Em cerimônia realizada, em 30 de novembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) homenageou os profissionais de destaque na Medicina Veterinária e Zootecnia em 2023. A premiação, que aconteceu na sede da autarquia, na capital paulista e foi transmitida ao vivo, visa reconhecer aqueles que, com seus trabalhos, inspiram e prestam relevantes serviços ao País em suas áreas de atuação.
Com a presença do presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, de diretores, conselheiros e membros de comissões do CRMV-SP, foram entregues quatro premiações nas áreas de Comportamento Animal, de Medicina de Animais Selvagens, de Zootecnia e de Cirurgia e Anestesiologia.
Na abertura do evento, o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, falou da satisfação de entregar os prêmios aos profissionais de destaque da Medicina Veterinária e da Zootecnia no ano marcado pela reinauguração da sede do Conselho.
Ainda na abertura, o presidente do CFMV tomou a palavra, emocionado, e falou da luta travada contra o ensino a distância na Medicina Veterinária e na Zootecnia e pela qualidade do ensino e parabenizou o CRMV-SP pela realização do evento, que valoriza os profissionais médicos-veterinários e zootecnistas.
“É uma satisfação estar na companhia de pessoas que fizeram e fazem a diferença em nossas profissões. O Conselho é uma universidade, temos que estar sempre preparados, somos exigidos tecnicamente, mas é uma dádiva. Foram três gestões no CRMV-SP e duas no Federal. O Conselho é de todos, mas precisamos de mais engajamento político, pois trabalhamos para a sociedade e precisamos valorizar nossos profissionais”, salientou Almeida.
Em seguida, o Prof. Silvio de Arruda Vasconcellos, conselheiro do CRMV-SP, apresentou palestra sobre a evolução do ensino das zoonoses. “É a terceira vez que entregamos os prêmios de Medicina Veterinária e de Zootecnia no mesmo evento. É uma oportunidade de comemorarmos juntos, somos parceiros. E devemos sempre trabalhar para sermos úteis à sociedade. Depois de tanto trabalho o ano inteiro, este é um momento de alegria e reconhecimento para médicos-veterinários e zootecnistas”.
Comportamento animal
Após a palestra, a cerimônia de entrega foi iniciada com o anúncio do Prêmio “Dra. Hannelore Fuchs”, categoria Comportamento Animal. O homenageado foi o zootecnista Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa, professor-adjunto no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho (FCAV-Unesp), campus Jaboticabal.
De forma on-line, Paranhos da Costa falou da satisfação e honra de receber o prêmio que leva o nome de uma das profissionais com quem teve o prazer de conviver.
Medicina de Animais Selvagens
O Prêmio “Dr. Faiçal Simon” homenageou a médica-veterinária que atua com Medicina de Animais Selvagens, Fernanda Battistella Passos Nunes. Professora universitária do Grupo Unieduk e Unimax Indaiatuba, Fernanda é responsável técnica em empreendimentos de manejo de animais silvestres in situ e ex situ, com especialidade no manejo de capivaras em áreas de risco de transmissão de febre maculosa, além de integrante do Instituto Reprocon e da Comissão de Médicos-veterinários de Animais Selvagens do CRMV-SP.
Zootecnia
O Prêmio “Luiz Alberto Fries” destacou como profissional da Zootecnia, Ricardo Andrade Reis, pesquisador e professor titular do Departamento de Zootecnia da FCAV/Unesp, campus Jaboticabal, e atuante nos temas relacionados a pastagens e forragens, bem como produção animal.
Cirurgia e Anestesiologia
O Prêmio “Dr. Ernesto Antonio Matera” laureou o médico-veterinário da área de Cirurgia e Anestesiologia, José Luiz Laus, professor titular aposentado do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da FCAV/Unesp, campus Jaboticabal, responsável pela criação do Serviço de Oftalmologia Veterinária da instituição.
Homenagem
No encerramento do evento, uma homenagem ao Prof. Silvio de Arruda Vasconcellos, conselheiro efetivo e presidente da Comissão Permanente Editorial do CRMV-SP. O conselheiro Carlos Eduardo Larsson, amigo de longa data do homenageado, fez um relato emocionado sobre a vida e a carreira de Vasconcellos. “É um momento rapadura: doce, mas duro. Palmas para Silvio, um profissional brilhante e um ser humano ímpar. O interesse pelo associativismo sempre esteve presente. O amor que tem pela profissão é de família e a habilidade com a viola é herança do pai. É o menestrel do Conselho”.
Vasconcellos recebeu uma placa por sua dedicada carreira e comprometimento com a Medicina Veterinária e reconhecimento pelos serviços prestados ao CRMV-SP, durante mais de 17 anos, e à sociedade. Para agradecer, o homenageado surpreendeu a todos cantando Ave Maria à capela. Em seguida, foi apresentado um vídeo mostrando a parceria entre Vasconcellos e o CRMV-SP, que já soma quase duas décadas, expressando a profunda gratidão pela dedicação incansável e por compartilhar seus dons com todos, não só sua bagagem profissional, como seu talento musical. Sensibilizado, Vasconcellos agradeceu a homenagem. “É só emoção no meu coração, obrigado a todos”.
Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Fundo de Conservação do SeaWorld ajuda os botos da Amazônia
Terapias veterinárias alternativas estão em crescimento nos últimos 20 anos
Inteligência artificial é concorrente desleal para os médicos-veterinários?