Pular para o conteúdo

Veja dicas sobre como florir lírio-da-paz

  • por

O lírio-da-paz é uma daquelas plantas que traz uma sensação de proximidade com a natureza, enquanto ajuda a embelezar o espaço. Entretanto, mantê-lo em casa exige certos cuidados que podem gerar dúvidas. Por isso, trouxemos algumas dicas sobre como florir o lírio-da-paz. Acompanhe a seguir!

Bandeja de plástico verde com adubo e pá vermelha.

Sobre a flor lírio-da-paz

Antes de explicar como florir o lírio-da-paz, vamos conhecer melhor essa planta única. Ela é originária das florestas tropicais, especialmente da Ásia e da América. Geralmente, mede entre 40 e 100 cm de altura em local fechado e pode atingir 1,80 m quando é plantada na natureza.

A planta possui folhas verdes-escuras e flores brancas, no formato de pétalas, que encantam pela beleza e pelo que representam. A flor lírio-da-paz costuma surgir durante a primavera e o verão, e é cheia de significados e simbologias, pois é frequentemente associada à pureza, à harmonia e ao equilíbrio.

O lírio-da-paz também é uma ótima opção para decorar casa e jardim. Isso porque possui vida longa, floresce todos os anos, é fácil de cuidar e pode ser cultivado tanto em vasos quanto na terra.

Como cuidar de um lírio-da-paz?

Aprender como cuidar de um lírio-da-paz é muito fácil. Ele exige poucos cuidados e sobrevive em ambientes internos e externos. A principal atenção tem relação com a temperatura, a umidade e as regas.

Por ser nativa das florestas tropicais, é uma planta que gosta de umidade e calor. Mesmo assim, o lírio-da-paz sobrevive com uma quantidade moderada de água. Por isso, não exagere nas regas e molhe-o apenas quando a terra estiver seca.

Outro ponto a observar é a presença de animais em casa. A planta é tóxica e pode ser venenosa para várias espécies, incluindo cães e gatos. Dessa forma, mantenha o vaso longe do alcance dos pets ou construa barreiras no jardim.

Como florir o lírio-da-paz?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a planta, chegou a hora de entender como florir o lírio-da-paz. Para isso, basta adotar alguns cuidados simples no dia a dia, como posicionar a planta no local correto, adubá-la e regá-la.

Plante ou posicione o vaso no local certo

Na hora de escolher a terra para plantar lírio-da-paz, é interessante utilizar uma mistura com areia ou outro substrato. Isso ajuda a drenar o solo e facilita o escoamento da água da rega.

Caso opte por um vaso, certifique-se de que ele tenha furos na parte inferior. A ideia é escoar a água, que não deve ficar acumulada junto à raiz da planta. Se for necessário, utilize um prato para ajudar a remover a água.

Apesar de ser uma planta que gosta de calor, o lírio-da-paz não deve receber luz de forma direta. A temperatura ideal para manter a saúde dele fica entre 18 e 30ºC. Desse modo, é indicado deixá-lo próximo ao sol, mas sem que os raios incidam diretamente sobre ele.

Adube a planta adequadamente

Vale lembrar que a planta precisa dos nutrientes certos para produzir flores. Assim, é recomendado fazer a adubação na hora do plantio e repeti-la de uma a três vezes por ano.

Geralmente, os produtos mais indicados são os compostos orgânicos, como húmus de minhoca. Apenas não ultrapasse mais de três aplicações ao ano, já que isso pode prejudicar o crescimento da planta.

Também é possível adquirir o adubo para lírio-da-paz florir pronto. Os produtos são feitos à base de componentes naturais e fornecem todos os nutrientes necessários para favorecer a floração.

Mulher de avental azul adubando o vaso.

Tenha cuidado ao regar o lírio-da-paz

Uma das dicas mais importantes sobre como florir o lírio-da-paz diz respeito às regas. Para começar, analise o solo para determinar o momento de regar a planta. Quando a terra começar a secar, isso significa que é hora de molhá-la.

Utilize uma quantidade de água suficiente para umedecer a terra sem encharcá-la. O motivo disso é a saúde da raiz que, ao receber grande quantidade de água, pode apodrecer e até morrer.

Quanto à frequência, o ideal é molhar a planta apenas uma vez por semana. Durante o verão, pode ser necessário aumentar as regas para duas ou três vezes na semana. Assim como o excesso de água prejudica a planta, a ausência pode comprometer a saúde dela.

Pode regularmente a planta

Para finalizar, preste atenção às podas. Folhas secas e amareladas roubam os nutrientes e a energia do lírio, o que o deixa mais fraco e compromete a floração. Por isso, é importante podar a planta regularmente.

Remova as folhas quando estiverem secas, aparentemente desnutridas, quebradiças, amareladas e amarronzadas. Os cortes podem ser feitos com uma tesoura de poda, para remover todo o galho comprometido.

Viu que não tem mistério para entender como florir o lírio da paz, não é mesmo? Com essas dicas simples em prática, sua planta ficará ainda mais deslumbrante. Afinal, manter a beleza dos jardins é tão importante quanto qualquer outro espaço da casa!

como decorar jardim para o natal

Pensando nisso, trouxemos uma seleção de produtos desenvolvidos especialmente para quintais e jardins. Acesse o site da Petz e confira fertilizantes, substratos, terra, húmus, vasos e muitos outros produtos para deixar as flores e as plantas ainda mais incríveis! Se tiver dúvidas, conte com e-mail da área: garden@petz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *