Uma nova modalidade de transporte foi anunciada pela Uber nesta terça-feira (30). Agora, em São Paulo e no Rio de Janeiro, será possível viajar junto do seu bichinho de estimação.
O Uber Pet será disponibilizado aos usuários para viagens de apenas um animal (cão ou gato), acompanhado de seu tutor de forma planejada, através do Uber Reserve.
A Uber recomenda o transporte dos animais dentro de bolsas ou caixas de viagem, com coleiras e focinheiras, para a segurança do motorista parceiro e dos animais, além do uso de toalhas durante a viagem, como forma de preservação do veículo.
Esta é uma modalidade exclusiva para cães e gatos e o serviço funcionará com uma reserva com antecedência mínima de 30 minutos, seguindo todas as características da modalidade Uber Reserve.
“Sabemos o quanto nosso animal de estimação é parte da nossa família e nem sempre é fácil levá-lo para alguns compromissos. Pensando nisso, e em sempre melhorar a experiência dos usuários que tanto requisitaram a modalidade, ficamos felizes em lançar o Uber Pet no Brasil”, ressalta a diretora-geral da Uber no Brasil, Silvia Penna.
Para receber solicitações de viagens no Uber Pet, que é opcional para os motoristas parceiros, eles precisam revisar e aceitar os termos e condições da modalidade Todas as viagens Uber Pet são identificadas no aplicativo do parceiro antes dele aceitar o pedido.
Como reservar uma viagem no Uber Pet?
- Abra o aplicativo e insira seu local de partida e destino;
- Selecione a opção Uber Pet;
- Escolha o dia e horário de partida da viagem;
- Confirme sua reserva;
- Você poderá consultar suas reservas dentro da aba Atividade no app.
- Também é possível encontrar a opção Uber Pet diretamente no ícone “Reserve” do aplicativo.
O serviço já está em funcionamento em Curitiba (PR) desde o fim do ano passado. Anahy Quadros, tutora de uma cachorrinha, gosta de poder reservar as viagens com o Uber Pet. “Uso bastante para levar minha cachorra à creche canina. A possibilidade de já deixar reservado facilitou muito, pois não fico na correria, antes de levá-la, tendo que mandar mensagem ao motorista para perguntar se ele aceita transportar um bichinho”, diz.
Já Fernando Araujo, motorista parceiro da Uber e também tutor de um cachorro, o Sussego, afirma que tem feito novos contatos dirigindo com a modalidade. “Os ‘pais’ de pet costumam conversar mais durante as viagens e é bem legal ter essa troca. Em uma dessas conversas, consegui até uma nova parceria profissional”, conta Fernando, que é músico e dirige pelo app para complementar a renda.
Lembramos que o lançamento do Uber Pet não altera a Política de Cão-Guia da Uber. Animais de serviço não são animais de estimação e o dever de transportá-los é assegurado por Lei. Os usuários acompanhados de cão-guia podem solicitar uma viagem através de qualquer produto Uber, sem custo adicional e sem necessidade de reserva.
A expectativa da empresa é expandir a opção para novas cidades ao longo de 2024.
Fonte: Uber, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Investigadores descobrem novos marcadores de doença renal em cães com erliquiose
CRMV-RJ repudia sedação de animais durante viagens
Canabidiol tem maior eficácia em pets quando associado a outros tratamentos