Pular para o conteúdo

Endoscopia é um exame imprescindível na prática clínica

  • por

A endoscopia permite obter resultados de valor para o diagnóstico, assumindo, assim, um papel importante em todo o processo clínico. Este é um exame complementar, não faz parte da abordagem inicial, mas traz diversos benefícios, sendo pouco invasivo e seguro para o paciente.

Em um episódio do Podcast da Veterinária Atual, o médico-veterinário Luís Cruz fala sobre a importância da endoscopia nas clínicas e hospitais veterinários, do seu impacto nos diagnósticos e em que circunstâncias deve ser utilizado. Esta deve surgir depois de um processo de maturação, tardiamente, porque é um exame subsidiário, que depende de um trabalho clínico prévio. “E é esse trabalho que vai julgar a necessidade de o realizar”, admite.

Em um processo inicial, deve ser analisada a história clínica do doente, procedendo a um exame físico do estado geral do mesmo. Depois de realizados os exames, como hemograma, análises bioquímicas ou ecografia, o clínico perceberá a necessidade de fazer exames complementares de diagnóstico, como é o caso da endoscopia.

Exame traz diversos benefícios, sendo pouco invasivo e seguro para o paciente (Foto: reprodução)

“Os vômitos, por exemplo, podem ter múltiplas causas extra gastrointestinais, nomeadamente a insuficiência renal, lesão hepática, cetoacidóse diabética, entre outros. Nestes casos, se se verificar a existência de um problema com a ecografia, o clínico poderá entender a necessidade de avançar para a endoscopia”, explica o veterinário.

Imprescindível na prática clínica moderna, como descrita pelo profissional, a endoscopia é assertiva e permite chegar a locais que outros exames não possibilitam. “Os nossos olhos são conduzidos para esses locais de difícil acesso e este procedimento é realizado de forma pouco invasiva, com segurança para o doente e obtendo resultados de valor diagnóstico muito importantes no processo clínico. Assim sendo, poderá ser uma mais-valia para esclarecer a causa, permitindo a recolha de material de biópsia, de corpos estranhos, assim como verificação de lesões da mucosa”, sublinha Luís Cruz. 

Vale lembrar que a endoscopia exige anestesia geral para a proteção do paciente, do próprio equipamento e, no fundo, para a segurança geral do procedimento.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Mesmo sem dor, volume atípico pode ser sinal de câncer de mama

Pet food é definido como item essencial para famílias

Troca de pelos e problemas de pele são desafios da primavera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *