Muitos tutores, quando ouvem o termo “centro de neurologia”, logo acreditam ser um lugar específico para tratar problemas neurológicos. Mas, na verdade, ele não é apenas um ‘’lugar’’ e, sim, representa, muitas vezes, a jornada do paciente, do diagnóstico, tratamento, cirurgia e recuperação, quando necessária.
O Veros Hospital Veterinário, por exemplo, conta com um centro de neurologia. Isso permite que o paciente seja atendido, no mesmo lugar, da consulta até a cirurgia, passando por ressonância de alto campo em até 24h – ou no menor tempo possível e necessário.
A diretora clínica do hospital, Silvia Corrêa, conta que a ideia é que os pacientes já sejam diagnosticados e tratados de forma ágil. Isso inclui alterações neurológicas, como convulsões, alterações de marcha, paresia ou plegia (paralisia propriamente dita), ataxia, (em coordenação), balanços e inclinações de cabeça, movimento involuntário dos olhos, ataxia em coordenação, alterações de comportamento, tremores, entre outros.
Ela ainda conta que os pacientes com alterações neurológicas podem marcar consulta em jejum, e dependendo do resultado, já seguir fazendo os exames necessários sejam eles de sangue ou de imagem avançada sem necessidade de deixar o hospital.
‘’A ideia do centro de neurologia é poupar tempo na busca pelo diagnóstico e aumentar o tempo de sobrevida. Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais chance o paciente tem de chegar à cura’’, completa Silvia.
O hospital do Veros fica na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4643, Jardim Paulista – São Paulo, SP.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Vila dos gatos: Santos tem dificuldade para lidar com invasão felina
Clínica Veterinária da PUC-Campinas faz parcerias com instituições públicas
Livros que ensinam a cuidar de cães e gatos são lançados na Bienal do livro, em Maceió (AL)