Tempo de leitura: 3 minutos
Ora-pro-nóbis é uma planta medicinal que age para eliminar as toxinas do organismo humano. Porém, será que cachorro pode comer ora-pro-nóbis? Tudo que faz bem para as pessoas desperta a curiosidade de saber se também proporciona vantagens aos pets.
Veja mais sobre os benefícios, o valor proteico, o motivo dessa planta se tornar tão popular e se você pode dar ora-pro-nóbis para cachorro.
Saiba se cachorro pode comer ora-pro-nóbis
Existem diversas plantas usadas para a saúde, mas será que cachorro pode comer ora-pro-nobis? Qualquer tipo de erva medicinal deve vir da orientação do médico-veterinário antes de ser inserida na alimentação do cachorro.
Muitas plantas são tóxicas ao animal, por isso é necessário ter cuidado. Entretanto, o cachorro pode comer ora-pro-nóbis, já que ela não é tóxica para ele. Você sabe para que serve ora-pro-nóbis e como ela age no organismo?
O que é ora-pro-nóbis?
A ora-pro-nóbis está categorizada como uma Panc (Planta Alimentícia Não Convencional). Geralmente, ela nasce no mato, mas é cada vez mais inserida na alimentação das pessoas, usada em saladas, refogados, sucos, chás e farinhas.
A planta ora-pro-nóbis tem um teor proteico muito grande, por isso, é usada na alimentação vegana para substituir a carne. Essa Panc também é rica em fibras, ajudando o intestino a funcionar, além de controlar os níveis de colesterol no sangue.
A ora-pro-nóbis é rica em vitaminas do complexo B, ajudando no fortalecimento da imunidade. Ela também possui cálcio, ferro e fósforo, minerais importantes e fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
Como inserir a ora-pro-nóbis na alimentação do cachorro?
Embora não exista nenhuma contraindicação da ora-pro-nóbis para cachorro, não há estudos que comprovem que ela oferece os mesmos benefícios medicinais quando usada pelos humanos.
Por isso, a ração ainda é o alimento mais indicado para os cachorros, em qualquer fase da vida. No mais, só insira a ora-pro-nóbis na rotina alimentar se o médico-veterinário achar necessário e indicar os cuidados.
O cachorro pode comer quais outras plantas?
O cachorro pode comer ora-pro-nóbis e outras plantas não tóxicas, muito usadas pelos tutores que preferem uma alimentação natural, composta por frutas, legumes e verduras.
Um exemplo de planta liberada é a grama. Ela melhora a digestão e inclui fibra no organismo do cão. Alguns pet shops já vendem a graminha pronta, mas você pode cultivar em casa. Basta plantar trigo, milheto e alpiste.
Para incluir alguma Planta Alimentícia Não Convencional na alimentação do seu amigo de quatro patas, consulte o médico-veterinário. Assim, todos os nutrientes necessários são garantidos de forma segura.
A ração tem vantagens nesse sentido, pois é um alimento completo e processado. Ou seja, cada grão possui as vitaminas, os minerais e as proteínas que o cachorro precisa diariamente.
Plantas tóxicas para o cachorro
Assim como existem algumas plantas que o cachorro pode comer, outras são completamente tóxicas para ele. Se você tem um animal de estimação, não cultive as seguintes espécies em casa:
- Babosa;
- Bico-de-papagaio;
- Azaleia;
- Costela-de-adão;
- Espada-de-são-jorge;
- Copo-de-leite;
- Lírio;
- Hortênsia;
- Jiboia;
- Comigo-ninguém-pode.
Caso o cachorro se alimente de alguma dessas plantas, deve ser levado à emergência médica-veterinária imediatamente. Dependendo da quantidade, é possível haver intoxicação e problemas decorrentes.
Gostou de saber que cachorro pode comer ora-pro-nóbis e outras plantas? Lembre-se que o principal alimento seguro para o cão é a ração, que pode ser encontrada aqui, na Petz!