Tempo de leitura: 4 minutos
Quem costuma cuidar de hortas e jardins sabe bem que certos agentes podem ser bastante prejudiciais — e chatos, diga-se de passagem. Insetos, fungos e outros organismos vivos são os principais destruidores de espécies vegetais. Outra situação extremamente incômoda é encontrar lesma na planta.
As lesmas são moluscos, parentes dos caracóis e caramujos (que são basicamente lesmas com conchas na parte dorsal). Pertencem ao mesmo grupo dos animais aquáticos, como polvos e lulas. Existem, inclusive, lesmas que vivem dentro da alga marinha.
Por mais tranquilos e inofensivos que esses animais sejam, eles podem ser bem prejudiciais para os nossos jardins. Lesmas nas plantas costumam ser sinônimo de folhas comidas e raízes danificadas. Por isso, são consideradas pesadelos para muitos jardineiros e paisagistas.
Sendo assim, como contornar essa situação? De que forma identificar e exterminar lesmas no jardim? Para ter essas e muitas outras dúvidas respondidas, continue com a gente até o fim do texto!
Identificando as lemas nas plantas
O primeiro passo para solucionar seu problema de lesma na planta é identificar os bichinhos. A princípio, essa parece ser uma tarefa simples. Afinal de contas, as lesmas são conhecidas por serem animais lentos e de tamanho significativo. No entanto, para algumas pessoas, pode acabar não sendo tão fácil quanto parece.
Isso porque esse tipo de animal tem hábitos noturnos. Dessa forma, durante o dia, elas acabam se escondendo embaixo de pedras, vasos ou até mesmo atrás de enfeites do jardim. Portanto, se você desconfia de que há uma lesma na planta, precisará atrair o bichinho para fora do esconderijo.
Existem vários métodos caseiros para fazer com que as lesmas abandonem seus abrigos. O primeiro deles é criar armadilhas com chuchu (sim, o vegetal), que é um alimento bastante apreciado pelos animais. Outra maneira de confeccionar iscas é embeber sacos de estopa com cerveja.
As lesmas serão atraídas e, dessa forma, será fácil identificá-las e removê-las da sua planta. É importante, porém, lembrar-se de nunca tocá-las sem luvas de proteção, pois os bichinhos podem transmitir doenças.
Aposte na prevenção
Você já ouviu aquele ditado: “É melhor prevenir do que remediar”? Quando falamos em jardins, esse dito popular passa a ter ainda mais significado. Isso porque, muitas vezes, quando nos deparamos com um problema em nosso quintal, pode ser tarde demais para contorná-lo. Assim, é importante estar sempre um passo adiante.
Em caso de lesma na planta, a situação pode acabar fugindo do seu controle da noite para o dia. Isso porque esse animal é hermafrodita (tem aparelho reprodutivo masculino e feminino) e se reproduz em velocidade acelerada. Esses moluscos podem botar até 400 ovos por ano.
Dessa forma, acaba sendo muito fácil se deparar com uma infestação de lesmas no jardim. Assim, antes de entender como acabar com lesmas, é importante aprender a evitar cenários propícios para a reprodução e o desenvolvimento desses animais invertebrados.
Comece limpando bem a área na qual estão localizadas as suas plantas (vasos, canteiros, hortas ou jardins). É importante remover o máximo de detritos possível, pois pedras, galhos e folhas soltas são os locais onde as lesmas mais gostam de botar seus ovos.
Alguns elementos naturais, como restos de plantas e ervas daninhas, podem até mesmo servir de alimento para os moluscos. Vale ressaltar que escombros, como tijolos e tábuas de madeira, também são ótimos esconderijos para os bichinhos. Sendo assim, retire todos do seu jardim.
Além disso, vale dizer que ambientes úmidos são mais propícios ao surgimento dos animais. Portanto, não regue demais as suas plantas nem deixe acumular água nos entornos do jardim. Seguindo esses passos, você não precisará se preocupar em saber como eliminar lesmas das suas plantas.
Acabando com o problema!
Se você não se atentou aos cuidados acima, com certeza deve estar querendo saber como matar lesma, não é?. Por sorte, existem várias maneiras de acabar com os moluscos indesejados do seu cantinho verde.
O maior inimigo desses bichinhos é, sem dúvidas, o sal. Você pode criar barreiras de sal (ou até mesmo bicarbonato de sódio) para manter as lesmas afastadas das suas plantas. Atente-se apenas para não salinizar o solo em excesso, pois isso pode ser prejudicial para o jardim.
Você também pode contar com a ajuda de inseticidas caseiros que tenham efeito sobre as lesmas ou até mesmo predadores naturais. Brasas de churrasqueira também são boas opções, pois desidratam os animais e são menos prejudiciais para o solo do que o sal.
Esperamos que agora seja muito mais fácil lidar com a situação de lesma na planta. Para mais dicas de jardinagem, continue de olho nos conteúdos exclusivos do blog da Petz!