Você sabia que a tequila (isso mesmo, a bebida) só é produzida graças a uma espécie de morcego? O responsável pela polinização eficiente da planta agave-azul (Agave tequilana) é o Leptonycteris yerbabuenae, também conhecido como “morcego da tequila”.
Essa é uma das curiosidades reunidas no aplicativo para celular “Morcegos de Alagoas”, desenvolvido por Camila F. Gonçalves, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O app busca divulgar informações (ecologia, curiosidades e muito mais) sobre morcegos, bem como as espécies presentes em sua área de estudo focal – estado de Alagoas. Atualmente o app já está disponível para Android e, em breve, estará para o sistema iOS.
O aplicativo mobile compõe o último capítulo da tese de doutorado de Camila Gonçalves, intitulada “Conectividade genética entre populações de morcegos numa paisagem altamente fragmentada no Centro de Endemismo de Pernambuco”.
O estudo tem orientação do professor do Departamento de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar, Pedro Manoel Galetti Jr., e coorientação da professora Ana Paula Carmignotto, do Departamento de Biologia (DBio-So) do Campus Sorocaba da UFSCar.
O projeto é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com fomento da bolsa de doutorado, e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
“Como meu projeto está inserido dentro de um temático da Fapesp (2017/23548-2) e a região de coleta foram os remanescentes de Mata Atlântica do estado de Alagoas, a ideia veio para aproximar a população local da biodiversidade presente nessa região, entretanto, a maior parte das espécies elencadas no aplicativo possuem distribuição geográfica para além das fronteiras do Estado”, diz.
Para a pesquisadora, “os morcegos são um dos grupos mais malvistos pelas pessoas, juntamente com as serpentes. Eles sempre são relacionados com coisas ruins, místicas e doenças graves como a raiva. Além disso, uma grande porção de fake news sobre eles acaba sendo disseminada rapidamente. No entanto, o que as pessoas não sabem é o quanto nós, seres humanos, dependemos desses seres noturnos para sobreviver. Eles são essenciais para a manutenção do mundo em que vivemos. Em um cenário com tanta desinformação, ao saberem mais sobre os morcegos e verem como eles realmente são – há muitas fotos lindas no aplicativo -, é muito provável que vários preconceitos em relação ao grupo possam cair por terra”, pontua.
Segundo ela, desenvolver um produto acessível para a sociedade, oriundo da minha tese de doutorado, sempre foi uma missão pessoal importante. “Então, a ideia de disseminar informações confiáveis sobre os morcegos e aproximar o cidadão comum de um grupo animal tão importante surgiu em uma conversa com Gean Martins da Silva. Ele é um amigo de vida e também desenvolvedor mobile de aplicativos. Decidimos que seria um desafio, mas uma ideia muito legal e exequível”, conta Gonçalves.
O aplicativo reúne informações sobre 52 espécies de morcegos, incluindo características gerais, distribuição geográfica, habitat e alimentação de cada uma delas. A fonte das informações disponíveis no aplicativo são artigos científicos, livros e comunicação com diversos pesquisadores da área.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a criadora do aplicativo pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (16) 98219-9371.
Fonte: Ufscar, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Nova onda de calor pode prejudicar a saúde dos pets
Luto: como lidar com as crianças ao perder um pet?
Serpentes: como sua visão afeta seu comportamento predatório?