Pular para o conteúdo

Rato pode comer melancia: a fruta é permitida?

  • por

Tempo de leitura: 4 minutos

Quem não gosta de petiscar uma frutinha na hora de fazer um lanchinho, não é? Para os roedores, algumas frutas são permitidas, outras não. Pensando nisso, será que rato pode comer melancia ou é preciso encontrar outra alternativa para ele?

melancia em foco

Vamos descobrir quais alimentos o rato de estimação está liberado para comer. Afinal, algumas comidas muito toleradas pelos humanos podem ser um perigo aos bichinhos. Então, venha conosco e acompanhe todas as informações sobre o assunto para cuidar da dieta do seu pet.

Rato pode ou não comer melancia?

Temos uma boa notícia para você e para o seu roedor: sim, o rato pode comer melancia e se deliciar com essa frutinha tão saborosa. Ela faz parte do grupo de alimentos liberados para esse pet.

Por ter muitos nutrientes benéficos aos roedores na composição, ela é um ótimo alimento, principalmente nos dias mais quentes. A fruta é refrescante e hidrata muito bem. Porém, é preciso estar atento à forma correta de oferecê-la.

Como oferecer melancia aos roedores?

A melancia pode ser servida em pedaços para os roedores de estimação. No entanto, você deve retirar todos os caroços antes de dar o petisco para o seu rato. Isso porque, devido ao tamanho, eles podem causar engasgos e trazer problemas para o sistema digestivo do pet.

Também é importante pedir a autorização do médico veterinário para incluir a fruta na alimentação do rato. Isso porque cada bichinho tem necessidades individuais, além de intolerâncias a certas comidas.

Benefícios da melancia

É difícil resistir a uma melancia, principalmente em dias de calor, quando você quer se hidratar um pouco mais. A fruta vermelha é bastante saborosa e tem muita água na composição — 92%, para ser mais exato.

Além disso, ela é rica em nutrientes, como as vitaminas A, C e B. Assim, a fruta tem grande poder antioxidante, ajuda a reforçar a imunidade e oferece benefícios para o funcionamento do coração. O rato pode comer melancia para ajudar em problemas musculares, pois esse alimento é um grande aliado no combate da dor.

rato olhando para frente

Outras frutas permitidas para os roedores

Se você quer incluir mais frutinhas na dieta do seu rato doméstico, saiba que isso é possível. Separamos algumas opções aceitas pelo paladar dos roedores e seguras para o organismo deles. As alternativas são:

  • melão;
  • morango;
  • maçã;
  • manga;
  • pera;
  • pêssego;
  • mexerica;
  • abacaxi;
  • amora;
  • ameixa;
  • goiaba;
  • damasco;
  • laranja (em especial para as ratinhas);
  • framboesa;
  • uva;
  • banana (sempre madura);
  • kiwi;
  • caqui;
  • cereja.

Viu só quantas opções de frutas você tem para oferecer ao rato que pode comer melancia? Além disso, lembre-se sempre de incluir o alimento na dieta de forma correta e pedir a orientação do médico veterinário. Caso seu pet não goste do sabor, não insista para não estressá-lo.

Ofereça uma de cada vez na introdução, para assimilar qual o seu animal gostou mais e qual ele não gostou ou teve efeitos adversos ao seu consumo. Lembre-se de remover as sementes das frutas antes de oferecê-las, bem como higienizá-las muito bem!

As frutas têm muitos benefícios

Como você viu, o rato pode comer melancia e ela oferece muitos benefícios para ele. Isso também vale para outras opções liberadas. Cada uma delas apresenta vantagens específicas como os teores de vitaminas e nutrientes que contribuem com a saúde do pet.

Porém, é preciso tomar cuidado

Mesmo que as frutas tenham muitos benefícios, as porções diárias em excesso podem ser um pouco perigosas. Isso acontece porque elas costumam ter muito açúcar para os roedores.

Por isso, é preciso ter moderação, além da indicação de um veterinário para definir a quantidade diária ideal. É bom variar os alimentos, optando por verduras e legumes que também são liberados, assim como a ração.

Alimentação dos roedores

Saber o que os ratos podem comer no dia a dia é dever dos tutores responsáveis que se preocupam com o bem-estar dos bichinhos. Dessa forma, é possível oferecer a eles somente o que faz bem, sem os riscos de alimentos perigosos que podem fazer mal à saúde.

A ração deve ser o alimento principal de todos os roedores. Elas são específicas para cada espécie, oferecendo os nutrientes ideais em cada refeição. Por isso, opte sempre por esse tipo de alimento, incluindo petiscos variados somente com a liberação do médico veterinário.

Alimentos que devem ser proibidos

Alguns tipos de alimentos devem ficar longe das refeições do seu roedor, como: chocolate, café, abacate, leite e comidas ultraprocessadas. Além de não terem benefícios, eles podem ser prejudiciais para a saúde do ratinho.

imagem de melancia cortada

Se você quer encontrar rações e produtos de qualidade para seu bichinho, visite o catálogo da Petz. Já em nosso blog, é possível se informar sobre assuntos variados, como descobrir se o rato pode comer melancia ou não. Trazemos temas relevantes para ajudar a cuidar dos animais de estimação no dia a dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *