Tempo de leitura: 4 minutos
Quem tem um pet de estimação deve ficar atento aos cuidados com a saúde. Além disso, nem tudo que está na internet é a solução para algum problema. Uma questão disseminada recentemente é se cachorro pode comer enxofre.
O enxofre é usado para diversas finalidades, mas será que pode tratar problemas de saúde nos cães? Hoje, você confere mais sobre o uso do componente para acabar de vez com as dúvidas, esclarecendo se cachorro pode comer enxofre ou não.
O que é enxofre?
O enxofre é um mineral encontrado na natureza em regiões vulcânicas, fontes termais e depósitos sedimentares, assim como em alguns alimentos, como a mostarda e a cebola.
Ele também está em alguns minerais, como a pirita (dissulfeto de ferro), a galena (sulfeto de chumbo), o cinábrio (sulfeto de mercúrio) e a esfalerita (sulfeto de chumbo). Embora tenha origem natural, será que o cachorro pode comer enxofre?
Saiba se cachorro pode comer enxofre
Antes de saber se é possível dar enxofre para cachorro, é preciso entender onde o mineral é usado. Assim, você tem uma ideia melhor se o consumo canino é permitido. O uso do enxofre está presente na fabricação de:
- pólvora;
- adubo;
- ácido sulfúrico;
- borracha;
- branqueamento de papel;
- sabonetes especiais;
- cosméticos.
O enxofre é usado com frequência na produção de produtos químicos. Mesmo que também esteja presente na composição de alguns medicamentos, esses produtos devem ser indicados apenas por um profissional de saúde.
Assim, não é permitido oferecer enxofre para cachorro. O médico-veterinário deve indicar o produto mesmo no uso em sabonete para sarna ou dermatites. Isso porque existe um procedimento a ser seguido para o cão não lamber a espuma.
Somente um profissional deve indicar o uso por meio de medicamentos, suplementos ou alimentos, pois, dependendo da quantidade, é tóxico para os cachorros.
Alimentos que contêm enxofre
Agora que você já sabe se cachorro pode comer enxofre, veja, a seguir, uma lista com os principais alimentos que contêm o mineral. A maioria deles não é indicada para o consumo dos cachorros.
Vegetais
Entre os principais vegetais que possuem enxofre, estão o nabo, a couve-flor, o brócolis, a rúcula, a couve e o agrião, ou seja, os crucíferos. Eles são permitidos na alimentação dos cachorros com moderação.
Além disso, eles precisam ser muito bem higienizados, cozidos e oferecidos esporadicamente, como petiscos. Afinal, uma ração de qualidade, como a Premium e a Super Premium, possui todos os minerais que os cães precisam.
Alho e cebola
O alho e a cebola também possuem grandes quantidades de enxofre. Ambos são prejudiciais aos cachorros, pois podem causar anemia. Por isso, são proibidos na rotina alimentar.
Abacate
O abacate é uma fruta rica em enxofre e que possui uma substância chamada persina, extremamente tóxica aos cachorros. Portanto, também está proibido na alimentação dos peludos.
Grãos
Alguns grãos e leguminosas também contêm enxofre. O feijão é um dos poucos que pode ser oferecido aos cachorros, desde que cozido sem tempero. No entanto, também deve ser orientado por um especialista, já que a ração possui os mesmos nutrientes.
Leite
O leite e os derivados são alimentos que contêm compostos de enxofre proibidos para os cachorros. Para a alimentação humana, são fontes de cálcio. Como a maioria dos cães é intolerante à lactose, é melhor prevenir.
Cachorro pode tomar banho com sabonete de enxofre?
Você já deve ter visto sabonete de enxofre para cachorro nos pet shops, sendo uma boa opção para tratamentos de sarnas e micoses. No entanto, somente um profissional pode indicar o produto, já que alguns cuidados são necessários na hora do banho.
Apesar de tóxico para os cachorros em grandes quantidades, um dos benefícios do enxofre no sabonete é a ação anti-inflamatória, adstringente e bactericida. Assim, além de ser eficaz em alguns tipos de dermatites, ainda protege a pele.
Cachorro pode tomar banho com sabonete de enxofre para animais de estimação, desde que indicado pelo médico-veterinário e seguindo alguns cuidados:
- molhe todo o pelo do cachorro com água morna;
- coloque o colar elizabetano, conhecido como cone, para ele não lamber a espuma;
- ensaboe todo o corpo do cachorro, evitando áreas próximas aos olhos;
- enxágue e deixe ele secar naturalmente.
Uma dúvida comum entre os tutores é saber se é possível usar sabonete de enxofre humano no cachorro. Isso não é indicado, pois os produtos caninos são formulados conforme as necessidades deles. O ideal é que cada um use o seu.
O consumo puro não é permitido, mas alguns alimentos para os pets possuem o mineral. Como complementação, somente um médico-veterinário pode indicá-los. Portanto, não pense em colocar enxofre na ração ou oferecer alimentos com alta concentração, como é visto na internet!
Se você gostou de saber se cachorro pode comer enxofre, continue descobrindo outros alimentos proibidos na dieta do animalzinho aqui, no blog da Petz. Assim, você os evita e mantém uma dieta segura!