernas longas e corpo magro, com pelagem curta e densa. Pode medir até 35 cm de altura e pesar entre 6 e 9 kg.
Norueguês da floresta
Originário da Noruega, o norueguês da floresta é uma das raças mais antigas e adaptadas a climas frios. Ele tem pelagem longa, orelhas pontudas e olhos expressivos. É musculoso e ágil. Pode atingir até 30 cm de altura e pesar entre 4,5 e 9 kg.
Savannah
Criada nos Estados Unidos a partir dos anos 1980, é uma raça híbrida entre o gato serval e o doméstico. Esse felino tem corpo longo, orelhas grandes e pelagem curta e dourada com manchas escuras. Pode medir até 40 cm de altura e pesar entre 6 e 13 kg.
Fonte: Portal EdiCase, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Conheça os tipos de câncer mais comuns nos pets
Entenda a origem do preconceito contra gatos pretos
Como tornar segura a convivência entre plantas e pets