Com uma história misteriosa, originando-se no norte do Vietnã e acompanhando a Tribo Hmong em sua migração para o país, os cães Hmong são famosos por sua aparência peculiar, muitas vezes confundida com a de gatos.
Apesar dessa semelhança, a raça não é um híbrido entre cão e gato, mas sim o resultado do cruzamento entre cães nativos do Vietnã e lobos selvagens. Detalhes como seus rostos achatados, focinhos estreitos e orelhas eretas contribuem para a confusão.
A tribo, ao migrar, levou consigo esses animais que desempenhavam um papel fundamental em suas caçadas. Eles são considerados sagrados pela tribo, recebendo cuidados especiais e sendo protegidos como membros valiosos da comunidade.
E os cães Hmong não são apenas um rostinho bonito, mas também excelentes cães de guarda. Sua inteligência e habilidades de aprendizado rápido fazem com que eles aprendam truques facilmente, se assemelhando aos pastores alemães. Além disso, eles têm um ótimo faro, muito eficaz na proteção.
No entanto, sua atividade constante demanda exercícios diários. Além disso, esses cães são sensíveis às mudanças de temperatura, demandando atenção especial para evitar resfriados. Apesar disso, eles são conhecidos por sua doçura e lealdade para com suas famílias.
Os cães Hmong não são apenas uma atração visual ou apenas cães de estimação, mas também guardiões especiais de uma tradição ancestral da tribo Hmong.
Fonte: Seleções, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Interação com pets como membros da família faz bem à saúde
Obesidade em pets pode ser evitada com tratamento veterinário
Profissional repassa dicas de cuidados com os pets nos dias de calor