O comportamento felino encanta a todos os amantes de animais, principalmente quando o pet fica engraçadinho ou fofo. Além disso, muitos desses comportamentos são misteriosos. Por exemplo, por que gato morde cobertor e amassa pãozinho?
Enquanto alguns amantes de gatos acham esse comportamento normal e saudável, outros acham que isso mostra certa vulnerabilidade psicológica do animal e pode ser prejudicial para sua saúde. Venha saber a verdadeira resposta a seguir.
O que dizem os cientistas
Pesquisadores em comportamento felino afirmam que o gato mordendo o cobertor e amassando pãozinho está totalmente relaxado. Tanto é que a maioria ronrona e adormece nesse momento.
Esse é um dos comportamentos de gato que remonta à sua tenra idade, quando ele ainda mamava em sua mãe. Ele faz isso para massagear a mama dela e estimular o leite a descer para que mame com mais facilidade.
Assim, esse comportamento pode ser mais frequente em gato filhote do que em adultos. Continue lendo para descobrir as principais causas para esse hábito, além dessa “nostalgia” do pet!
Causas mais comuns que levam o gatinho a morder cobertor
Não existe um motivo único de por que gato morde cobertor, uma vez que ele usa isso para se acalmar, relaxar e também se comunicar com o tutor. No entanto, algumas causas prováveis já foram investigadas:
Desmame precoce
Os filhotinhos que foram retirados da ninhada muito cedo, antes dos dois meses, podem apresentar esse comportamento infantil, o que explica por que gato morde cobertor. Nesse sentido, algumas raças são mais afetadas do que outras.
Causa racial
As raças Siamês e Birmanês são mais propensas a terem esse comportamento. Isso acontece porque esses animais precisam ficar mais do que dois meses com seus irmãos e mãe. O desmame ideal para essas raças é aos três meses.
Estresse
Mudanças na rotina da casa, como a chegada de um novo familiar ou animal na casa, móveis novos, reforma ou a troca de horário de trabalho dos tutores pode deixar o gato estressado.
O estresse pode causar várias alterações no bichano, como problemas urinários, comportamento agressivo ou simplesmente um retorno a um momento seguro para ele. Pronto, temos mais uma explicação de por que gato morde cobertor.
Mudança na rotina
Se o peludo começar a morder cobertor ou ficar amassando pãozinho de repente, procure entender se existe algo que está mudando a sua rotina e causando o estresse. Os gatos que mordem constantemente o cobertor podem estar com níveis de estresse muito elevado, por isso, estão mais propensos a desenvolver doenças, principalmente as urinárias e dermatológicas.
Identificada a causa, procure afastá-la do pet. Caso isso não seja possível, como a chegada de um bebê, o jeito é o bichano se acostumar. Para ajudá-lo com isso, use o feromônio sintético.
Falta do que fazer
Se o gatinho não tem muito que fazer e se ele passa boa parte do dia sozinho, o tédio pode ser a explicação para ele morder o cobertor ou qualquer outra coisa que vê pela frente: papelão, plástico e móveis.
Nesse caso, invista no enriquecimento ambiental. O peludo vai adorar prateleiras altas, petiscos escondidos para ele achar, arranhadores, matinho para comer e brinquedos!
Posse
Uma das formas de o gatinho realizar a marcação de território é deixar marcas olfativas em tudo o que lhe pertence. Ao morder o cobertor ou qualquer outra coisa, ele deixa seu cheiro impregnado no objeto, marcando-o como dele.
Ele gosta bastante desse cobertor
É provável que o gatinho goste bastante desse cobertor, por isso o morde, amassa pãozinho e o carrega para todo lado. É uma forma de ele se sentir seguro, como a criança quando tem uma “naninha”.
Desnutrição
A desnutrição é uma das causas para o que os veterinários chamam de apetite depravado, que é quando o animal começa a comer o que não é comida, como panos, terra, parede e madeira. Ele faz isso para buscar nutrientes que estão faltando em sua dieta.
Se esse for o caso, busque fornecer uma alimentação melhor para o bichano. As rações Super Premium cumprem bem esse papel: elas oferecem todos os nutrientes e seus ingredientes são de excelente qualidade.
Quando se preocupar?
O caso mais preocupante é o citado acima, pois, caso o bichano coma um pedaço grande de algo que não pele, o objeto pode ficar parado no estômago ou em algum lugar do intestino, causando gastrite (quando no estômago) ou obstrução (quando no intestino).
Chamamos esse episódio de ingestão de corpo estranho. No estômago, ele causa tanta inflamação que produz vômitos constantes, mesmo quando o bichano só bebe água. Já quando está no intestino pode causar uma obstrução parcial, provocando diarreia, ou total, provocando tenesmo e vômito. Qualquer que seja o caso, é preciso levar o pet ao veterinário imediatamente.
Um hábito saudável até certo ponto
Resumindo, não é nada ruim para o bichano manter esse comportamento infantil ou mesmo não apresentá-lo na fase adulta. Isso, é claro, desde que ele não acabe engolindo pedaços do cobertor.
Sendo assim, por que gato morde cobertor já não é mais mistério para você! Se o bichano detonou o cobertorzinho, visite a loja da Petz e aproveite para dar uma mantinha nova para ele. Afinal, ele merece!