Os gatos possuem o hábito de marcar seu território, e arranhar é uma das formas que utilizam. Do ponto de vista do bichano, os sofás são ótimos! Já do nosso ponto de vista não é bem assim. Aprenda o que fazer para o gato não arranhar o sofá e melhore sua relação com ele!
O ato de arranhar, além de ser uma marcação de território bem visível, esconde cheiros que nós, humanos, não sentimos e que servem para o bichano deixar suas informações registradas para que outro felino saiba que a casa é dele e está em perfeito estado de saúde.
Por que o gato arranha a mobília?
Por que os gatos arranham o sofá? Além de ser uma forma de marcar território, o bichano faz isso quando quer se alongar, gastar as unhas que possivelmente estão compridas, quando está entediado, com ansiedade ou inseguro quanto à sua posição na casa, na presença de pessoas ou animais estranhos.
Essa é uma forma bastante eficaz de demonstrar que o felino está incomodado com algo, e também quando quer chamar a atenção do tutor, mesmo que seja para receber um sonoro “não!”. Com certeza, isso nos faz pensar em o que fazer para o gato não arranhar o sofá.
É comum o bichano arranhar o sofá quando existem outros gatos na casa ou nas redondezas, principalmente quando ele o arranha próximo de janelas ou portas e quando ocorreram mudanças recentes na mobília (troca por um novo ou de lugar). Enfim, motivos não faltam para o bigodudo!
Dicas preciosas para fazer o gato não arranhar o sofá
É claro que fazemos o possível para que o nosso animal de estimação se sinta muito à vontade para realizar seus hábitos para que, com isso, seu nível de bem-estar esteja sempre elevado.
No entanto, isso não significa que ele pode fazer tudo o que tem vontade, e destruir nossos pertences pode prejudicar a relação com o pet. Assim, saber o que fazer para o gato não arranhar o sofá é importante para manter a paz e evitar um estresse desnecessário.
Se possível, comece a usar nossas dicas de como evitar que o gato arranhe o sofá assim que ele chegar a casa. Assim, você evita que o odor que ele deixa nos arranhões da mobília se instale.
Caso o bichano já tenha esse hábito, porém, não precisa se preocupar. Afinal, não é impossível fazer com que ele pare de fazer isso, só será um pouco mais trabalhoso e demandará mais da sua paciência. Vamos às nossas dicas de o que fazer para o gato não arranhar o sofá.
Prevenindo os arranhões
Primeiro, vamos falar sobre como ensinar o gato a não arranhar o sofá, para evitar que ele aprenda e que seu cheiro fique na mobília. Antes de o bichano chegar à casa, é preciso colocar arranhadores espalhados por ela.
Os arranhadores devem ser do tipo vertical (aquelas torres de sisal com base larga e circular que comumente vemos) e do tipo horizontal (que são colocados no chão e, geralmente, de papelão).
Os verticais também podem ser de papelão. Nesse caso, são fixados em algum lugar (parede ou móvel). O importante é ter vários tipos para que o bichano não pense no sofá. Confira se:
- o arranhador está firme. Se balançar ou cair, vai assustar o bigodudo, então, diga adeus à chance de ele usá-lo!
- o local escolhido é tranquilo. Se o arranhador estiver em local de passagem ou barulhento, como a lavanderia, ele pode não querer ir até lá. O ideal é perto da sua caminha;
- o interesse dele se mantém no arranhador. Gatos podem “enjoar” do arranhador se ele estiver muito gasto;
- a altura do arranhador está ideal para o bichano. Ele deve ficar totalmente ereto, caso queira, para afiar as garras. O indicado são 90 cm de altura.
Além disso, é possível usar produtos com cheiros que atraem o gato para o arranhador, como os feromônios sintéticos, que ajudam a direcionar (ou redirecionar) o animal para o local desejado.
Ensinando o gato a não arranhar o sofá
Nesse caso, o bichano já está usando o sofá como arranhador, e precisamos saber como fazer o gato parar de arranhar o sofá. A primeira coisa a fazer é comprar os arranhadores e usar o feromônio neles, conforme orientamos acima.
A segunda é limpar o sofá para retirar o cheiro dos arranhões dele. Para isso, use água morna e sabão no tecido arranhado. O tutor também pode usar cheiros que os gatos não gostam, como essência de limão ou cânfora.
Existe também um repelente para gatos não arranhar o sofá. São produtos líquidos para serem borrifados sobre o local indesejado que o tutor encontra nas lojas de produtos para animais, como a Petz.
Procure entender se o pet está arranhando o sofá por falta de atenção, se está estressado com alguém da casa ou se algo mudou na rotina dele que possa estar estressando-o. Em caso positivo, tente resolver essa questão.
O que fazer para o gato não arranhar o sofá não é mais um problema! Conte com a ajuda da loja da Petz para essa tarefa. Visite-nos e veja como nossos produtos são especialmente desenvolvidos para os bichanos!