O ciclo reprodutivo das fêmeas é um tema que gera muitas dúvidas entre os tutores caninos: quanto tempo dura o cio de uma cachorra, quando inicia sua maturidade sexual e quais são os cuidados necessários nesse momento são perguntas que ainda podem confundir pais e mães de pets.
Saiba que o cio é um momento importante na vida das cadelas, afinal, é o período em que o organismo desses animais se prepara para gerar uma nova vida. Como nem sempre isso acontece, é fundamental entender tudo o que envolve esse ciclo e o que fazer para dar mais qualidade de vida ao pet.
Neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o tema. Vem conferir! 🐕
Fases do cio da cadela
Se engana quem pensa que o cio é um período curto que envolve somente o sangramento vaginal. Esse período, também conhecido como ciclo estral, é longo e dividido em fases, cada uma com impactos diferentes na vida da cadela.
Proestro
É o período em que o corpo da fêmea está se preparando para a ovulação, logo ela ainda não está fértil e recusa a presença do macho. No total, o proestro dura, em média, nove dias.
Nota-se que a vulva fica mais inchada e há o início de pequenas secreções e sangramento vaginal, conhecidas como secreções serossanguinolentas. Portanto, para tutores que não sabem quantos dias a cadela sangra no cio, estima-se entre 9 e 15 dias.
Isso não vale para todas as cachorrinhas, mas muitas ficam com um comportamento mais carinhoso e sexual, montando em objetos e simulando comportamentos de cópula.
Estro
Fase decisiva do cio, a cadela está ovulando e receptiva ao macho, e o período pode durar de 3 a 12 dias. No auge da sua fertilidade, se houver cópula com o parceiro, a cachorra tem grandes chances de emprenhar.
Nesse período, é possível notar os animais mais manhosos, carentes e buscando atenção.
Diestro
Grávida ou não, todas as cadelas passam pelo diestro. A duração desse período depende se a cadelinha está gestante ou não, mas costuma ser entre 60 e 100 dias.
Por conta do fim da ovulação, a fêmea não aceita mais o macho e, caso haja fecundação nesse momento, ela pode desenvolver o quadro de gravidez psicológica, além do risco de infecções.
Anestro
Trata-se do fim do período reprodutivo e da baixa hormonal, caracterizando-se como um intervalo entre o fim e o início do próximo ciclo reprodutivo. Em média, dura entre 100 e 120 dias.
Afinal, quanto tempo dura o cio da cadela?
Como explicamos, o cio compreende todas as fases do ciclo reprodutivo da cadela, e não só o período do sangramento ou da ovulação. No entanto, a etapa que a cachorra está apta a engravidar dura mais ou menos 9 dias, o que pode variar para mais ou menos a depender do organismo do animal.
Quando acontece o primeiro cio da fêmea?
Saber com quantos meses a cadela entra no cio pela primeira vez depende de fatores como a época do ano e as condições que o animal vive, assim como sua saúde e o porte da raça.
Raças pequenas e médias podem chegar ao primeiro cio entre 6 e 12 meses, enquanto cadelas de porte grande podem demorar 16 meses para atingir a maturidade sexual.
Isso significa que os animais estão prontos para a gestação? Negativo. As fêmeas atingem o seu auge reprodutivo entre dois e cinco anos, então o ideal é esperar dois cios antes de permitir o cruzamento.
E quanto ao cio seco?
Comum em cadelinhas mais velhas, o chamado cio seco é quando não há sangramentos ou secreções no período reprodutivo, o que pode dar a falsa impressão que a cachorra não está dentro das fases do cio.
Acontece que, mesmo com a ausência das secreções serossanguinolentas, ela ainda ovula e exala odores capazes de atrair machos. Se houver a fecundação, a fêmea pode, sim, engravidar.
Cadelas entram na menopausa?
Ao contrário dos humanos, as cachorras não entram na menopausa e podem engravidar a vida toda, apesar dos riscos aumentarem após os cinco anos de idade.
Sendo assim, os cios continuam, mas podem aumentar a duração ou até mesmo terem um intervalo maior entre um ciclo e outro.
A castração inibe o cio?
Uma ótima forma de evitar o cio nas cadelas é realizar a castração. O procedimento consiste em retirar o útero e os ovários das fêmeas, impossibilitando que ela passe pelas fases do cio.
Além disso, a castração apresenta inúmeros outros benefícios:
- Evita a superpopulação de cachorros abandonados
- Diminui as chances de doenças sexualmente transmissíveis
- Restringe o comportamento agressivo
- Reduz o risco de câncer de mama
Quantos dias após o cio é seguro castrar a cadela?
Essa resposta só pode ser dada pelo médico-veterinário responsável pelo acompanhamento da cadela, já que o período sugerido depende de fatores de saúde e idade do pet.
Cuidados com uma cachorra no cio
Embora seja um processo natural na vida de qualquer cadela, o cio é um período estressante e responsável por diversas mudanças hormonais e comportamentais nesses animais.
Tutores responsáveis devem oferecer cuidados para amenizar esse momento que pode ser bastante doloroso para o seu amigo de quatro patas.
Cuide da alimentação
Prepare-se para mudanças nos hábitos alimentares da sua cadelinha durante as fases do cio. É normal, não se preocupe, afinal o organismo dela está em mudança intensa nos preparativos para uma eventual gestação.
O melhor a se fazer é verificar se a cachorrinha está comendo a ração toda. Caso não esteja, vale a pena variar as opções até encontrar aquela que satisfaça seu apetite.
Outra situação que pode ocorrer é um aumento no apetite, principalmente para cadelas que estão em gestação. O ideal nesse caso é consultar o médico-veterinário para definir uma nova quantidade de ração diária.
Aproveite esse momento caótico para agradar sua amiga peluda: compre petiscos e experimente alguns snacks diferentes, assim como a ração úmida.
Esteja presente
É comum em algumas fases do cio, como no proestro e no estro, que as cachorras fiquem mais vulneráveis e carentes, dada a mudança hormonal repentina. Isso pode deixá-las com uma necessidade maior de contato físico e carinhos.
Se sentir que ela está buscando isso, não economize nas carícias e demonstre que você está presente, principalmente em momentos de dor. Lembre-se que ela faria o mesmo por você. 🩷
Respeite o espaço dela
Algumas cadelas no cio podem ficar mais ariscas e estressadas em algumas fases do ciclo. O que fazer nesses casos? A resposta é simples: respeite o espaço da sua amiga.
Como dissemos acima, se ela quiser a sua presença, assim como carinhos e brincadeiras, ela vai pedir. Caso contrário, monitore seu comportamento à distância e busque dar o espaço que ela precisa para passar por esse turbilhão de emoções (e hormônios).
Faça a higienização constante
O proestro é o período em que começam as secreções serossanguinolentas, o que pode acabar sujando todo o espaço do pet e dos humanos da casa.
Por isso, lembre-se de higienizar diariamente (em alguns casos, até mais de uma vez ao dia) o espaço em que a cadela transita. Isso evita que a cachorra e os humanos se sujem e inibe a presença de moscas e insetos.
Outra ótima prática é o uso de fraldas higiênicas para fêmeas no cio. Esses produtos são capazes de conter o vazamento de secreções e evitar sujeiras pela casa, além de dar conforto à cachorrinha.
As fraldas são um ótimo investimento para a sua cadelinha no cio! Clicando no banner abaixo, você encontra diversos modelos para vestir sua amiga no pet shop online da Tudo de Bicho. Confira!
Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.
Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.
Post Views: 114