As raças menos conhecidas estão encarando uma verdadeira luta para continuar existindo. Algumas registram números anuais inferiores a 100 exemplares em todo o mundo – dados assustadores que evidenciam a raridade e o risco de extinção.
Acompanhe a seguir cinco raças que tiveram seu número de indivíduos reduzidos drasticamente nos últimos tempos:
Otterhound / Cão de Lontra
Estes cães são caçadores cheio de energia. As habilidades singulares do Otterhound, ou Cão de Lontra – especializados em caçar em grupos para dispersar as lontras de áreas ricas em pesca – esses cães raros eram tão valorizados que a nobreza e seus caçadores guardavam o segredo da raça.
Em 1978, a caça à lontra foi proibida pelo governo inglês, fato que diminuiu a popularidade do Otterhound.
Skye Terrier
Este cão primeiramente foi um caçador de pragas, entretanto, teve seu maior destaque como um cão de companhia da nobreza britânica e escocesa.
Mesmo com seu destaque na história, esta raça perdeu notoriedade na era moderna, cedendo lugar para raças mais novas. Os apaixonados por esta raça estão dedicados em resgatar sua popularidade.
Chinook
Em 1955, foi classificado como a raça mais rara pelo Guinness World Records. O Chinook é uma raça raríssima originária de New Hampshire, no século XX, nos Estados Unidos, e é um dos símbolos da cultura desse Estado. O animal, inclusive, é considerado o “cachorro oficial” de lá.
Ele é tradicionalmente conhecido como um cão de trenó, mas também conta com boas habilidades para caças, em atividades no campo, além de ser um bom nadador. Mesmo com toda dedicação dos apaixonados por esta raça de cães para aumentar o número, o Chinook continua entre as raças mais raras segundo o American Kennel Club.
Pinscher Alemão
Em 2003 o Pinscher Alemão foi eleito o “Cão Ameaçado do Ano”, isso por conta da confusão com os Dobermans pelo impacto negativo das Guerras na Alemanha, que quase causaram sua extinção.
Durante dez anos nenhum Pinscher Alemão nasceu, de 1949 a 1958, muito disso se deve aos impactos negativos da Segunda Guerra Mundial. Werner Jung é o responsável por reintroduzir a raça ao contrabandear Pinschers da Alemanha Oriental, estabelecendo assim a base genética para a maioria dos cães desta raça atualmente.
Bloodhound
Famoso por seu faro e por ser dócil, o Bloodhound é um cão de rastreamento, esta raça ficou conhecida por participar de filmes da Disney como A Dama e o Vagabundo e A Raposa e o Cão de Caça.
Esta raça de cães tem visto um declínio significativo em sua popularidade, colocando-a em risco de extinção. Segundo o UK Kennel Club, somente 88 raças puras foram registradas em 2017.
Fonte: Meu Valor Digital, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Dicas ajudam a se aproximar de um cachorro desconhecido
Cães e gatos podem contrair febre maculosaCão é adotado e se torna parte de equipe hospitalar em SP