Estudos conduzidos por Maria Padilha, da Associação de Apoio e Defesa dos Animais em Meio Ambiente (AADAMA), apontam que 71% das mulheres vítimas de violência doméstica e que possuem animais de estimação relataram que seus parceiros ameaçaram, feriram ou mataram os animais da família. Além disso, em 88% dos lares investigados por abuso físico infantil, foi constatado também o abuso de animais.
Conforme as pesquisas de Padilha, 52,5% das mulheres vítimas de abuso reportaram que seus cônjuges haviam ameaçado, ferido ou assassinado seus animais de companhia.
Tais dados reforçam a importância de compreender a Teoria do Elo, que abrange desde casos de abuso físico e sexual de animais até o uso de animais em rinhas e acumulação. A Teoria do Elo ou Teoria do Link aponta para a coexistência de crimes intrafamiliares e sua concorrência com outros tipos de delitos violentos.
Por isso, o Instituto Ampara (organização que, desde 2010, luta pelo bem-estar animal), lança uma campanha em parceria com a Agência Amithiva com o objetivo de conscientizar a população sobre a relação entre a violência doméstica e animal.
O CEO e fundador da Agência Amithiva, Thiago Abreu, fala sobre a proposta: “A campanha é uma importante ferramenta de conscientização que o bem-estar animal vai muito além do que parece. A Teoria do Elo destaca que pessoas violentas contra animais também tendem a ser violentas com outros seres humanos, e vice-versa, evidenciando a gravidade desse elo entre a violência doméstica e os maus-tratos a animais”.
A campanha propõe medidas concretas para enfrentar o problema. Thiago Abreu afirma que “é imprescindível unir esforços para combater a violência em todas as suas formas, seja direcionada a pessoas ou a animais. A campanha busca criar uma rede de proteção mais eficiente, abrangendo tanto as vítimas humanas quanto os animais que muitas vezes sofrem calados em um ciclo de violência que precisa ser quebrado”.
Nesse sentido, a iniciativa visa conscientizar a sociedade, os órgãos governamentais e demais instituições para promover a conscientização e educação sobre essa problemática. A campanha é um passo importante nessa jornada rumo a uma sociedade mais justa e consciente.
O vídeo da campanha está disponível on-line, assista abaixo:
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Famílias socializadoras são peças cruciais para treinamento de cães-guia
Aos 31 anos, morre o cão mais velho do mundo
Mutirão auxilia população vulnerável e seus pets em SP