Tempo de leitura: 4 minutos
Ambas pertencem à família Bovidae e são primas das vacas, possuem orelhas caídas, nariz comprido, são ruminantes e de porte médio. Com tantas semelhanças, existe alguma diferença entre ovelha e cabra?
A família Bovidae é bastante extensa. Pertencem a ela os antílopes, bisões, bois, búfalos e, claro, a cabra e a ovelha. Apesar do tamanho, somente as duas últimas são tão parecidas. Vamos descobrir por quê?
As ovelhas eram cabras!
Um estudo publicado na Revista Science concluiu que as ovelhas eram cabras há quatro milhões de anos! Os pesquisadores descobriram que elas não eram separadas geneticamente e pertenciam à mesma espécie.
Foi a primeira vez que o genoma das ovelhas foi mapeado. Com isso, os cientistas puderam entender por que os dois animais são tão parecidos, tanto na aparência quanto no comportamento social, reprodutivo e alimentar.
As cabras e as ovelhas são animais mamíferos ruminantes. Possuem quatro estômagos que são capazes de digerir celulose com bastante eficiência. Elas são importantes no agronegócio, principalmente pela produção de carne e leite.
Elas também são animais herbívoros, por isso, se alimentam exclusivamente de plantas quando estão na natureza. Na criação humana, podem ser alimentadas também com ração e sal mineral. Então, vamos à diferença entre ovelha e cabra!
Diferenças entre a ovelha e a cabra
Elas são da mesma família, mas de espécies diferentes. O nome científico da cabra é Capra hircus, já o da ovelha é Ovis aries. A cabra possui 60 cromossomos em seu gene, mas a ovelha só tem 54. O rebanho da cabra é chamado de caprino, e o da ovelha, ovino.
Os filhotes caprinos e ovinos são bastante parecidos, mas uma observação mais detalhada mostra as diferenças: a cabeça dos filhotes da cabra, chamadas de cabritos e cabritas, é alongada.
Além disso, suas orelhas são mais caídas e longas do que as orelhas dos filhotes da ovelha, que são chamados de cordeiros e cordeiras. Estes possuem o corpo mais robusto e a cabeça mais arredondada.
Pelagem
É muito comum as pessoas pensarem que o pelo lanoso é da ovelha e o pelo curto e liso é da cabra. Na maioria das vezes, isso é verdade. No entanto, existem algumas exceções para essa diferença entre ovelha e cabra.
A raça de cabra chamada Angorá possui um pelo denso e lanoso, como o de uma ovelha. Já as raças de ovelhas conhecidas como deslanadas possuem o pelo curto e liso, como as cabras. No Brasil, as raças Morada Nova e Santa Inês são exemplos de ovelhas deslanadas.
Chifres
É também muito comum as pessoas acharem que somente os machos ovinos, conhecidos como carneiros, e os caprinos, chamados de bode, é que possuem chifres. Porém, isso não é verdade.
As cabras também podem ter chifres, dependendo da raça. No entanto, as ovelhas nunca apresentam chifres em suas cabeças. O chifre do bode é quase reto e pode ter as pontas curvadas, já o chifre do carneiro é sempre curvado e em formato de caracol.
Cauda
Outra grande diferença entre ovelha e cabra é a cauda. Enquanto as cabras e bodes possuem a cauda sempre posicionada para cima e ereta, a cauda das ovelhas e carneiros é mais comprida e sempre voltada para baixo.
A diferença no tamanho da cauda das ovelhas e das cabras se dá pelo número de vértebras que elas possuem. A ovelha tem uma cauda com 22 vértebras, já a cabra só tem 16 desses ossinhos.
Leite
Pode parecer que leite é tudo igual, mas quem já experimentou o leite de cabra sabe que ele tem sabor e cheiro diferentes do leite de vaca. Mas e o leite da ovelha? Não é muito comum tomar leite de ovelha no Brasil!
Isso porque o leite da ovelha tem mais sólidos (gordura, proteína, carboidrato, fósforo e cálcio) do que o leite de cabra. Assim, é mais comum acharmos no mercado os derivados do leite da ovelha, como queijos, iogurtes e ricotas, em vez do leite in natura.
As cabras são muito inteligentes!
Um estudo da Universidade de Queen Mary, em Londres, na Inglaterra, demonstrou que a inteligência e o potencial de aprender das cabras, bodes e seus filhotes é muito grande, surpreendendo até mesmo os pesquisadores.
Durante esse experimento, os animais teriam que pegar a comida que estava dentro de uma caixa. Para conseguir alcançá-la, eles precisavam realizar uma sequência de comandos. Alguns animais executavam a tarefa, enquanto outros assistiam.
Na décima segunda tentativa, a maioria dos executares obtinha sucesso. Quando os animais que estavam assistindo foram executar a tarefa, obtinham sucesso com menos tentativas. Isso prova que eles aprendem por imitação e observação.
Os pesquisadores repetiram o mesmo teste com os mesmos animais após 10 meses do término da primeira etapa, e pasme: todos eles se lembraram de como fazer para pegar a comida! Incrível, não é mesmo?
Gostou de entender a diferença entre ovelha e cabra? Saiba que nas lojas das Petz você encontra os medicamentos mais prescritos pelos veterinários para esses animais. Venha conferir!