Neste post separamos raças de cachorros muito parecidas, tão parecidas que poderiam ser gêmeos. Mesmo que as raças de cachorro sejam únicas, existem algumas que apresentam características físicas muito semelhantes. A melhor maneira de diferenciar cada uma, é conhecendo melhor o padrão da raça.
Algumas pistas que podem ajudar a descobrir sobre qual raça se trata:
- Qual a altura do cachorro?
- Qual o porte do cachorro?
- Qual o tipo da pelagem? (encaracolado, ondulado ou liso)
- Qual é a cor do pelo?
- O cachorro é muito ou pouco sociável?
- Qual é a forma do rabinho do cachorro?
Separamos algumas raças de cachorros que são muito semelhantes:
Pastor Malinois Belga e Pastor Alemão
Uma das diferenças está no físico: Malinois é mais esguio e alto, o Pastor Alemão é mais comprido do que alto e tem uma estrutura mais robusta.
A coloração destas raças também é diferente: o Pastor Belga Malinois é alaranjado no corpo e a parte da cabeça é escura, diferente do Pastor Alemão que possui cores mais escuras pelo corpo entre preto e laranja.
Falando de comportamento, o Pastor Alemão é mais paciente e observador com crianças, enquanto Pastor Belga Malinois pode se assustar com frequência. Isso ocorre porque esse último apresenta uma percepção emocional e sensibilidade maior em relação a humanos do que o Pastor Alemão.
Para tornar as coisas ainda mais confusas, ambas as raças costumam fazer trabalho policial e militar, mas o Pastor Alemão trabalha de forma mais independente quando comparado ao Pastor Belga Malinois, que gosta de agradar.
Lhasa Apso e Shih Tzu
Peso e altura são um dos fatores que se diferenciam entre os Shih Tzu e Lhasa Apso, a medida do Shih Tzu varia de 25 a 27cm, e o peso entre 4 a 8kg. Os Lhasa Apso tendem a ser mais encorpados, oscilando entre 29cm de altura e podem pesar entre 5 a 9 kg
Outro aspecto bem importante são os focinhos, do Lhasa Apso são finos e compridos, enquanto os do Shih Tzu costumam ser achatados.
Uma característica que difere as duas raças também é o formato dos olhos: o Shih Tzu apresenta olhos maiores e um pouco saltados e Lhasa Apsos possuem os olhos mais ovais e menores.
O comportamento de cada um deles é bem diferente, bem como o temperamento. Lhasa Apso são mais protetores e reservados, tendem a estranhar pessoas, demonstram maior independência, são bem ativos e gostam muito de brincar com seus tutores. Os Shih Tzu gostam de brincadeiras com menor frequência, costumam ser mais dependentes dos tutores e são muito sociáveis com outros cachorros e pessoas desconhecidas.
Boston Terrier e Bulldog Francês
Estas raças são ainda mais difíceis de distinguir, isso porque ambos emitem os adoráveis roncos, visivelmente parecem ter o mesmo tamanho e os traços são bem semelhantes.
Fisicamente, o Boston Terrier possui o corpo mais fino e menos musculoso do que o do Bulldog Francês. Por outro lado, o Bulldog Francês é um cachorro mais atarracado e musculoso, podendo ter porte pequeno ou médio.
Um outro fator que os difere são os focinhos, dos Boston Terrier são menos achatados e sem rugas, ao contrário do Bulldog Francês que são achatados e as ruguinhas bem visíveis. Sobre as orelhas, a principal diferença está nas extremidades da região: Boston Terrier possui orelhas pontiagudas e eretas, enquanto o Bulldog Francês conta com orelhas duras e arredondadas nas pontas. No quesito comportamental o Boston Terrier é cheio de energia, eles adoram praticar exercícios, são independentes, leais, agitados e um pouco impacientes. Já o Buldogue Francês é mais tranquilo, menos esportivo, menos agitado, pacientes, procuram mais os tutores para receber atenção e são mais dependentes.
Labrador x Golden Retriever
Os pelos de um Golden são mais ondulados e compridos do que os do Labrador. Outra diferença é a tonalidade da pelagem, enquanto o Golden é encontrado em tons de dourado e creme, o Labrador pode ser amarelo, marrom e preto.
As caudas também são diferentes: do Labrador são mais grossas na base e se afinam até a ponta, geralmente cobertas inteiramente por uma pelagem curta. Já a cauda do Golden é longa, com pelos compridos e lisos, formando uma franja.
Falando de comportamento e temperamento, as duas raças são bem semelhantes. São inteligentes, dóceis, muito obedientes e por essas características são geralmente escolhidos para ser cão-guia e cães terapeutas. Uma diferença que pode ser apontada é que o Golden tende a ser mais carente de atenção pelos tutores e menos agitado que o Labrador.
E você, já se confundiu com essas raças? Comenta aí embaixo com a gente.