A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria leptospira. Já a raiva é uma zoonose transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.
Em razão da importância da imunização contra estas doenças, está em avaliação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que torna obrigatória a vacinação de cães e gatos contra raiva e leptospirose em todo o País.
A proposta estabelece que a vacinação deverá ser realizada conforme protocolos e prazos estabelecidos pelas autoridades sanitárias por um médico veterinário com registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
Caso descumpra a medida, o tutor do animal leva advertência, na primeira infração; multa, em caso de reincidência, variando de R$ 1 mil a R$ 10 mil; e perda da guarda do animal, quando o descumprimento persistente coloque em risco a saúde pública.
“A vacinação é um método eficaz de prevenção dessas doenças e contribui para a proteção da saúde pública e do bem-estar dos animais de estimação”, defende o autor do projeto, deputado licenciado Jeferson Rodrigues.
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara de Notícias, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
O que é e para que serve a “pelanquinha” na barriga dos gatos?
Cão mais velho do mundo tem título suspenso no Guinness
Quais os aspectos importantes para um emagrecimento saudável de cães?