Pular para o conteúdo

Pesquisadores divulgam vídeo sobre a toxoplasmose

  • por

Vídeo disponibilizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) traz informações para  o público em geral que ajudam a compreender a toxoplasmose.

Trata-se de uma animação divertida que descreve o ciclo de vida, as vias de transmissão e as formas de controle e prevenção de T. gondii, um parasita de enorme importância em saúde única, de alta prevalência no Brasil, e que é capaz de infectar mamíferos e aves, causando a toxoplasmose.

A toxoplasmose, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das mais importantes doenças transmitidas por alimentos em todo o mundo, pode levar a problemas reprodutivos, como abortamento. Em seres humanos, a doença pode causar também problemas oculares e neurológicos importantes ao feto.

Segundo a pesquisadora Hilda Fátima de Jesus Pena, a produção pode ser uma incrível ferramenta educacional para diferentes audiências, como proprietários de rebanhos e para a população em geral. “Nós esperamos que sua divulgação ajude a aumentar a consciência sobre a toxoplasmose e sobre as formas de prevenir a infecção, desmistificando conceitos, particularmente quanto ao papel do gato”, destacou. 

O audiovisual faz parte do projeto de pesquisa “Caracterizando a Virulência de Toxoplasma gondii: o papel do hospedeiro e do patógeno”, um projeto que está sendo desenvolvido com recursos da Fapesp, no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS), em parceria com o Moredun Research Institute (MRI), da Escócia.

A equipe de pesquisadores brasileiros é formada pela Dra. Hilda, o professor Marcos Amaku, que tem auxiliado com a parte estatística do projeto, e a Dra. Daniela Pontes Chiebao, que é aluna do Programa de Pós-Doutorado do VPS. Confira o vídeo:

Fonte: FMVZ-USP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária comenta a importância da “gatificação” dos ambientes para a espécie felina

Entender os hábitos do vetor da leishmaniose visceral ajuda a se proteger contra a doença

Proteção Animal Mundial atua na soltura de dois tamanduás-bandeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *