Tempo de leitura: 4 minutos
Pragas deixam suas plantas vulneráveis. Por isso, a importância de cuidar bem, fazer adubação, uma boa poda, controlar o aparecimento de alguma doença ou praga em planta. Assim, você terá uma horta vicejante ou um jardim viçoso para admirar em um ensolarado final de tarde
Manter plantas fortes e saudáveis exige um bocado de tempo e dedicação. Mesmo com todos os esforços, às vezes, nossas amigas verdes podem acabar sofrendo ataques inesperados.
Os insetos podem acabar com a sua plantinha!
A praga nas plantas é causada, na maioria das vezes, por insetos que sugam suas seivas e comem suas folhas. Existem muitos insetos que podem prejudicar as plantinhas, sendo o pulgão, a cochonilha, a lagarta, a formiga-cortadeira, a lesma, o caracol e a mosca-branca as pragas mais comuns.
Pulgão
O pulgão é um inseto sugador de seiva e uma das pragas de jardim mais comuns. Ele se aloja preferencialmente nas folhas, mas também pode estar presente nas flores, pétalas e brotos, deixando a plantinha sem alimento e matando-a.
Ele se reproduz muito rápido e pode ser verde, preto ou amarelo. É pequeno como um besourinho e tem olhos e pernas bastante aparentes. Ao se alimentar, secreta uma substância adocicada chamada de orvalho açucarado.
Essa substância propicia o surgimento da fumagina, uma doença fúngica que recobre a folha e impede a absorção da luz, deixando a plantinha ainda mais fraca. Esse doce todo também atrai a formiga-doceira.
A formiga-doceira é uma grande amiga do pulgão. Ela o protege do ataque de inimigos, como a joaninha, que adora comer pulgões — tudo para seguir se alimentando do orvalho açucarado!
Cochonilha
Essa praga em planta também se reproduz muito rápido e vive em grandes colônias nas plantas, buscando suas partes mais duras. Existem as cochonilhas-brancas, com cerca de 10 mm de tamanho, e a cochonilha com escama, de cor marrom e medindo em torno de 5 mm.
A cochonilha também produz o orvalho açucarado, portanto, propicia o surgimento da mesma doença fúngica, atrai a formiga-doceira e pode matar a plantinha, assim como o pulgão.
Mosca-branca
A mosca-branca é um inseto muito pequeno, com asas brancas e corpo amarelo pálido. Seus olhos pretos se destacam e ela pode medir de 1 a 2 mm. Apesar do nome, não é uma mosca, e sim um hemíptero (a mesma ordem dos pulgões).
Ela é uma praga branca nas folhas das plantas. Também suga a seiva da verdinha, levando-a à morte. Sua presença só é notada quando a infestação já é muito grande, devido ao seu tamanho diminuto.
Sendo da mesma ordem, essa praga em planta também produz o orvalho açucarado e todos os danos que já vimos decorrentes dessa substância adocicada. Ela prefere climas menos úmidos, o que aumenta sua fertilidade e longevidade.
Lagarta
Essa praga de horta e jardim é a fase larval das mariposas e borboletas. Ela possui um apetite insaciável, por isso, come as folhas das plantas sem parar. No geral, cada espécie possui uma planta preferida. Porém, na ausência dela, qualquer uma será igualmente apetitosa.
Como são verdes como as folhas das verdinhas, é um pouco difícil vê-las. Sua presença só é notada quando a folha aparece toda picotada. Algumas lagartas possuem pelos venenosos que causam queimaduras.
Caracol
O caracol é um molusco que se alimenta de folhas tenras que tem hábitos noturnos e possui uma pequena concha espiralada, onde se esconde. Assim, fica quase imperceptível vê-lo quando se sente em perigo.
O caracol é hermafrodita, ou seja, possui o aparelho reprodutor masculino e feminino, por isso, pode procriar sozinho e chegar a produzir em torno de 400 ovos ou mais durante um ano.
Lesma
Parente próximo do caracol, difere deste por não possuir a casinha de concha. Seu corpo é marrom, maleável, de cor marrom-claro e tamanho em torno de 2 a 12 cm de comprimento.
Ela também tem hábitos noturnos. Durante o dia, ela gosta de ficar escondida embaixo de vasos e folhas caídas. De noite, ela sai do esconderijo e deixa um rastro brilhante por onde passa, o que ajuda a descobrir seu ninho.
Formiga-cortadeira
A formiga-cortadeira é uma praga em planta que é muito temida. Ela recebe esse nome porque corta as folhas das plantas e as leva para o formigueiro. Um formigueiro pode desfolhar uma árvore pequena em uma noite.
Durante os meses de outubro a dezembro ocorre a reprodução dessa praga. Nesse período, a devastação das plantas é maior. Uma curiosidade: ela recorta a folha em formas geométricas, o que facilita sua identificação.
Como combater as pragas das plantas
Como acabar com a praga nas plantas? É possível combatê-la de forma natural ou usando produtos químicos. O agrotóxico (produto químico em concentração elevada) só pode ser comercializado com a receita agronômica, emitida pelo engenheiro agrônomo, devidamente registrado no CREA, para determinada cultura. É um produto controlado e só pode ser vendido para profissionais da área e produtores rurais.
O uso de agrotóxicos só deve ser realizado por pessoas habilitadas e em casos extremos. É possível combatê-la de forma natural ou usando produtos químicos caseiros ou com controle biológico, que é o uso de inimigos naturais para controlar as pragas. Essa forma é a mais indicada, já que não afeta a saúde dos outros habitantes do jardim ou da horta.
As joaninhas e os pássaros são excelentes animais para o controle biológico. Outra forma de combate que tem bastante sucesso é ter plantas que repelem as pragas, como hortelã, arruda e confrei.
A praga em planta deixa sua planta vulnerável! Sabia que nas lojas da Petz existe uma seção de jardinagem incrível? Venha nos conhecer e converse com nossos especialistas em plantinhas!