Tempo de leitura: 4 minutos
Quem não gosta de ver o peludo cheiroso e limpinho? Por isso, caprichamos no banho dele. Porém, se você está se perguntando “por que meu cachorro tem mau cheiro mesmo após o banho?”, talvez ele esteja com algum problema de pele ou não goste do cheiro que fica depois desse momento.
Os cães adoram rolar na grama, na lama e até mesmo no lixo, e isso pode deixá-los com um cheirinho desagradável. Esse comportamento é natural na espécie, e os especialistas afirmam que é para camuflar o próprio odor.
O perfume é muito forte!
Uma das respostas para a pergunta “por que meu cachorro tem mau cheiro mesmo após o banho?” é que ele pode estar rolando em algo que tem cheiro forte. Às vezes, o odor do shampoo ou do perfume do banho não o agradam, e ele imediatamente os retira do corpo.
Sendo assim, observe o peludo. Se ele começa a se esfregar nos móveis, paredes, tapetes e outras coisas da casa, considere mudar o shampoo para outro com cheiro mais leve ou parar de passar o perfume nele.
Você está enxugando o cão direitinho?
Hummm, que cheirinho de cachorro molhado! Será que não é por isso que você está se perguntando “por que meu cachorro tem mau cheiro mesmo após o banho”? Quando o peludo não fica bem seco, ele pode ficar com cheiro forte, que só vai sair com outro banho.
Sendo assim, dependendo da pelagem dele, nada de dar banho e soltá-lo no quintal para se secar sozinho! Isso o predispõe a doenças de pele, principalmente fúngicas, que vão afetar a saúde e o bem-estar do cãozinho, além de deixar o cachorro com cheiro forte na pele.
Por isso, sempre que der banho no pet em casa, seque-o muito bem com a toalha, não esquecendo dos ouvidos e das patinhas. Depois, finalize a secagem com o secador na temperatura média. Dessa forma, você garante que ele não vai ficar com cheiro de cachorro molhado!
Doenças que podem causar mau cheiro no pet
Ao entregar o cachorro para o banhista do pet shop, você sempre diz “meu cachorro tem mau cheiro mesmo após o banho, capricha aí”? Já trocou de local de banho e nada resolve o problema do peludo? Ele pode ter algum problema de pele!
A maioria das doenças de pele deixa o cachorro com cheiro forte e desagradável, e não há shampoo que dê jeito. Mesmo lavando o pet todo dia, o cheiro continua. Conheça os problemas mais comuns a seguir.
Seborreia
A seborreia canina é uma desordem nas glândulas sebáceas do peludo que provoca maior produção de sebo e, consequentemente, aumento da oleosidade da pele e da pelagem, queda dos pêlos e mau cheiro.
Nos casos de seborreia canina primária, em geral, a causa é desconhecida. É como uma pessoa com cabelos oleosos: não tem cura, mas o controle é possível, e já contamos com produtos especializados de uso veterinário para esse fim.
Algumas raças de cães são mais predispostas a apresentar esse tipo de seborreia, como o Cocker Spaniel Inglês, Basset Hound, Teckel, Pastor Alemão, Labrador, Yorkshire Terrier e Beagle.
Já a seborreia canina secundária é consequência de outra doença de pele, que pode ser uma alergia, presença de parasitas (ácaros, pulgas, carrapatos), transtornos endócrinos ou metabólicos.
Otite
Pode parecer estranho, mas um problema no ouvido é capaz de causar mau cheiro no peludo mesmo após o banho. Isso acontece porque, em alguns casos, o odor é tão forte que pode ser percebido de longe, dando a impressão de que o cachorro todo está fedidinho.
Inclusive, uma das causas da otite é a entrada de água no ouvido durante o banho. Quando não é percebida, provoca a otite em dois a três dias após o evento. Geralmente, é unilateral (só no ouvido em que a água caiu).
Por esse motivo, recomenda-se o uso de algodão hidrofóbico (impermeável) nos ouvidos do pet antes do banho. Esse item impede a entrada da água no ouvido dele, prevenindo a otite, e é vendido nas nossas lojas Petz.
Doença periodontal
Embora não seja uma doença de pele, deixa o cachorro com cheiro bastante desagradável. A doença periodontal é uma periodontite causada pelo famoso tártaro nos dentes. O mau cheiro acontece porque o cachorro se lambe para se limpar, espalhando o odor da boca pelo corpo.
Nesse caso, não importa quantos banhos você dê no peludo, ele sempre ficará com um cheirinho desagradável. Então, a recomendação é que você escove os dentes dele diariamente com escovas e produtos de uso veterinário.
Saiba que o problema da doença periodontal não é só o mau cheiro do cachorro. Como se trata de uma mistura de bactérias com resto de alimento, provoca gengivite e queda dos dentes. Ambas são porta de entrada para essas bactérias irem para o coração, rim, fígado e outros órgãos do cão. Sendo assim, não descuide da saúde dos dentes do pet, pois isso garante também a saúde dele como um todo!
Esperamos ter te ajudado com a dúvida “por que meu cachorro tem mau cheiro mesmo após o banho?”. Para ficar por dentro das novidades do mundo canino, acesse nosso blog. Se precisar dos melhores produtos para ele, visite a loja da Petz!