Tempo de leitura: 5 minutos
Quem tem um peludo em casa sabe que ele pode receber visitas de passarinhos para comer sua comida, seja porque o cachorro a espalhou pelo quintal, seja porque a ave vai diretamente ao pote. Mas será que isso é bom? Afinal, passarinho pode comer ração de cachorro?
Sabemos que cada espécie é diferente uma da outra. Os pássaros precisam de uma alimentação saudável e equilibrada, assim como os seres humanos. Por isso, não é bom quando passarinho come ração de cachorro. Entenda o porquê a seguir!
Diferenças na alimentação
Os cães são descendentes de lobos e, embora possam comer de tudo um pouco (são onívoros), sua principal fonte de energia é a proteína de origem animal. Já o organismo das aves digere melhor frutas, sementes ou pequenos insetos.
A ração de cachorro tem sua formulação completamente voltada para as necessidades energéticas e de nutrientes para o peludo, por isso, não pode dar ração de cachorro para passarinho.
Imagine um cão de grande porte: a ração deste animal possui vitaminas, proteínas, sais minerais e calorias para suprir a necessidade de um animal de 50 kg. Agora, imagine um filhote de passarinho tendo essa mesma alimentação. Mesmo que em menor quantidade, não fará bem para o seu desenvolvimento.
Para elucidar melhor as diferenças na dieta do peludo e das aves, confira a seguir por que o passarinho pode comer ração de cachorro e ter prejuízos relacionados à saúde.
Como é a ração dos cachorros?
A principal fonte de alimento presente na ração dos cachorros é a proteína animal, ou seja, carne, farelo de ossos ou vísceras (de boi, de frango, cordeiro, salmão, etc). Porém, a ração também possui grãos, cereais, legumes e verduras, já que o organismo do animal é capaz de absorver os nutrientes desses alimentos com eficiência.
A ração se torna um produto ainda mais completo para os cães quando contém na sua formulação substâncias fundamentais para suprir certas necessidades do pet, como mais calorias ou um suplemento para as articulações. Há rações para perder peso, outras para tratar doenças, por exemplo, conhecidas como rações terapêuticas.
Além da fórmula exclusiva para cães, o formato da ração não é adequado para o bico do passarinho. Os ingredientes passam por um processo chamado extrusão, que confere aquela forma aos pellets (grãos da ração), garantindo um cheiro e sabor atrativos, mantendo os nutrientes desejados em cada pellet. A dimensão da ração é específica para estimular a mastigação dos cães, garantindo sua saúde dental.
Como é a ração dos passarinhos?
Seja para alimentar filhote de passarinho ou passarinho adulto, uma boa opção são as rações, que podem ser extrusadas (como a do cão, mas em tamanho muito menor), naturais ou farinhadas.
No processo de extrusão, os ingredientes são triturados, homogeneizados, cozidos e moldados, garantindo que o organismo da ave absorva os nutrientes de forma adequada. A farinha possui uma variedade de ingredientes, possibilitando que o passarinho escolha o alimento dentro daquela mistura.
Já a ração natural é feita estipulando uma porcentagem equilibrada de nutrientes naturais. Pode ser elaborada com pequenos pedaços de frutas, grãos e verduras, e é uma boa opção de comida para passarinhos filhotes. Os principais produtos encontrados na ração extrusada e farinhada dos pássaros são os grãos e cereais, como alpiste, girassol, painço, aveia, colza, linhaça e trigo.
E se o passarinho comer ração de cachorro?
Já vimos que as necessidades nutricionais do cachorro e do passarinho são bem diferentes, por isso, se o passarinho comer ração de cachorro, não terá uma dieta equilibrada, podendo até mesmo adoecer. Há aves que toleram comer proteína de origem animal, outras são herbívoras e não digerem essa proteína.
A alimentação é a base da saúde e do bom desenvolvimento. Animais desnutridos podem não crescer, não ganhar peso, ter as penas quebradiças e outras alterações mais sérias, como maior predisposição a doenças e óbito.
Além da ração, o que mais posso dar para o passarinho?
Os tutores que criam passarinhos como pets devem sempre estar atentos à nutrição da ave. Em cativeiro, a melhor opção ainda é a ração, pois nela estão concentrados os nutrientes balanceados para essa espécie, garantindo que não fique desnutrida.
Ainda há aqueles que recebem visitas de pássaros soltos na natureza e gostariam de oferecer um agrado ou não sabem como alimentar filhote de passarinho que caiu no quintal. Veja alguns alimentos que podem ser oferecidos para esses bichinhos:
- abobrinha;
- acelga;
- alface;
- almeirão;
- banana;
- berinjela;
- cenoura;
- couve;
- espinafre;
- jiló;
- maçã;
- mamão;
- melão;
- morango;
- pêssego;
- tomate.
Esses alimentos não substituem a ração e servem como uma variação no cardápio do passarinho. Todo alimento em excesso pode trazer algum transtorno, como obesidade, principalmente nos animais de cativeiro, que não gastam tanta energia. É importante identificar qual hábito alimentar do passarinho para que o alimento a ser oferecido seja adequado.
Aves carnívoras podem comer ração de cachorro?
Vimos que o principal ingrediente da ração do cachorro é a proteína animal, mas isso não quer dizer que aves carnívoras possam comê-la. Assim como o passarinho pode comer ração de cachorro e ter problemas de saúde, as aves carnívoras não terão uma dieta equilibrada se comerem ração não balanceada para a espécie.
Quem achava que passarinho podia comer ração de cachorro, viu que isso não é um bom hábito! Que tal acessar o site da Petz e conferir todos os produtos específicos para aves? Além de manter o animal saudável, ele vai adorar!