Tempo de leitura: 4 minutos
Biscoitos, pães e macarrão estão presentes na maioria dos lares brasileiros, mas será que eles são seguros para os pets? Será que gato pode comer farinha de trigo?
A farinha de trigo é o ingrediente principal de várias receitas. Apesar desse alimento não fazer mal para a maioria das pessoas, a não ser para aquelas que têm doença celíaca ou alguma intolerância alimentar, será que está liberado os bichanos? Confira.
Gato pode comer farinha de trigo?
Os felinos são carnívoros obrigatórios. Isso significa que, quando estão na natureza, eles se alimentam principalmente de fontes de proteína animal. Por isso, o organismo deles não é preparado para extrair a maioria dos nutrientes presentes nos cereais, nas frutas e nos vegetais.
Além disso, o organismo dos gatinhos é muito diferente do humano. Sendo assim, vários alimentos consumidos pelo tutor no dia a dia podem não ser seguros para eles. Por isso, é preciso se perguntar se o gato pode comer farinha de trigo.
Os felinos não aproveitam a maioria dos nutrientes presentes na farinha de trigo. Outro problema relacionado a esse alimento é que ele é rico em calorias, que podem contribuir para o sobrepeso e o desenvolvimento de doenças como diabetes.
Sendo assim, se você se pergunta se gato pode comer pão ou qualquer outro alimento feito com farinha de trigo, saiba que a resposta é não. Isso porque o amigo de quatro patas não obtém nenhum benefício nutricional ao ingerir esse ingrediente e ainda corre risco de desenvolver problemas de saúde.
Alimentação dos gatos
Se você se perguntava se gato pode comer farinha de trigo, já sabe que os alimentos que contêm esse ingrediente não são as melhores escolhas para o amigo de quatro patas.
A melhor comida para gatos é a ração. Esse alimento foi desenvolvido por profissionais especializados em nutrição felina, com todas as vitaminas e minerais que o gato precisa consumir para se manter saudável e forte.
Além disso, existem diferentes tipos de rações, já que esses produtos são divididos de acordo com a fase da vida do pet. Essa variedade de alimentos para gatos é importante porque, dependendo da idade do felino, ele pode precisar de uma quantidade maior ou menor de certos nutrientes.
Como variar a alimentação dos felinos?
Mesmo sabendo que o bichano obtém todos os nutrientes necessários para se desenvolver e ficar saudável com a ração, algumas pessoas ainda querem diversificar a alimentação do amigo de quatro patas.
Se você se perguntava se gato pode comer farinha porque queria variar a alimentação do bichano, oferecendo petiscos com esse ingrediente, já sabe que é melhor evitar. Contudo, para deixar a alimentação do pet mais diversificada, você pode oferecer alguns alimentos naturais:
- aveia;
- melão;
- cenoura;
- abóbora;
- maçã;
- chuchu.
Antes de oferecer qualquer petisco que não esteja listado na lista acima, nem seja ração para gato, é importante verificar se o alimento em questão é tóxico para o felino.
Ração úmida
Uma forma prática de variar a alimentação do amigo de quatro patas é oferecendo um pouco de ração úmida para ele. Esse alimento é seguro, nutritivo e muito saboroso.
Você pode oferecê-lo puro para o gato ou misturar um pouco de ração úmida no meio da ração seca. Dessa forma, você diversifica a alimentação do gato sem comprometer a saúde e o bem-estar dele.
O que fazer se o gato comer algo com farinha de trigo?
Agora que você já sabe se gato pode comer farinha de trigo ou não, é importante manter todos os produtos que levam esse ingrediente na composição longe do alcance do bichano.
Contudo, se o amigo de quatro patas comer um pedaço de pão ou qualquer outro alimento feito com farinha, você não precisa se preocupar. Dificilmente, pequenas quantidades desse ingrediente fazem mal para o pet.
No entanto, para garantir o bem-estar do felino, é importante saber exatamente quais são os sintomas que ele apresenta quando está sofrendo de uma intoxicação alimentar e o que deve ser feito nessa ocasião.
Como saber se o gato está com uma intoxicação alimentar?
Na maioria das vezes, quando o bichano come algo que faz mal e sofre de uma intoxicação alimentar por causa disso, ele costuma apresentar os seguintes sintomas:
- vômito;
- diarreia;
- comportamento muito agitado;
- comportamento excessivamente apático;
- salivação excessiva.
Caso você perceba que o gato está com um ou mais desses sintomas, leve-o ao médico-veterinário imediatamente e não tente medicar o gato por conta própria, nem fazer receitas caseiras para aliviar os sintomas do pet, pois isso pode agravar ainda mais o quadro de saúde dele.
Quem tinha dúvidas se gato pode comer farinha de trigo já sabe que os produtos alimentícios com esse ingrediente não são indicados para o felino. Se quiser garantir uma boa alimentação para o amigo de quatro patas, saiba que você encontra as melhores rações e petiscos para gatos na Petz.