Pular para o conteúdo

Cachorro pode comer salsão? Descubra aqui!

  • por

Tempo de leitura: 4 minutos

Para oferecer uma alimentação balanceada e saudável para o cão, é preciso saber o que ele pode ou não comer além da ração, principalmente, em relação aos vegetais. Uma dúvida comum é se cachorro pode comer salsão.

Plantação de salsa.

Algumas verduras e legumes são liberados aos cachorros, pois possuem vitaminas e proteínas fundamentais em uma alimentação saudável para cães. O ideal é que a ração seja a base da dieta, mas outros alimentos fazem bem.

Benefícios do salsão

O salsão também é conhecido como aipo, sendo aproveitados o caule e as folhas. Entre os principais benefícios, está o fato dele ser rico em vitamina C, possuir ação antioxidante, combater os radicais livres e ter fibras com pouquíssimas calorias.

Geralmente, ele é usado como tempero nos alimentos ou cru em saladas, mas como tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, também serve para fazer chá.

No entanto, será que esses benefícios são válidos para todas as espécies, incluindo os animais domésticos? Saiba se o cachorro pode comer salsão e quais são os cuidados com a dieta canina.

Saiba se cachorro pode comer salsão

Sim, cachorro pode comer salsão! Inclusive, ele é usado na alimentação natural do pet. Ao ingeri-lo, o animal pode usufruir dos benefícios citados anteriormente, principalmente das vitaminas do complexo B.

Aliás, existem algumas verduras que o cachorro pode comer além da ração, introduzidas na alimentação diária. Isso porque esse pet é onívoro, o que significa que consegue aproveitar os benefícios dos vegetais.

No entanto, mesmo sabendo que o cachorro pode comer salsão, é preciso seguir certas precauções. Todo o cuidado ajuda a manter as propriedades do alimento e a saúde do amigo de quatro patas em primeiro lugar.

Como servir salsão ao cachorro?

O cachorro pode comer aipo eventualmente, tanto cru como cozido. Porém, existem cuidados a serem tomados. Para oferecê-lo cru, lave-o muito bem, corte-o em pequenos pedaços e dê ao pet ou coloque na ração. Se oferecê-lo cozido, ferva por cerca de dez minutos no vapor, espere esfriar completamente e sirva.

Cachorro da raça pug comendo no comedouro branco.

O ideal é que você ofereça outros tipos de verduras para cachorros além do salsão e nunca exagere na quantidade. Observe se o alimento não causou alguma reação inesperada e em caso ele apresente vômitos e diarreia, não sirva mais.

Em seguida, saiba mais sobre quais outros alimentos que cachorro pode comer.

Quais vegetais o cachorro pode comer?

O cachorro pode comer salsão bem como outros vegetais. Os legumes e as verduras são fontes de fibras e vitaminas oferecidos ao pet.

Uma dica é fornecê-los como petiscos, desde que não ultrapassem 10% da porção calórica recomendada. Ao acostumar o cachorro com alimentos naturais, você traz benefícios à saúde do animal. Veja alguns exemplos abaixo.

Entre os legumes que o cachorro pode comer, estão a mandioquinha e a batata. No entanto, sirva pequenas quantidades cozidas. Quando servidas cruas, elas são tóxicas ao cão.

Que tal dar um petisco saudável com poucas calorias? O chuchu e o pepino são os alimentos ideais: ambos são ricos em água e podem ser servidos crus, mas não esqueça de tirar a casca.

Não são apenas os coelhos que gostam de se deliciar com cenoura. O cachorro também costuma aceitar esse alimento. Inclusive, ele pode ser servido cru ou cozido.

A ervilha também é um excelente petisco para o cachorro. Entre os diversos benefícios, ela ajuda a manter o intestino saudável e pode ser fornecida in natura.

As verduras de folhas verdes têm mais benefícios para o cachorro. Isso porque elas são ricas em fibras, vitaminas e minerais, possuindo poucas calorias.

Entre as mais fáceis de oferecer e benéficas ao cachorro, estão o espinafre, o repolho, o brócolis e a couve. Esses alimentos podem ser oferecidos cru ou cozidos diariamente, já que não são calóricos.

Cachorro pode comer frutas?

O cão também pode comer algumas frutas ocasionalmente e como petisco, como a maçã, a pera, a banana e o morango. No entanto, em excesso, podem causar obesidade, por conta da frutose, então ofereça em pequenas quantidades e varie os tipos. Se for possível, opte pelas versões orgânicas.

Cachorro da raça rottweiler segurando o comedouro verde na boca.

Quer saber mais sobre a alimentação dos animais de estimação? O cachorro pode comer salsão e muitas outras comidinhas abordadas diariamente aqui, no blog da Petz. Confira tais conteúdos e não se esqueça que, no e-commerce, estão as melhores rações caninas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *