Filhotes ou adultos, os cachorros podem ser extremamente bagunceiros e levar seus proprietários a loucura pela falta de obediência. No entanto, o mundo dos pets descobre novas técnicas para o ensino de comandos e comportamento para os animais a cada dia que passa, e o adestramento inteligente se torna cada vez mais popular entre os donos de cães fanfarrões.
Tendo os reforços positivos como base, o adestramento inteligente trabalha em cima das ações corretas realizadas pelos pets, evitando qualquer tipo de violência nos momentos em que o cão tem uma atitute reprovável. Benéfico para o aprendizado dos cachorros, esse tipo de adestramento também influencia positivamente os seus donos, que aprendem a lidar com os pets de uma maneira mais calma e clara, gerando resultados cada vez mais positivos.
Os cães filhotes que tiverem a partir de 50 dias de vida já podem começar a aprender com o adestramento inteligente e, por não haver limite de idade, é possível que até mesmo os cachorros idosos compreendam comandos por meio dessa técnica – totalmente focada em recompensas por bom comportamento.
Conheça, abaixo, algumas das principais características desse tipo de treinamento para cães, e entenda por que o uso da violência no adestramento pode causar traumas e uma dificuldade ainda maior em ensinar os animais.
Leia Mais: Uivo – O que significa e por que meu cachorro uiva?
Como funciona o adestramento inteligente
Conforme descrito anteriormente, os reforços positivos são a base principal do adestramento inteligente, que valoriza as atitudes corretas dos cachorros para influenciar o seu aprendizado. Quem conta com um amigo de quatro patas em casa já sabe que boa parte das técnicas de ensino para animais envolve recompensas, e é justamente por meio delas que esse tipo de treinamento funciona nos cães, que passam a associar a experiência do aprendizado com sensações boas e gostosas de carinho e aprovação.
Além de ajudar que o animal assimile de maneira mais rápida os comandos que recebe, esse adestramento também dá prazer para o animal, que compreende os benefícios que pode receber ao obedecer as ordens do proprietário e se comportar direito. Assim como em outros tipos de treinamento de cães, o clicker e os petiscos são ferramentas fundamentais no adestramento inteligente para cães, já que, neste processo, quem ensina deve ser capaz de mostrar ao animal a exata ação que lhe rendeu uma recompensa.
Outros apetrechos como apitos e buzinas também podem exercer a função do clicker nesse trabalho, no entanto, é importante lembrar que o som da ferramenta usada não deve ser alto (para não prejudicar a audição dos cães, que é extremamente sensível) nem longo demais, já que o treinamento é chamado de “inteligente” justamente pelo fato de o cachorro poder perceber o comportamentocorreto pelo qual está sendo recompensado – por meio do barulho que escuta enquanto realiza a ação.
Pela falta de prática em treinamentos para animais, o mais indicado é que os donos possam contar com a ajuda profissional de um adestrador durante o início do processo – que deve ser acompanhado pelo proprietário sempre que possível – podendo compreender as técnicas e seguir colocando-as em prática. Esse acompanhamento do dono nos treinamentos ajuda tanto na evolução do aprendizado como na formação de um laço afetivo ainda maior entre cachorro e proprietário, o que facilita bastante o processo.
Basicamente, o adestramento inteligente define que o dono (ou o adestrador) acione o clicker durante o exato instante em que o animal estiver executando o comando que lhe foi pedido – indicando qual é o comportamento adequado para ele – e, em seguida, ofereça algum tipo de recompensa que lhe agrade, como um petisco ou muitos carinhos.
Latidos constantes, xixi fora de lugar, entrada em cômodos proibidos, mordidas e arranhões em desconhecidos e puxadas na guia nas horas de passeio são alguns dos problemas que podem ser resolvidos e amenizados por meio do adestramento inteligente; processoque, quando realizado da maneira correta, permite ensinar os comandos mais básicos com eficiência para os cães em cerca de seis meses – sendo que esse período pode variar bastante de acordo com o número e frequência de aulas, além da própria personalidade do cachorro.
Violência não!
Totalmente baseado em recompensas, o adestramento inteligente evita qualquer tipo de violência e repreensão, evitando que os animais desenvolvam um comportamento agressivo em função do modo como são tratados pelos donos. Além disso, esse tipo de treinamento garante que o animal não associe o seu aprendizado com um cenário ruim e desagradável; já que isso pode contribuir muito para a falta de vontade do animal em aprender ou mesmo passar por qualquer processo de ensino – tendo em vista que a violência, quando usada, será o fator principal na mente do cão nesses momentos.
Link deste artigo:
ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.
var FB_APP_ID = '106494692855697'; var FB_SCOPE = 'user_birthday,email, publish_actions';
///*** LOAD AND START FB API ***///
window.fbAsyncInit = function() { FB.init({ appId : FB_APP_ID, xfbml : true, status : true, cookie : true, version : 'v2.8' }); FB.AppEvents.logPageView(); };
(function(d, s, id){ var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = " fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
var facebookLogin = function() { FB.login(function(response) { if (response.authResponse) { $('#give_me').val('Obrigado! :)'); } else { console.log('User cancelled login or did not fully authorize.'); } }, { scope: FB_SCOPE }); }
///*** <./ LOAD AND START FB API ***///