Tempo de leitura: 4 minutos
Os ratos ganham cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Para mantê-los saudáveis, os tutores devem conhecer os hábitos e a alimentação desses animais. Alguns temas são controversos, como se o rato pode comer manga.
Inteligente e independente, o rato de estimação reconhece o próprio nome e aprende vários truques. Quando está na natureza, o animal sabe selecionar os alimentos, mas, em cativeiro, come o que é oferecido. Sendo assim, é dever do tutor alimentá-lo corretamente.
Alimentação do rato
A alimentação do rato doméstico é o alicerce para a longevidade do pet. A base da dieta deve ser a ração própria para a espécie. Rações para cães, gatos e outros animais de estimação não devem ser oferecidas para o rato.
As rações de outros roedores, como hamsters e chinchilas, também não são ideais para o Twister. Cada espécie possui uma necessidade nutricional. Fornecer uma dieta inadequada pode provocar problemas no crescimento e no desenvolvimento do animal.
Frutas na dieta do rato
Agora vamos falar se o rato pode comer manga e outras frutas. Elas não devem ser consumidas em grande quantidade, pois são ricas em açúcar, o que pode engordar o pet. A dose diária não deve ultrapassar 5% do total de alimentos.
Elas podem ser oferecidas cruas, após serem bem higienizadas. Nunca as ofereça inteiras e com as sementes: corte-as em pedaços pequenos o suficiente para eles não engasgarem. Caso o pet não coma tudo que você serviu, jogue fora, pois isso atrai moscas que podem transmitir doenças, além do apodrecimento gerar toxinas que podem fazer mal a saúde do seu pet.
Os ratos não gostam de comidas geladas. Dessa forma, antes de oferecer as frutas na geladeira, deixe-as atingir a temperatura ambiente. Tome cuidado com as frutas desidratadas: elas concentram mais açúcar que as frescas, portanto, engordam mais.
Benefícios das frutas
Além de proverem vitaminas, minerais e fibras para o roedor, as frutas tornam a refeição mais interessante devido aos diferentes sabores, cheiros e texturas. Isso aguça os sentidos do ratinho.
Frutas permitidas
Existe uma lista bastante vasta de frutas que podem entrar no cardápio do twister: ameixa, amora, caqui, damasco, figo, goiaba, maçã, maracujá, mamão, morango, melancia, pera, pêssego e banana. Porém, será que rato pode comer manga?
Manga para ratos
Existem muitas variedades de manga. Algumas possuem mais fiapos, outras são mais ácidas. Sendo assim, a recomendação da manga para os roedores de estimação é controversa.
As mangas mais ácidas possuem limoneno, componente do óleo essencial das frutas cítricas. Ele causa alguns efeitos, entre eles, alterações nos batimentos cardíacos, devido à vasodilatação.
Além disso, a grande quantidade de fiapos de algumas variedades, como a manga tommy, pode fazer com que o roedor engasgue. Como os ratos não conseguem vomitar, se algo ficar preso na garganta, pode ser fatal.
Então, já que existem essas questões contra a fruta, a resposta perfeita para a pergunta “rato pode comer manga?” é: “melhor não!”. A boa notícia é que existem outros agradospermitidos para o rato.
Como introduzir as frutas na dieta do rato
Caso as frutas nunca tenham feito parte da alimentação do rato, a introdução deve ser gradativa e somente uma opção por vez. Se você der uma salada de frutas e ele tiver alguma alteração intestinal, como diarreia, não saberá qual delas causou o problema.
Como escolher a fruta no mercado
A fruta que você irá oferecer para o roedor deve ser escolhida com atenção. Lembre-se que a quantidade que ele come é pequena. Provavelmente, o restante será consumido por você. Se for possível, dê preferência às frutas orgânicas.
Outros alimentos que podem ser fornecidos ao rato
Além da ração e das frutas, há legumes e verduras podem ser oferecidos ao roedor de estimação: vagem, ervilha, brócolis, couve, couve-flor, quinoa, flocos de milho sem açúcar, abóbora, feno (gramíneas secas) e chicória.
Alimentos proibidos para o rato doméstico
Alguns alimentos não devem ser fornecidos ao twister, como: enlatados, embutidos, massas, chocolates e outros doces, frituras, batatas cruas, ovos crus, leite e derivados, café, alfafa, feijão cru e banana verde.
Agora que você já sabe o que rato come e o que lhe faz mal, que tal conhecer alguns perigos que ele corre no dia a dia sem você perceber? Gaiolas, brinquedos inadequados e acessórios podem machucar o pet.
Sempre observe se a gaiola possui alguma ponta metálica ou ferrugem que possa ferir o twister. Sempre que comprar os brinquedos para o pet roer, certifique-se que o material não possua tinta ou outra substância que possa intoxicar o animal. Leia bem o rótulo do produto, pois eles devem informar que ele e atóxico ou que não faz mal ao animal.
Cuidado com as redes de dormir. Ele pode roê-las e cair por algum buraco ou ter as patas enroscadas no tecido. Sempre vistorie esse acessório para evitar esse tipo de acidente.
Hoje, você aprendeu que deve-se evitar dar manga ao rato e quais outros cuidados devemos ter com esse bichinho. Esqueceu de comprar a ração do pet? Então, visite uma das lojas da Petz pertinho da sua casa e aproveite nossas promoções.