Pular para o conteúdo

Biofresh patrocina palestra de Heloísa Justen

  • por

A BRF Pet participou do Cat Congress, realizado nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo (SP). Biofresh foi uma das patrocinadoras do evento e, além de apresentar os novos sabores de ração seca e linha sênior aos congressistas, patrocinou a palestra “Tema Quilotórax Felino – Abordagem clínica e cirúrgica”, apresentada por Heloísa Justen, professora de patologia e clínica cirúrgica.

Para a matéria, entrevistamos a profissional sobre quais são os principais cuidados que os tutores e veterinários precisam ter para manter uma saúde longeva para os gatos e como a alimentação pode ajudar na prevenção de patologias felinas.

De acordo com Heloísa, que é responsável pelo setor de atendimento de felinos do Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), as principais doenças que acometem os gatos são as infecciosas, principalmente em animais de vida livre, onde há a infecção pelo vírus da rinotraqueíte felina, o vírus da leucemia felina, o vírus da imunodeficiência, além dos traumas. Nos animais jovens, observa-se também que, quando não recebem uma alimentação balanceada, como em muitos casos de comida caseira, pode haver o comprometimento ósseo incluindo deformações e até mesmo fraturas patológicas. 

A profissional salienta que essas são situações bastante frequentes na rotina da Medicina Felina. “Quando os animais vão ficando mais velhos, já vemos as doenças renais, com a perda da capacidade dos rins de filtrar as impurezas do sangue, quando ele perde cerca de 2/3 da sua capacidade de filtragem. Há, também, as doenças inflamatórias que afetam o intestino delgado e as parasitoses como a giardíase”, aponta.

Da esquerda para a direita: médica-veterinária nutróloga da BRF, Mayara Andrade, e a médica-veterinária Heloísa Justen (Foto: divulgação)

Com isso, segundo Heloísa, a obesidade é uma das patologias mais comuns em todas as faixas etárias, sendo mais expressiva em gatos idosos devido ao excesso de consumo na dieta. “Este excesso somado à pouca ingestão de água é um fator preponderante para desencadear as urolitíases, onde os cálculos podem estar presentes nos rins, nos ureteres e na bexiga. Uma alimentação adequada e regulação do peso podem prevenir estes tipos de doença e prover uma melhor qualidade de vida e longevidade para eles”, sugere.

Como prevenir patologias felinas?

A professora cita que, para a prevenção das patologias felinas, os alimentos com ingredientes mais naturais, que deem menos irritabilidade às criptas intestinais e menos estímulos imunogênicos são os mais indicados. “Este tipo de alimento ajuda a diminuir a possibilidade de os gatos terem doenças inflamatórias, vômitos e, até mesmo, intolerâncias a dietas. É importante oferecer alimento úmido para os gatos, porque descendem do animal do deserto e, quando ele caça, consome a água metabólica da presa. Recomendamos sempre disponibilizar o máximo de fontes de água pela casa, os potes de água precisam ser trocados diariamente e estimular de formas variadas, com água corrente e parada, sempre fresca”, recomenda.

Alimentação e vacinação também são ferramentas de prevenção

A vacina também é salientada pela professora: “Quando fazemos uma boa profilaxia das doenças infecciosas por meio da vacinação e oferecemos boa alimentação e hidratação, a tendência é que os animais tenham uma melhor qualidade de vida. Um ambiente seguro, com janelas teladas, e restrições de acesso à rua para evitar o contato com outros gatos, também são fatores que influenciam. Nesse cenário, as chances do animal adquirir doenças infecciosas é muito menor”, enumera.

Sendo assim, de acordo com Heloísa, o animal deve receber um alimento balanceado, água adequada, ter as vacinas em dia e viver em uma casa com enriquecimento ambiental, considerando os cinco pilares das necessidades dos gatos: se esconder, ter diferentes interações com o ambiente, caçar/brincar, interação social positiva humano-felina e estímulo ao senso olfativo do gato. “Ou seja, que ele possa viver como gato”, resume.

A linha de alimentos de gatos da Biofresh contribui para uma boa saúde e alimentação dos pets. A médica-veterinária nutróloga da Biofresh (BRF Pet), Mayara Andrade, adiciona que o alimento natural industrializado tem um papel bem importante na promoção da saúde dos felinos. “Os padrões de exigência, qualidade e seletividade das matérias-primas na indústria são altíssimos, com a manutenção de uma nutrição de qualidade, completa e balanceada. Assim, o consumo desses alimentos com ingredientes naturais, como a Biofresh, traz inúmeros benefícios para a saúde do pet, incluindo a redução de patologias que acometem os felinos, por exemplo. Hoje, já sabemos que uma nutrição adequada é a chave para a promoção da longevidade e melhor qualidade de vida dos animais”, finaliza.

LEIA TAMBÉM:

Médico-veterinário militar comenta desafios da profissão

É viável o uso de ingredientes mais sustentáveis na alimentação pet?

PL permite o acolhimento de animais em albergues emergenciais em dias frios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *