Pular para o conteúdo

Como melhorar o comportamento do cachorro e educá-lo

  • por

Tempo de leitura: 4 minutos

Os cães são alegres e adoram uma bagunça. Porém, quando eles passam dos limites, todos da casa acabam desgostosos, e o clima fica ruim. Dessa forma, saber como melhorar o comportamento do cachorro ajuda o animal e os familiares!

Cachorro deitado em cima da cama

Por trás de atitudes destrutivas ou agressivas de um cachorro existem motivos que você pode aprender a identificar e a amenizar. Esse tipo de comportamento de cachorro é a forma dele comunicar que as necessidades não estão sendo supridas.

Necessidades dos cães

Para suprir as necessidades do cachorro, é preciso conhecê-las, pois algumas atitudes do tutor fazem a diferença na qualidade de vida do cão e facilitam o convívio com o pet. Então, como cuidar de um cachorro?

Cuidados básicos

Se você perguntar para outros tutores quais são os cuidados básicos com os cães, as respostas prováveis vão ser: boa alimentação, vacinação, carinho e consultas veterinárias. Porém, não é só isso! Aprenda como melhorar o comportamento do cachorro a seguir.

Atividade física

Os cães precisam de atividades físicas diárias, não importa a raça. Mesmo os cachorros de companhia precisam gastar energia de alguma forma. Caso contrário, eles vão compensar com comportamentos inadequados, como latir excessivamente, ficar ansioso, destruir coisas ou até agir com agressividade.

Dessa forma, os passeios devem ser diários. Se possível, podem até acontecer mais de uma vez ao dia. As brincadeiras também fazem parte dessa rotina de atividades físicas. Caso o tutor não tenha tempo, as creches caninas são uma ótima opção de diversão e socialização.

Atividades sociais

Por falar em socialização, os cães são animais muito sociais. Para eles, viver em grupo é extremamente saudável. Assim, é uma necessidade que eles interajam com outros pets e pessoas. Essa é uma das práticas de como melhorar o comportamento do cachorro.

Os cachorros que não fazem as atividades sociais são mais inseguros e ficam estressados mais facilmente, já que não entendem as regras da sociedade em que convivem. Não tem como educar um cachorro sem a socialização.

Cachorro lambendo tutor

Sendo assim, deixar o cãozinho interagir com outros pets, pessoas e barulhos diversos nos passeios diários, como sons de carros e motos, é muito benéfico para a saúde mental dele. Assim, ele fica menos tímido e medroso e age com mais naturalidade em situações desconfortáveis.

Atividades mentais

A saúde mental dos cães não é fortalecida somente nos passeios e nas interações. O pet precisa de estímulos e desafios para se manter ocupado. Caso contrário, ele vai arranjar o que fazer e pode roer e destruir objetos.

O enriquecimento ambiental é uma técnica fácil que oferece muitos benefícios para a saúde mental do pet. Esse método utiliza um conjunto de práticas incorporadas no dia a dia do cão para estimular o comportamento natural e ajudar no processo de como melhorar o comportamento do cachorro.

Os brinquedos interativos são as opções mais usadas pelos tutores. São alternativas onde é possível colocar petiscos, e o cão tem que desenvolver técnicas para as guloseimas saírem do objeto. Assim, ele pode comê-las.

Outra forma de entretenimento é esconder os petiscos ou os brinquedos pelo local onde o cão tem acesso. Ele vai precisar farejar e descobrir como acessar o lugar do esconderijo. Depois, basta recompensá-lo no final do processo.

As piscinas de bolinhas também são bastante enriquecedoras e podem ser associadas com os brinquedos interativos ou com a brincadeira de esconder. Pendurar cordas para ele morder e puxar também faz parte do enriquecimento ambiental.

Colocar sons ambientes, como os da natureza, também é uma forma de distração. Além disso, as campainhas que tocam e “liberam” petiscos de alimentadores automáticos são ótimas para isso.

Se for possível, em uma área externa com gramado e plantas, coloque caixas de papelão em um labirinto com brinquedos ou petiscos. Isso imita uma caça bastante divertida para os cães. Enfim, é só usar a imaginação e entreter o pet!

Como ajudar o cão

Além de realizar as práticas do enriquecimento ambiental, o adestramento de cães pode ser associado para melhorar o comportamento do pet. Além de ensinar regras para ele, melhora o vínculo entre ele e você. Você pode tentar alguns comandos em casa ou contratar um profissional que trabalhe com adestramento com metodologia positiva.

Use e abuse do reforço positivo, é assim que os cães aprendem com mais facilidade. Repita o comando até ele entender. Alguns cachorros compreendem em poucas repetições, enquanto outros precisam de mais tempo. Evite aulas longas e exaustivas.

Mais uma dica importante: todos da casa precisam estar envolvidos no treinamento. De que adianta um familiar não permitir que o pet suba na cama se outra pessoa da família deixa? Isso só confunde o animal. Jamais use punições, isso só traumatiza o animal.

Uma dúvida comum é se o cachorro castrado muda de comportamento. Na verdade, a castração modifica a produção de alguns hormônios, como a testosterona. Então, a personalidade do pet não sofre alterações. Porém, caso ele aja com agressividade por um motivo que não seja hormonal, nada vai ser diferente.

Cachorro lambendo o próprio focinho em local com gramado

Viu só como melhorar o comportamento do cachorro só depende de você? Contudo, caso você desconfie que os hábitos do pet tem outras causas, agende uma consulta nas clínicas veterinárias das lojas da Petz para descobrir o que há de errado com o seu peludo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *