Tempo de leitura: 4 minutos
Ouvir o canto dos pássaros traz paz e tranquilidade a muita gente, principalmente para quem ama os animais. São vários tipos e ritmos, que podem até confundir. Inclusive, há quem não saiba se o canário-belga fêmea canta ou não.
Isso acontece porque, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), existem mais de 1.900 espécies de pássaros só no Brasil. Então, é muito difícil alguém diferenciar todos eles ou saber se uma ave consegue cantar. Só mesmo os especialistas, não é?
Para você conhecer um pouco mais sobre os pássaros, a Petz separou alguns detalhes de uma das espécies mais lindas do nosso país. Saiba se o canário-belga fêmea canta e descubra outras curiosidades a seguir.
Canário fêmea consegue cantar?
Sim, podemos dizer que o canário-belga fêmea canta. No entanto, isso é raro, e as situações em que esse evento acontece são bem limitadas. A ação também varia conforme os hormônios e até as necessidades do bichinho.
O mais comum é que o canário macho cante. Porém, essa não é uma regra. Por exemplo, o acasalamento pode fazer a fêmea vocalizar para atrair o parceiro, assim como ocorre com outras espécies.
Sendo assim, o canário-belga fêmea pode até cantar, mas é bem incomum. Esse canto não é o mesmo encontrado em outras aves: ele pode ser apenas uma resposta ao chamado do macho, não uma melodia, como se costuma imaginar ao pensar na cantoria dos pássaros.
Por que o canário-belga fêmea canta?
Como mencionado, o canto de canário-belga fêmea pode ser uma resposta ao chamado do macho, na hora do acasalamento. Porém, existem outras situações que fazem essa cantoria acontecer, embora sejam raras.
Por exemplo, o canário-belga fêmea canta por estar pronto para a reprodução. Em outras palavras, além de responder ao macho, a ave vocaliza para avisar que está fértil e pronta para procriar.
Características do canto do canário-belga
O canto de canário-belga macho é ensinado pelos pais, quando a ave ainda é filhote. Esse processo pode levar até sete meses, junto à mudança de penas. A cantoria dele é muito afinada e melodiosa, conquistando especialistas e amantes de pássaros por onde passam.
Quando o macho está saudável e alimentado, ele costuma cantar com frequência. A única exceção é a época de troca de penas ou a existência de alguma doença, que pode afetar a saúde e fazer o animal não se sentir totalmente confortável.
Como estimular o canto do canário em casa?
O macho da espécie já costuma cantar. Porém, há situações que podem estimulá-lo a cantarolar ainda mais. Uma delas é o barulho de água correndo, vindo direto da natureza ou de uma torneira.
Além disso, a ave é estimulada por barulhos em geral. Por exemplo, a música pode ser um dos atrativos que levam o macho à cantoria, desde que o som não esteja alto demais a ponto de incomodá-lo.
Quando são criadas em casa, as aves mais apegadas aos tutores costumam adorar o movimento de gente no local. Então, caso você deseje ter um canário-belga macho, saiba que ele pode vocalizar sempre que estiver feliz com a presença ou a chegada de pessoas no ambiente.
Como identificar a fêmea do canário-belga?
Você viu um canário-belga cantando a plenos pulmões? A chance de ser um macho é muito grande. Isso porque, como explicamos, o canto melodioso não é característico das fêmeas. Porém, não é só isso que faz os especialistas identificarem o sexo do animal.
Fisicamente, a fêmea tem menor qualidade de cores do que o macho, além de ser alguns centímetros maior. Normalmente, o macho tem a face mais avermelhada e manchas em colorações mais destacadas. Enquanto isso, ela possui a máscara facial mais discreta, sem coloração perto dos olhos.
Além disso, os especialistas diferenciam a altura dos olhos dos pássaros. A fêmea tem a visão mais alta, enquanto o macho possui um olhar mais centralizado e alinhado ao bico.
Outro ponto de destaque para saber se o pássaro é macho ou fêmea é a cloaca. Enquanto a do macho tem a forma mais pontuada, a da fêmea apresenta formato mais arredondado, com a parte traseira bem proeminente.
Teste de DNA para canário-belga
Não precisa ser um profissional para ter a certeza de que você tem um canário-belga macho ou fêmea em casa. Quem não consegue diferenciar apenas a olho nu, segundo as características físicas, pode fazer um teste de DNA.
A prática é segura, desde que seja feita em uma clínica de confiança. A coleta é realizada em laboratório veterinário por meio do sangue da ponta da unha ou da extração de algumas penas da parte peitoral e abdominal.
Gostou de descobrir se o canário-belga fêmea canta? No nosso blog, sempre há novidades sobre várias espécies, tanto para você decidir qual pet adotar quanto para tirar dúvidas sobre os mais diversos animais. Aproveite e acompanhe as nossas opções de produtos no site da Petz para mimar o seu passarinho.