A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio do seu Instituto de Ciências Biológicas (ICBS), promove nesta quinta-feira (16) a primeira edição do “Semeando Saúde Única em Alagoas”. A proposta é reconhecer e divulgar o conceito de Saúde Única no Estado.
Neste dia, a partir das 16h40, uma mesa redonda vai debater o tema “Manejo de animais comunitários, errantes e de tração em áreas urbanas”, no Centro de Inovação do Jaraguá.
O tema caninos e felinos urbanos será apresentado pela pesquisadora e Doutoranda em Políticas públicas pelo Centro Universitário de Maceió (Unima-AL), Evelynne Marques, junto a um dos principais nomes do Direito animal do País, o prof. dr. Rogério Ramé, docente do Curso de Direito e coordenador do Projeto de Extensão Direitos Animais no Centro Universitário Metodista IPA, em Porto Alegre (RS), e também com participação do prof. dr. Pierre Escodro, da UFAL.
Saúde Única trata-se de uma iniciativa global que reflete a relação indissociável que existe entre a saúde animal, das plantas, humana e ambiental. “Para atingi-la é fundamental uma abordagem transdisciplinar que resulte em ações para garantia da segurança alimentar, redução dos riscos de zoonoses e da contaminação ambiental, bem como, eliminação de outras ameaças à saúde na interface homem-animal-planta-ecossistema”, explica o coordenador da ação e professor da UFAL, Muller Ribeiro.
A participação não tem custo, basta se inscrever no site oficial do evento. A programação vai até a sexta-feira (18).
Fonte: UFAL, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Felinos selvagens e domésticos: as diferenças evolutivas
Seu cachorro te encara? Entenda o que isso quer dizer
Funcionários recebem plano de saúde veterinário