A situação em Butão era crítica em relação aos cães e rua e estava na hora de tomar uma medida. Por isso, o país, em 2009, junto à Humane Society International (HSI), iniciaram um programa piloto de bem-estar animal e saúde humana.
Chamada de Projeto Nacional de Gestão da População Canina e Controle da Raiva para o Butão, a iniciativa fez com que o país se tornasse o primeiro do mundo a conseguir a esterilização e vacinação de 100% de cães em todo seu território.
A HSI implementou um programa piloto de esterilização e vacinação para cães na capital. A iniciativa deu certo, foi ampliada para todo o país e esterilizou mais de 150 mil cães de rua e microchipou 32 mil cães de estimação.
Primeiro, as ações se concentraram em Timbu, capital do país. À medida que o sucesso veio, foi preciso expandir as ações do programa. Responsável pelo projeto, HSI treinou mais de 35 veterinários e funcionários do Butão para que a esterilização fosse feita em alto volume e com grande qualidade.
A iniciativa também integrou a comunidade, melhorando a conscientização pública sobre o bem-estar dos cães. “Isto pode parecer um pequeno passo, mas irá percorrer um longo caminho na construção da nação. Este é um encontro histórico, não apenas para a nação, mas globalmente”, disse o primeiro-ministro, Tshering, durante a cerimônia de encerramento do programa.
Fonte: Só Notícia Boa, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Conheça quatro doenças oculares mais comuns em cães
“Salsichas” demandam cuidados com coluna e sobrepeso
Sinais de que seu pet ficou mal acostumado na pandemia