A alergia a gatos é um problema bastante incômodo na vida dos que tem um pet felino, e pode restringir bastante o seu tempo de brincadeiras com o bichano, já que em um período bem curto algumas reações já começam a se manifestar nas pessoas, em função dos alérgenos do animal. Embora haja no mercado atual uma série de medicamentos – tanto para os gatos como para as pessoas alérgicas a eles – para diminuir os sintomas e reações causadas por esse tipo de problema, nenhuma delas é, de fato, 100% eficaz e, dessa forma, os proprietários de bichanos seguem com dificuldade para poder brincar e abraçar seus pets à vontade.
De acordo com a crença popular, a alergia a gatos seria uma complicação que ocorre em função dos pêlos do animal. No entanto, recentes pesquisas e estudos provam que a pelagem do felino, em si, não causa as reações alérgicas, sendo a pele e a saliva do gato as reais desencadeadoras de sintomas como espirros e tosse.
Portanto, podemos concluir que a existência de gatos hipoalergênicos (amplamente divulgada por fontes nada confiáveis da web) é puro mito e, como prova disso podemos citar os gatos da raça Sphinx, por exemplo; que na grande maioria das vezes não tem pêlo algum no corpo e, ainda assim, podem provocar reações em pessoas alérgicas.
Uma pesquisa bem recente da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, afirma ter identificado a proteína que há no corpo dos gatos e desencadeia as reações alérgicas, aumentando as esperanças de uma cura definitiva para o problema, já que, até então, a causa exata do fator alérgeno nos felinos era desconhecida. Confira, neste artigo, um pouco mais sobre as causas, sintomas, dicas de prevenção e os dados recém descobertos sobre a alergia a gatos, e prepare-se para passar cada vez mais tempo com seu pet.
Leia Mais: Cuidar de um Gato – Dicas e sugestões
–>
- Categorias:
- Comportamento dos Gatos, Saúde do Gatos
- Tags:
- alergias, alérgicas, bem-estar, bichanos, cuidados, espirros, felinos, gatos, pets, reações
ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.