Pular para o conteúdo

Vermifugação de gatos deve ocorrer 30 dias após o nascimento

  • por

Os vermífugos são medicamentos que combatem diversos tipos de vermes, sendo que alguns produtos apresentam ação em protozoários que acometem, principalmente, o trato gastrointestinal de gatos. Quem nos explica é a médica-veterinária especializada em Medicina de Felinos no Hospital Veros, docente do curso de Medicina Veterinária, das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), conselheira Fiscal da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos (ABFeL) e membro da American Association of Feline Practitioners (AAFP), Camila Ferreiro.

Além disso, a profissional ainda comenta que há parasitas que podem gerar quadros pulmonares em felinos, além da importância do fármaco relacionada ao caráter zoonótico (transmissão para os humanos).

Sobre as apresentações do vermífugo focado em gatos, Camila compartilha que existem diversos produtos, na dependência de qual parasita encontra-se em questão. “De forma geral, existem formulações em comprimidos (palatáveis ou não) e formulações em pour on (absorção transdérmico) ou seja, de forma tópica”, cita.

A  médica-veterinária, residente em clínica médica de pequenos animais, Renata Borges da Silva, adiciona que  as medicações devem ser administradas em um ambiente calmo, sem barulho. “O gato deve ser contido de forma que não seja machucado, o tutor pode envolver o animal em uma toalha para que ele não consiga se mover. Após a contenção, pode ser administrada a medicação em comprimido ou líquido e, em seguida, é importante fornecer petiscos ou atividades, como o passeio com o felino, algo que ele goste bastante, assim, terá um reforço positivo após a medicação”, orienta.

Em geral, em gatos domiciliados, a vermifugação pode ser realizada a cada seis ou 12 meses e, em gatos que têm acesso à rua, a cada quatro meses, é o que revela o médico-veterinário do Hospital Catus Medicina Felina, Reginaldo Pereira de Sousa Filho. “O médico-veterinário deve explicar os benefícios da vermifugação e exemplificar algumas doenças que podem ocorrer em animais não vermifugados”, corrobora.

Leia a reportagem completa na edição de janeiro da C&G VF, o acesso é gratuito aqui.

(Foto: C&G VF)

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Profissionais comentam vínculo afetivo entre animais e pessoas em situação de rua

Por que cães e gatos de estimação têm o costume de levar animais mortos a seus tutores?

Campanha ‘Verão Pet Seguro’ do CRMV-RS reforça os cuidados na estação mais quente do ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *