Tempo de leitura: 4 minutos
Uma das raças de cães mais bonitas, sem dúvidas, é o Husky. Por onde ele passa, o pet chama a atenção com seu porte elegante e semelhança com os lobos. Porém, por ter a expressão mais fechada e cara de mau, algumas pessoas acham que o Husky Siberiano é bravo.
Alguns cogitam adotar um pet dessa raça, mas, por não conhecerem bem suas características ou por terem uma percepção errada sobre sua personalidade, acabam adiando a adoção. Para esclarecer como se comporta o Husky Siberiano, separamos um texto com muitas informações interessantes. Confira abaixo:
Origem do Husky Siberiano
A raça de cachorro Husky Siberiano surgiu há cerca de dois mil anos, na Sibéria, região muito fria que engloba a maior parte da Ásia. Esse cão era utilizado para o trabalho dos povos dessa terra, puxando trenós ou até mesmo cuidando das criações.
Ao longo dos anos, foram feitos cruzamentos, selecionando os animais mais sociáveis para terem filhotes. Assim, com a cria mais mansa, era possível ter um relacionamento mais amistoso entre as pessoas e os animais.
Dessa forma, ainda que muitos acreditem que o Husky Siberiano é bravo, a seleção desses animais mais calmos tornou a raça mais adaptável na convivência com os seres humanos. Caso contrário, eles não poderiam ser úteis para o trabalho. Ao longo de centenas de anos, a raça se popularizou em todo o mundo.
Temperamento do Husky Siberiano
Como vimos, a seleção de animais permitiu dar origem a animais mais calmos, então, podemos dizer que o Husky é um cachorro dócil, apesar da cara de bravo. Por ser muito carinhoso e apegado ao tutor, acaba sendo um pouco carente e necessita de muita atenção.
Por ter sido um animal criado para trabalho em equipe, é assim que ele gosta de viver: cercado de pessoas e outros animais. Ficar sozinho é algo muito difícil para essa raça.
Para definir a personalidade do Husky Siberiano, podemos dizer que é um animal extrovertido, por isso, lida muito bem com crianças. Brincar e gastar energia na companhia da família é tudo o que esse peludo quer!
Porte e características físicas da raça
Se pensarmos em temperamento, o Husky Siberiano parece ser o companheiro perfeito, não é mesmo? Porém, nunca se esqueça de que ele é um cão de porte médio a grande, com peso entre 15 e 27 kg, por isso, necessita de bastante espaço.
A cara de bravo vem de sua origem (os lobos), e o cão ainda carrega outras características físicas, como o comprimento do corpo um pouco maior do que a altura, o que permite que o cão seja rápido, resistente e forte.
Outra característica do Husky Siberiano que chama muita atenção são os olhos geralmente claros, podendo até mesmo ser um de cada cor (heterocromia). Além disso, é bastante peludo e, nas épocas de troca de pelagem, costuma perder bastante pelo.
Outras características do Husky Siberiano
O Husky Siberiano é um animal que se adapta facilmente a diferentes ambientes. Apesar de ser originário de locais mais frios, com temperaturas negativas, ele consegue viver bem em locais mais quentes.
É provável que você já tenha visto em filmes vários Huskies puxando trenós. Isso mostra como eles são fortes e cheios de energia, por isso, exercícios físicos são fundamentais para a saúde e bem-estar desses peludos.
Além de todas as suas qualidades, a raça é uma das mais inteligentes entre os cães. Se deseja ensinar vários truques para seu pet, esse peludo é capaz de aprender facilmente, embora seja um pouco teimoso.
De uma maneira geral, os Huskies são bem silenciosos e não latem muito. Por outro lado, devido a sua ancestralidade e genética muito próximas ao lobo, costumam uivar bastante, o que pode incomodar.
Cuidados especiais com o Husky Siberiano
Como mencionado anteriormente, devido ao porte e à energia, esse cãozinho precisa de espaço e atividade física. Por ser capaz de correr por vários quilômetros, um passeio lento e por curto período não é suficiente para suprir suas necessidades.
Alguns cuidados com a pelagem também são necessários, como a escovação diária para retirada de pelos mortos (ou, pelo menos, duas vezes por semana), conforme a necessidade. Os banhos não precisam ser muito frequentes, a não ser que o pet apresente alguma dermatite e isso seja orientado pelo médico-veterinário.
O Husky serve de cão de guarda?
Pelo temperamento dócil, o Husky Siberiano não é o melhor cão de guarda, mas pode assustar intrusos com seu tamanho e aparência. Além disso, são capazes de proteger o tutor em situações de perigo, como a maioria dos cães.
Como parece com o lobo, é comum pensar que o Husky Siberiano é bravo também. No entanto, agora você sabe que ele é um ótimo animal de companhia. Para saber mais curiosidades sobre as raças, acesse o blog da Petz.