Tempo de leitura: 4 minutos
Tutores de felinos estão sempre em busca de informações sobre a alimentação deles, pois ela é muito importante para a boa saúde deles. Uma dúvida muito comum é se o gato pode comer milho cozido.
O milho é um alimento bastante utilizado na culinária doce e salgada, e seguro para os humanos. Porém, será que o gato pode comer milho? Saiba mais sobre esse tipo de alimento na dieta dos felinos.
O milho é cereal ou um legume?
Antes de saber se o gato pode comer milho cozido, vamos conhecer um pouco mais sobre esse alimento. Você sabia que o milho é um cereal quando seco e um legume quando cozido? Aliás, ele é um dos alimentos mais antigos que existem.
Rico em proteínas, minerais, fibras e vitaminas, ele pode ser usado de diversas formas na culinária. Contudo, será que pode dar milho para gato? Veja em seguida!
Saiba se gato pode comer milho cozido
Gatos são carnívoros estritos, ou seja, necessitam de proteínas, vísceras e ossos da carne no organismo. Então, embora não seja um alimento tóxico, os felinos não vão se beneficiar dos nutrientes do milho cozido.
A ração é o alimento mais seguro que você deve oferecer diariamente para seu gato. Se você deseja incluir um petisco na rotina do animal, entenda que existem outros alimentos mais apropriados para eles.
Além disso, os gatos não podem comer nenhum tipo de tempero e, ao cozinhar o milho, é costume colocar sal e manteiga. Esses são dois alimentos que também não são indicados aos felinos.
Na ração do gato, tem milho?
É verdade que a maioria das rações para gato possui milho. Porém, nesse caso, os especialistas medem a quantidade conforme a necessidade diária de carboidratos dos felinos. Na ração dos felinos, outros ingredientes também estão presentes na proporção certa.
Além disso, existem três tipos de ração no mercado: standard, premium e superpremium. Conheça cada uma e saiba qual é a melhor para seu gato.
Ração standard
Não é a mais indicada para os gatos, pois geralmente contém proteína da carne obtida a partir da farinha de ossos. Desse modo, os alimentos são menos selecionados e os felinos não recebem a quantidade correta de nutrientes de que precisam.
Premium
A ração premium tem uma qualidade superior em relação à standard e é mais adequada aos felinos. A preocupação com a qualidade é bem maior, havendo cálculo das proporções de proteínas necessárias.
Super Premium
Esse tipo de ração tem qualidade superior às demais, já que possui alimentos de primeira, mais naturais. Mesmo sendo mais cara, a digestibilidade compensa o preço, pois os pets ficam mais alimentados.
O milho cozido é tóxico para os gatos?
Não, o milho cozido não é tóxico para os gatos. Suponhamos que você esqueceu sua espiga no prato e se deparou com o gato comendo milho. Nesse caso, não existem motivos para pânico. Porém, o excesso pode, sim, fazer mal aos felinos. Como você possivelmente usou sal e manteiga em sua espiga, caso ele coma acidentalmente e apresente vômitos, leve-o ao médico-veterinário.
Nada é melhor que assistir a um bom filme comendo uma pipoquinha, não é mesmo? Imagine que, quando você menos espera, um grão cai no chão e seu gato o devora ou ele simplesmente rouba um petisco. Então, o que acontece se ele comer pipoca?
Também não existem motivos para pânico: assim como o milho cozido, a pipoca não é tóxica para os felinos. No entanto, ela não é indicada, porque não tem nenhum benefício para eles. Além disso, na preparação usamos outros alimentos que podem fazer mal a eles.
Quais petiscos posso dar para meu gato?
Existem diversos petiscos para gatos vendidos nos pet shops, todos são seguros e os animais adoram. Porém, se você quer dar algo natural para o bichinho, veja as melhores opções a seguir.
- Batata: ocasionalmente, ofereça cozida, sem casca nem tempero;
- Banana: de vez em quando, ofereça pequenas quantidades sem casca;
- Cenoura: esse legume deve ser oferecido sem casca nem tempero, cru ou cozido, em pequenos pedaços;
- Maçã: os felinos costumam apreciar a maçã, mas tome muito cuidado com as sementes, pois são tóxicas para eles, então ofereça sem casca nem sementes;
- Morango: forneça sem folhas e muito bem higienizado.
Viu só quantas opções saudáveis para os bichanos existem? Por isso, não há motivo para dar milho para gato, já que outros petiscos são mais práticos e saudáveis.
Veja a melhor maneira de oferecer milho aos gatos
Você sabe qual é a melhor maneira de oferecer milho para os gatos? Plante o milho na terra, eles adoram graminha de milho de pipoca. Se não tiver quintal, você pode colocá-lo em pequenos vasos.
A graminha ajuda a eliminar as bolas de pelos, é rica em fibras e colabora para o trânsito intestinal. Para os felinos, ela ainda é um delicioso petisco.
Após entender se gato pode comer milho cozido, que tal aprender mais sobre a alimentação dos felinos? Aqui no blog da Petz, você encontra diversos conteúdos sobre a alimentação dos bichanos. Confira!