Tempo de leitura: 4 minutos
Os felinos são muito carinhosos. Sempre que podem, eles se esfregam nas pernas dos tutores. Diferentemente dos cães, os bichanos não costumam dar lambidas, e a língua deles parece uma lixa. Porém, por que gato tem língua áspera?
Todo mundo sabe que os bichanos são muito limpinhos. Eles passam de 30% a 50% do dia tomando banho de gato. Com as lambidas, eles mantêm os pelos alinhados e livres de nós, além de retirarem toda a sujeira possível do corpo. A seguir, saiba mais sobre a língua dos felinos.
Outros motivos para os gatos se lamberem
Ao se lamber, o gato massageia a pele com a língua, melhorando a circulação sanguínea. Isso deixa a pele e o pelo mais saudáveis. A lambeção também espalha melhor a gordura produzida pelas glândulas sebáceas, mantendo a pelagem mais brilhante.
Lamber tem efeito calmante
O gato pratica alongamento e relaxamento enquanto se lambe! Ao tentar alcançar cada centímetro do corpo, ele levanta e estica as perninhas, dobra a coluna e faz posições que deixam qualquer praticante de yoga com inveja!
O relaxamento é uma lembrança da mamãe gato. Ela lambe os filhotes por diversos motivos, principalmente para manter a calmaria entre os bebês. O pet adulto repete o ritual que aprendeu com a mãe para relaxar.
Ajuda na alimentação
A língua áspera do bichano tem uma função primordial na apreensão do alimento. Nos gatos de vida selvagem, ela ajuda a retirar a pele da presa e a carne que fica presa nos ossos.
É refrescante
Quando o felino se lambe, ele deixa os pelos um pouco molhados. Isso ajuda o peludo a se refrescar. Uma das curiosidades sobre gatos é que eles não têm glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo. Então, as lambidas auxiliam na diminuição da temperatura corporal em dias quentes.
Instinto de sobrevivência
Já reparou que o gato realiza a limpeza após se alimentar? Isso vem dos antepassados da espécie, que se limpavam após comerem as presas, evitando que o cheiro de comida atraísse predadores. Porém, você deve querer saber o que isso tem a ver com a pergunta “por que gato tem língua áspera?”.
“Espinhos” na língua
A língua do gato é áspera devido à diferenciação das papilas gustativas. Enquanto as humanas e as dos cães são redondinhas e moles, as dos gatos são pontudas, inclinadas e queratinizadas.
A queratina é a mesma camada que temos nas unhas, que são duras. Então, por que gato tem língua áspera? É devido a essa substância que envolve as papilas gustativas, deixando-as resistentes!
Mais uma curiosidade: esses “espinhos” na língua dos felinos são retráteis, assim como as garras deles. Quando o bichano não está se lambendo, as papilas gustativas ficam “deitadas” e alinhadas sobre a língua.
Essa capacidade de retração do espinho faz com que os pelos que ficam presos ali saiam e sejam engolidos, formando as famosas bolas de pelos, que o pet pode vomitar ou eliminar pelas fezes.
Banho com água para gatos
Já que a língua do gato é poderosa, promovendo a limpeza e o desembolo dos pelos, é preciso dar banho com água nos felinos? A resposta é: depende. Isso varia conforme a pelagem do bichano.
Caso o animal tenha pelos curtos ou semilongos, as lambidas são suficientes para manter a pelagem alinhada e livre de nós. Porém, gatos com fios longos precisam de uma ajuda extra.
Eles necessitam ser escovados diariamente, de forma efetiva. Isso auxilia na remoção dos pelos mortos, diminuindo a chance de formação de nós, e reduz a ingestão de fios e a formação de bolas de pelos no estômago do pet.
O que significa quando o gato lambe a mim ou aos outros animais da casa?
Isso significa que ele te considera um membro da família! As mamães lambem seus filhotes como uma forma de uni-los, deixando-os com o odor do grupo. Isso não explica por que gato tem língua áspera, mas mostra como é gostoso ser lambido por um felino, não é?
Essa também é uma forma de demarcação para os membros desse grupo se reconhecerem. Por isso, o gatinho lambe você e os outros animais da casa, deixando todos com o mesmo cheiro!
Pelo mesmo motivo, muitos gatos assopram para o outro que acabou de voltar do banho e tosa! Como o cheiro não é o mesmo, eles não reconhecem o indivíduo e o tratam como um estranho.
A língua não é a culpada pelo apetite seletivo dos gatos!
As papilas gustativas dos gatos não sentem sabores doces. Além disso, elas reconhecem muito pouco outros gostos. Enquanto os humanos têm de 4000 a 8000 papilas gustativas, os felinos só possuem 400.
Então, por que eles são tão seletivos com o que comem e são difíceis de enganar na hora de dar remédio? A culpa é do olfato, 15 vezes mais apurado do que o humano, além da presença de um órgão auxiliar, o vomeronasal!
Aprender a resposta para “por que gato tem língua áspera” ajuda a perceber como os felinos são incríveis! Eles merecem todo carinho, atenção e petiscos! Então, visite a loja da Petz e compre um delicioso mimo para seu amigo!