Pular para o conteúdo

Osteoartrite é uma doença silenciosa em cães

  • por

Menor disposição para brincadeiras e passeios, dificuldade para levantar, subir e descer escadas. Estes podem ser os primeiros sinais da osteoartrite, uma doença bastante comum em cães.

A osteoartrite é um processo inflamatório que acomete as articulações, causando alterações estruturais e funcionais. A afecção se caracteriza pela perda progressiva do tecido cartilaginoso, cujo papel é amortecer os impactos causados pelos movimentos. Com isso, as articulações afetadas perdem a elasticidade, o que leva à dor e redução de mobilidade. É uma condição crônica, irreversível e degenerativa, ou seja, não tem cura e compromete a qualidade de vida do animal.

Com a progressão da doença, o cão pode começar a mancar, evita apoiar a pata no chão, as articulações podem apresentar inchaço e a dor aumenta progressivamente, podendo levar à perda de apetite, apatia e reações de agressividade quando as articulações afetadas são manipuladas.

Waiting for a treat
Além do desgaste natural promovido pelo envelhecimento, outra causa comum da osteoartrite é o excesso de peso (Foto: reprodução)

O desgaste natural promovido pelo envelhecimento é a causa mais comum da osteoartrite, mas um fator que favorece o desenvolvimento ou agravamento dessa doença é o excesso de peso. 

“O excesso de peso é um dos principais fatores de risco para a osteoartrite em cães. Ele leva à piora do quadro clínico em animais já afetados, devido à sobrecarga das articulações, e ainda agrava a inflamação local, uma vez que promove a secreção de substâncias inflamatórias pelo tecido adiposo, que se sobrepõe à inflamação local da articulação”, alerta o médico-veterinário da Adimax, Gustavo Quirino.

“A osteoartrite é uma condição silenciosa e irreversível, portanto, o diagnóstico precoce é a melhor ferramenta para colaborar para qualidade de vida do pet. Ele é feito, inicialmente, com exame físico seguido da análise por imagem, para confirmar se há alterações nas articulações. Somente um médico-veterinário pode realizá-lo e recomendar o melhor tratamento”, ressalta Gustavo.

O tratamento exige abordagem multifatorial, com o objetivo de controlar a dor, diminuir a velocidade de progressão da doença e dar suporte à articulação já lesionada. A terapia multifatorial inclui, além do uso de analgésicos e anti-inflamatório, a reabilitação física, a eventual correção cirúrgica e a terapia nutricional que irá auxiliar no emagrecimento e/ou controle do peso. 

“Se o cão já estiver com excesso de peso, a primeira providência nutricional é promover o emagrecimento com um alimento coadjuvante ao tratamento da obesidade. Após chegar no peso ideal, já é possível utilizar um alimento coadjuvante específico para osteoartrite. Como a condição não tem cura, os cuidados devem ser mantidos pelo resto da vida do animal”, completa o profissional.

A família de alimentos Fórmula Natural, da Adimax, oferece em seu portfólio Fórmula Natural Vet Care Osteoartrite, indicado para cães diagnosticados com esta afecção ou com predisposição a problemas articulares. É um alimento coadjuvante formulado com calorias moderadas, rico em ômega-3 e com concentrações ideias de colágeno para cães com osteoartrite, o que colabora para o controle da dor, diminuição da progressão da doença e aumento da qualidade de vida. 

Fórmula Natural Vet Care Osteoartrite também oferece diferenciais únicos que atendem aos tutores que buscam por um alimento coadjuvante sem conservantes artificiais e livre de ingredientes transgênicos.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

“Salsichas” demandam cuidados com coluna e sobrepeso

Conheça quatro doenças oculares mais comuns em cães

Sinais de que seu pet ficou mal acostumado na pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *