Pular para o conteúdo

Qual a melhor vitamina para queda de pelo cachorro? I Petz

  • por

Escolher a melhor vitamina para queda de pelo do cachorro não é tarefa fácil, devido à grande quantidade de produtos disponíveis no mercado. Não se preocupe, nós vamos ajudar você!

cachorro filhote deitado em cama comendo petisco

A queda de pelos dos cães é um processo fisiológico que acompanha as mudanças climáticas ao longo do ano e também a própria fisiologia do pelo: curto, longo ou com subpelo. Porém, lembre-se: procure o veterinário para ter certeza de qual vitamina é indicada para o peludo.

Como funciona o crescimento e a morte dos pelos

Para escolher a melhor vitamina para queda de pelo cachorro, saiba que o ciclo de vida do pelo envolve três fases distintas: o crescimento, a regressão e o repouso. A primeira fase é a de maior atividade. É quando o pelo desponta na pele e irá crescer até atingir o tamanho programado pela genética dos cães.

Apesar do nome, nessa fase, o pelo não regride de tamanho. A regressão que ocorre é no bulbo piloso, e é nessa fase que o pelo vai chegar ao seu tamanho máximo. Essa fase é mais longa nos cães de pelagem com crescimento contínuo, como o Poodle.

A fase de repouso é como o próprio nome diz: o pelo fica em repouso e será substituído por um novo quando a fase de crescimento recomeçar. Essa fase é mais longa em animais de pelagem comprida, como o Husky Siberiano.

Como é a troca sazonal dos pelos

Existem dois momentos em que a troca dos pelos se dá de forma mais intensa: na entrada do calor e do frio. Isso ocorre para que o animal tenha uma pelagem mais abundante no inverno e menos densa no verão.

Essa queda de pelo no cachorro, no Brasil, ocorre nos meses de abril e setembro. No entanto, em regiões onde as estações do ano não são bem definidas, como na linha do Equador, essa troca pode durar mais tempo.

Nutrientes essenciais para a saúde da pele e dos pelos

Todos sabem que as unhas ficam quebradiças e os cabelos caem em abundância quando não nos alimentamos bem. Às vezes, mesmo comendo da forma correta, ainda precisamos usar suplementos alimentares para ajudar a melhorar esses aspectos.

Com nossos animais ocorre o mesmo. A deficiência de um ou mais nutrientes pode acarretar problemas de pele nos cães. Isso está intimamente ligado ao que o animal come e em qual fase da vida ele está, por isso, a escolha pela melhor vitamina para queda de pelo cachorro depende dessas informações.

Lipídios

Os lipídios ou gorduras são os ingredientes que possuem os famosos ácidos graxos essenciais, como os ômegas 3 e 6. Eles são os responsáveis por fornecer o apoio necessário para as membranas das células que produzem os pelos e estão presentes na vitamina para cachorro.

A deficiência dessas gorduras pode demorar de dois a três meses para ficar aparente. O primeiro sinal é um pelo sem brilho, seco e quebradiço. A pele pode apresentar uma leve descamação, demonstrada por caspas finas.

Aminoácidos

Os aminoácidos são as menores unidades formadoras das proteínas. A manutenção da saúde da pele exige algo em torno de 30% das necessidades diárias da dieta, sendo a proteína tida como um nutriente essencial para a saúde dos pelos.

95% do pelo é constituído de proteína, sendo a cisteína e a metionina as proteínas que estão presentes em maior quantidade. Para a manutenção da coloração dos pelos e a consequente proteção contra os raios UV, a tirosina é um nutriente indispensável.

Cachorro enrolado em toalha após banho

Zinco

O zinco é muito importante em tecidos com alta taxa de regeneração, como a pele. Além disso, participa da resposta imunológica da derme. Os animais com deficiência desse mineral apresentam crostas, descamação e queda de pelo na região da face, principalmente ao redor dos olhos e da boca. Existem raças que são predispostas geneticamente a ter carência desse nutriente, como o Husky Siberiano.

No entanto, o zinco precisa estar na sua versão quelatada na vitamina para queda de pelo cachorro para poder ser absorvida pela pele e exercer sua função no lugar certo. Nesse caso, pode ser usado em outras funções que não as dérmicas.

Vitaminas A, E, D e do complexo B

Essas vitaminas são muito importantes para o metabolismo da pele e dos pelos. Os componentes mais conhecidos são o retinol e o ácido retinoico (vitamina A), além da biotina (vitamina B7).

Todas essas vitaminas estão envolvidas na resposta inflamatória da pele, com a sua correta queratinização. Elas agem contra os radicais livres e no metabolismo dos aminoácidos para a produção das proteínas.

Afinal, qual produto usar para a queda de pelos dos cães?

Você já deve ter entendido que escolher a melhor vitamina para queda de pelo do cachorro envolve alguns fatores, como qualidade da dieta oferecida para o pet, sua idade e época do ano.

Qual a melhor vitamina para cachorro, afinal? A maioria dos produtos para queda de pelos contempla grande parte dos nutrientes que descrevemos acima. Com essas informações, o tutor pode diferenciar um produto de qualidade daquele que não é muito completo.

Sendo assim, procure no rótulo do suplemento se ele contém ao menos zinco quelatado, vitamina A, vitamina E, biotina, ômega 3 e ômega 6. Assim, é possível descobrir qual a melhor vitamina para pelo de cachorro.

Golden Retriever olhando para câmera

Sabia que você encontra a melhor vitamina para queda de pelo cachorro nas lojas da Petz? Se desconfiar que a queda de pelo não é por falta de nutrientes ou sazonal, nós também temos atendimento veterinário. Venha conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *