Um acordo de parceria vai conectar empresas brasileiras do mercado pet a fornecedores de serviços de exportação. A iniciativa, idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), conta com a parceria do Instituto Pet Brasil (IPB).
Os membros do IPB e empresas do setor podem aproveitar os recursos da plataforma para simplificar e potencializar sua internacionalização. Por meio de uma interface intuitiva, os interessados ganham acesso a uma variedade de serviços de apoio ao comércio exterior, desde estudos de mercado até suporte logístico.
“Passaremos a ter um espaço virtual oferecendo os serviços do IPB. A empresa interessada poderá entrar em contato conosco por meio da plataforma”, afirma o presidente do Conselho Consultivo do IPB, Nelo Marraccini.
Ainda de acordo com ele, os negócios internacionais têm sido cada vez mais relevantes para o setor: bateram US$ 435,6 milhões FOB (Free On Board) em 2022, um aumento de 5,57% na comparação com os US$ 412,6 milhões do ano anterior.
Entre os programas que receberam apoio do IPB nos últimos tempos, está o Projeto Setorial Pet Brasil, resultado da parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoções e Exportações e Investimentos). O órgão do governo federal, que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira, também é responsável por operar a Plataforma Brasil Exportação.
“Desde a criação do IPB, há dez anos, temos promovido a capacitação das empresas nacionais e trazido experiência através da participação em eventos internacionais e em rodadas de negócios. O empreendedor brasileiro é muito criativo, qualidade extremamente valorizada lá fora. No entanto, muitos ainda não sabem o que fazer para exportar ou até sabem, mas possuem dificuldades de ampliar esta troca”, completa Marraccini.
O cadastro na Plataforma Brasil Exportação é gratuito. Além da ApexBrasil, a iniciativa conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e MDIC.
Fonte: Instituto Pet Brasil, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Investigadores descobrem novos marcadores de doença renal em cães com erliquiose
CRMV-RJ repudia sedação de animais durante viagens
Canabidiol tem maior eficácia em pets quando associado a outros tratamentos