Por Alexandre Rossi – Dr Pet
Seu cachorro faz xixi no lugar errado? Você já tentou de tudo e ele continua errando muito? Talvez a culpa seja sua!
Com certeza você não faz de propósito, isso acontece porque a maioria dos tutores não sabe exatamente como funciona a cabeça dos cachorros. Mas, calma, estou aqui para ajudar! Nesta coluna, eu vou falar sobre os principais erros que as pessoas cometem e como corrigir isso!
Por que esse comportamento incomoda tanto os tutores
O xixi no lugar errado pode ser uma fonte de frustração para os tutores. Muitas vezes, as pessoas se incomodam mais com xixi errado do que com comportamentos agressivos, por exemplo.
Isso acontece principalmente porque a casa acaba ficando muito suja, com cheiro forte, e há a necessidade de manutenção constante de limpeza. Sem contar que é muito desagradável pisar sem querer num xixi. E de meia, então, nem se fala!
Eu entendo o incômodo e a frustração! Mas pra corrigir isso, é importante prestar atenção nos seus próprios comportamentos.
Os principais erros dos tutores
Aqui estão os principais erros que os tutores frequentemente cometem ao lidar com o xixi no lugar errado:
- Chegar em casa, ver xixi certo e recompensar o cão
- Chegar em casa, ver xixi errado e dar bronca no cão
- Ver o acerto e não recompensar com comida ou com animação o suficient
- Não criar um “banheiro” bacana pro pet
- Forrar tudo com tapete higiênico
Recompensar quando você encontra um xixi certo
A intenção é boa, mas recompensar o cão quando você encontra um xixi certo não é eficaz para reforçar o comportamento. Isso porque a memória dos cães não funciona como a nossa, então eles não conseguem fazer uma conexão entre um comportamento passado (mesmo que há poucos minutos) e uma recompensa presente.
A recompensa funciona melhor quando é dada imediatamente após o ato de urinar no local correto. Isso ajuda o cão a entender que ele está sendo recompensado por fazer xixi naquele lugar específico. Se você não puder recompensá-lo imediatamente, não ofereça nada e siga a vida normalmente.
Dar bronca quando chega em casa e encontra um xixi errado
O princípio é o mesmo da recompensa: os cães não conseguem entender a punição se ela não for aplicada imediatamente após o comportamento indesejado, ou seja, não adianta nada!
E, isso ainda pode gerar um problema ainda maior: se você repreender o cão depois de ver o xixi errado, ele pode não entender por que está sendo punido e, em vez disso, ficar ansioso, inseguro ou com medo quando você chega em casa.
Não recompensar com comida ou com animação suficiente
É comum as pessoas falarem: “eu recompenso meu cão quando ele acerta”. E aí eu pergunto: “mas como você recompensa?” e elas respondem que elogiam com um “muito bem!” ou dão um carinho. E, é aí que está o erro: se você não oferecer uma recompensa que seja significativa para o seu cão, ele pode não sentir a motivação necessária para repetir o comportamento desejado.
A comida é algo que atrai naturalmente os cães. Já foi cientificamente comprovado (inclusive num estudo que eu fiz) que os cachorros aprendem mais o local certo do xixi quando a recompensa é alimentar. Claro que precisa ser um alimento que o seu pet valoriza!
Da mesma forma, um “muito bem” suave pode não empolgar o seu pet o suficiente, assim como um carinho logo depois do xixi não costuma ser valorizado por eles.
Forrar tudo com tapete
Um erro comum que alguns tutores cometem quando estão lidando com o problema de xixi no lugar errado é forrar todo o local que o pet fica com tapetes. Embora isso possa parecer uma solução prática, eu não acho muito bacana.
Eu explico: os cães não gostam de fazer as necessidades muito perto de onde comem e dormem. Então, se os tapetes estiverem colados à caminha e aos potes de água e comida, pode ser que comecem a segurar o xixi e o cocô e correrem pra fazer quando forem liberados desse local delimitado.
Estratégias que realmente funcionam para ensinar o pet a acertar o xixi
- Deixar o pet num cercadinho ou área delimitada, principalmente quando não estiver sob supervisão
- Escolher uma superfície absorvente para as necessidades, como o tapete higiênico
- Deixar a caminha e os potes de água e comida o mais longe possível do tapete higiênico (dentro desse espaço limitado)
- Deixar o cão na guia e levá-lo até o tapete higiênico frequentemente ou quando ele mostrar sinais (como cheirar o chão)
- Recompensar acertos com recompensas alimentares e entusiasmo (mas apenas depois que ele acabar de urinar, senão ele pode interromper o xixi)
- Recompensar exatamente na hora que o pet fizer o xixi certo
- Não dar bronca em caso de xixi errado
Espero que essas dicas sejam úteis e que seu pet comece a acertar o xixi e o cocô no tapetinho. Ótimos treinos!
__________________________________________________________
Alexandre Rossi, conhecido como Dr Pet, é especialista em comportamento animal, zootecnista e médico-veterinário. Junto de seus pets, Estopinha (in memoriam), Barthô e a gatinha Miah, ele é a maior referência no assunto do Brasil, divulgando seu conhecimento em estudos científicos, cursos on-line, programas de TV e redes sociais.