Tempo de leitura: 4 minutos
Para quem ama flores e plantas não há nada mais interessante do que conhecer novas espécies, não é mesmo? Por isso, se você está pensando em montar um jardim vertical na sua casa, não deixe de aprender mais sobre as plantas trepadeiras.
Além de serem lindas e terem padrões especiais, essas maravilhosas plantas são bem variadas. Assim, não faltam opções para você decorar a sua casa. Para isso, contudo, primeiro é preciso saber um pouquinho mais sobre as características delas.
Desde trepadeiras para muro até aquelas que podem ser criadas em vaso, temos algumas opções para apresentar! Continue lendo os tópicos a seguir e confira dez nomes de espécies diferentes de plantas trepadeiras que você pode ter em casa no seu espaço verde.
1. Unha-de-gato
Uma das primeiras espécies que vamos apresentar é a trepadeira unha-de-gato. Bem abundante e comum nos muros de casas, ela é vista em muitas ruas. Mesmo que prefira um ambiente que receba sol durante todo o dia, ela também consegue crescer plenamente em meia-sombra.
Por isso, você não precisa se preocupar se estiver pensando em plantá-la em um muro sem tanta luz solar. Por outro lado, não é uma boa ideia colocá-la como revestimento de paredes. Isso porque essa é uma das plantas trepadeiras que concentra grandes quantidades de água, deixando o local bem úmido.
2. Trepadeira-castanha
Em busca de espécies de trepadeiras para o seu jardim? A trepadeira-castanha é uma ótima opção para você considerar! Isso porque ela dá um efeito ornamental ao espaço ao ar livre, com belas folhas revestindo toda a superfície.
Porém, é preciso ter cuidado extra na hora de escolher cultivar essa bela planta. Isso porque o local ideal para o cultivo deve ter um clima ameno, já que ela não aguenta altas temperaturas. Por isso, tenha bastante atenção!
3. Sapatinho-de-judia
Uma das plantas trepadeiras queridinhas dos decoradores é a sapatinho-de-judia. Isso porque ela possui uma linda coloração, trazendo um toque de cor todo especial ao seu espaço verde.
Porém, se você estiver esperando por uma planta com crescimento rápido, ficará um pouco desapontado. Isso porque essa trepadeira tende a demorar um pouquinho para se desenvolver completamente. Lembre-se: o cultivo deve contar com sol pleno.
4. Ipomeia-rubra
Mais um dos tipos de plantas trepadeiras que você não pode deixar de fora da sua lista é a ipomeia-rubra. Ao contrário das espécies que citamos acima, ela é tropical. É possível vê-la bem desenvolvida já no primeiro ano.
Com lindas flores rosas no meio das folhagens, essa trepadeira é uma linda adição à decoração. Contudo, é importante ter alguns cuidados quanto às suas necessidades: ela é sensível ao frio e precisa de regas frequentes.
5. Trombeta-chinesa
Essa é mais uma das trepadeiras coloridas para você ter em seu jardim e deixar o ambiente ainda mais bonito! A trombeta-chinesa é delicada, com folhas com várias nuances de verde-escuro e floração entre o vermelho e o alaranjado.
Indicada para as regiões de clima mais ameno e frio, ela se adapta bem às regiões ao sul do Brasil, em que as temperaturas não aumentam muito. Contudo, é comum que no inverno ela perca um pouco de sua robustez. Lembre-se de deixá-la sempre ao sol.
6. Falsa-vinha
Entre as opções de trepadeira usadas para cobrir os muros e os cercados está a falsa-vinha. Com as folhas bem parecidas com as da uva, ela é um encanto para quem quer dar um toque todo especial de uma vinícola italiana ao ambiente.
Para quem está à procura de uma trepadeira com urgência, essa planta tem crescimento rápido e pode dar frutos. Porém, fique atento, pois estes não são comestíveis!
7. Alamanda-amarela
Caracterizada pelas folhas verdes e flores amarelas que aparecem somente na primavera e no outono, a alamanda-amarela chama muita atenção dos apaixonados por plantas trepadeiras. Se adapta bem a climas quentes e amenos, porém, é preciso ter um cuidado especial com as baixas temperaturas.
8. Bougainvillea
Também chamada de primavera, a bougainvillea é um arbusto que pode ser cultivado como uma planta trepadeira. É usado principalmente como ornamentação de muros, colunas e até coberturas de pérgolas.
O toque de encanto principal dessa planta são as fortes cores das flores. Ao contrário das outras trepadeiras, o cultivo é feito em vasos e canteiros. Para manter o formato arredondado, você deve podá-la constantemente.
9. Rosa trepadeira
Se você está procurando uma planta trepadeira de clima frio, a rosa trepadeira é a mais indicada. Porém, para cultivá-la, você precisa de arcos de sustentação ou treliças, já que os galhos não aguentam muito peso. Além disso, as flores só aparecem durante a primavera e o outono.
10. Lágrima-de-cristo
Bem comum em jardins de inverno, a lágrima-de-cristo é uma planta trepadeira cultivada em vasos com a ajuda de treliças e colunas. Ela é encontrada, na maioria das vezes, na coloração branca, com o centro avermelhado, dando um toque elegante ao ambiente.
Pronto para pôr a mão na massa e ter as suas próprias plantas trepadeiras? Para isso, conte a gente! Acesse o site da Petz e encontre vários produtos de jardinagem para te ajudar.